Buscar

Questões de fixação crimes contra a vida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL II 
 
Aplicada em: 2016 Banca: FCC Órgão: DPE-ES Prova: Defensor Público .No tocante ao crime de homicídio, é correto afirmar que: (0,25)
Parte superior do formulário
inadmissível a continuidade delitiva, por ser a vida um bem personalíssimo. 
possível o reconhecimento da chamada figura privilegiada do delito na decisão de pronúncia. 
a ausência de motivos e a embriaguez completa são incompatíveis com a qualificadora do motivo fútil, consoante entendimento jurisprudencial.
possível a coexistência entre as qualificadoras dos motivos torpe e fútil, segundo entendimento sumulado. 
a chamada figura privilegiada é incompatível com as qualificadoras do emprego de meio cruel e do motivo torpe. 
Aplicada em: 2016 Banca: CESPE Órgão: PC-PE Prova: Agente de Polícia . Acerca dos crimes contra a pessoa, assinale a opção correta. (0,25)
Quando o homicídio for praticado por motivo fútil, haverá causa de diminuição de pena. 
Sempre que um agente mata uma vítima mulher, tem-se um caso de feminicídio. 
O homicídio e o aborto são os únicos tipos penais constantes no capítulo que trata de crimes contra a vida. 
d) O aborto provocado é considerado crime pelo direito brasileiro, não existindo hipóteses de exclusão da ilicitude. 
e) O aborto provocado será permitido quando for praticado para salvar a vida da gestante ou quando se tratar de gravidez decorrente de estupro. 
Aplicada em: 2016 Banca: CESPE Órgão: TJ-AM Prova: Juiz Substituto Júlio foi denunciado em razão de haver disparado tiros de revólver, dentro da própria casa, contra Laura, sua companheira, porque ela escondera a arma, adquirida dois meses atrás. Ele não tinha licença expedida por autoridade competente para possuir tal arma, e a mulher tratou de escondê-la porque viu Júlio discutindo asperamente com um vizinho e temia que ele pudesse usá-la contra esse desafeto. Raivoso, Júlio adentrou a casa, procurou em vão o revólver e, não o achando, ameaçou Laura, constrangendo-a a devolver-lhe a arma. Uma vez na sua posse, ele disparou vários tiros contra Laura, ferindo-a gravemente e também atingindo o filho comum, com nove anos de idade, por erro de pontaria, matando-o instantaneamente. Laura só sobreviveu em razão de pronto e eficaz atendimento médico de urgência. (0,5)
Com referência à situação hipotética descrita no texto anterior, assinale a opção correta de acordo com a jurisprudência do STJ. 
Júlio cometeu homicídio doloso contra Laura e culposo contra o filho, porque não teve intenção de matá-lo. 
Júlio deverá responder por dois homicídios dolosos, sendo um consumado e o outro tentado, e as penas serão aplicadas cumulativamente, por concurso material de crimes, já que houve desígnios distintos nos dois resultados danosos. 
A hipótese configura aberractio ictus, devendo Júlio responder por duplo homicídio doloso, um consumado e outro tentado, com as penas aplicadas em concurso formal de crimes, sem se levar em conta as condições pessoais da vítima atingida acidentalmente. 
O fato configura duplo homicídio doloso, consumado contra o filho, e tentado contra Laura, e, em razão de aquele ter menos de quatorze anos, a pena deverá ser aumentada em um terço. 
Houve, na situação considerada, homicídio privilegiado consumado, considerando que Júlio agiu impelido sob o domínio de violenta emoção depois de ter sido provocado por Laura. 
É sustentável a hipótese de homicídio qualificado-privilegiado ou privilegiado-qualificado? Justifique sua resposta. (0,5)
É possível a responsabilização criminal pela ocorrência de eutanásia, distanásia ou ortonásia? Justifique sua resposta. (0,5) 
“Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo”. (Platão)

Outros materiais