Buscar

JORGE BOAS CTST 2017.1.2 Atitudes Responsaveis

Prévia do material em texto

UEMA- UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
JORGE BOÁS COSTA JUNIOR.
ATIVIDADE DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
SÃO LUIS
2017
Resumo.
O trânsito é composto por veículos, pedestres, sinais, sistemas, vias, mais do que isso é composto por seres humanos. É preciso entender que o trânsito é feito por pessoas, sendo elas de diversas idades, crenças, índoles, cada ser humano presente no trânsito possui sua personalidade, seu modo subjetivo de lidar com as situações, cada um possui seu trabalho, problemas pessoais, história de vida enfim. E é justamente pelo motivo que o trânsito é feito por pessoas que ele se tornou o principal causador de mortes atualmente. É preciso, independente do problema que esteja passando, que haja direção defensiva.
DIREÇÃO DEFENSIVA,
Conceito: é a técnica indispensável para o aperfeiçoamento do motorista que trata de forma correta o uso do veículo na maneira de dirigir, reduzindo a possibilidade de envolvimento nos acidentes de trânsito; ou seja: é uma atitude de segurança e prevenção do acidente.
A direção defensiva é o modo de conduzir o veículo, seja ele um carro, uma moto, um ônibus, um caminhão, uma bicicleta, é sempre preciso conduzi-lo de forma defensiva. Isto nada tem a ver com estar na defensiva, pronto para atacar, mas na verdade significa não precisar estar pronto agir antecipadamente, significa dirigir defendendo a vida, a integridade e a paz no transito. Dessa forma, considera-se direção defensiva o modo de dirigir pautado na prevenção, sempre atento, concentrado, sem distrações, prevendo os possíveis riscos e estar preparado para agir rapidamente. 
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MARANHÃO – UEMA
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO – UEMANET
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO 
DISCIPLINA: Segurança no Trânsito (Atitudes Responsáveis) 
NOME: Jorge Boas Costa Júnior
TURMA: A Polo Paulo VI
DATA: 13.09.2017
Prevenções de trânsito; Dez atitudes no dia-dia do motorista defensivo.
Conhecer as leis de trânsito e obedecer a sinalização – É dever de todo cidadão conhecer e obedecer às leis e sinalização de trânsito. O condutor que pretende dirigir defensivamente requer, primeiramente conhecer o Código de trânsito Brasileiro, pois ele fornece muitas informações de conduta, normas, proibições, além da própria legislação. É necessário conhecer seus direitos e deveres em qualquer situação de trânsito, como condutor ou pedestre, para evitar tomar atitudes que possam causar acidentes ou danos aos usuários da via. Se todos os condutores de todos os tipos de veículos obedecessem e que possuíssem bom senso e conhecimento, o nosso trânsito não seria esse caos que é hoje. Infelizmente milhares de brasileiros morrem no trânsito por não respeitarem as Leis de trânsito colocando em risco a sua própria vida e a dos outros. 
 Usar sempre o cinto de segurança e Capacete – Cinto e Capacete são obrigatórios! Há motivos para que estes itens sejam obrigatórios: eles salvam vidas. Por menor que seja a distância a ser percorrida, a regra é clara: tem que usar cinto, capacete e cadeirinha. Até porque a maior parte dos acidentes costuma acontecer perto de casa, quando as pessoas se sentem mais confiantes e relaxam na segurança.
3. Nada de beber e dirigir – O álcool prejudica os reflexos e a coordenação. Nunca pegue o volante após ingerir bebida alcoólica, por menor que tenha sido a quantidade, porque aumenta muito a chance de envolvimento em acidentes.
4. Motociclista use capacete, calçados e vestuário adequado – Em caso de acidente, eles podem ser a diferença entre um susto ou um ferimento muito grave. Os motociclistas são o segundo tipo de vítima fatal mais frequente no Estado, cerca de três vezes mais que os pedestres, segundo o levantamento do Observatório Paulista de Trânsito.
5. . Preste atenção no trânsito e não no celular – O celular é inimigo dos condutores, pois desvia a atenção e tira a capacidade de reagir rapidamente no trânsito, se necessário. O aparelho só pode ser usado quando o veículo estiver estacionado. Nunca em movimento ou em breves paradas, como em semáforos e pedágios. Enquanto o veículo estiver em deslocamento, o celular pode ser utilizado somente na função GPS e deve ser fixado no para-brisa ou no painel dianteiro. Para mexer na função GPS, no entanto, é preciso estacionar. A mesma regra vale para motocicletas.
6. Use a seta, sem medo – No trânsito, é muito importante ver e se manter sempre visível. Por isso, o condutor deve sempre sinalizar seu deslocamento com antecedência para os demais motoristas e pedestres. A seta deve ser acionada antes de mudar de faixa ou de direção, fazer ultrapassagens, conversões e retornos.
7. Ultrapassagem do jeito certo – Colisões laterais e frontais são comuns e podem causar acidentes com fatalidades e vítimas graves. Ultrapassagens feitas de forma irregular, ou seja, pela direita da faixa ou em locais proibidos para isso são causas comuns desses acidentes. A regra vale para todos: a ultrapassagem de outro veículo em movimento deve ser feita em locais permitidos pela sinalização e sempre pela esquerda, exceto quando o veículo a ser ultrapassado estiver na faixa apropriada e sinalizando o propósito de entrar à esquerda.
8. Respeite o limite de velocidade da via – Adotar uma velocidade adequada ao trânsito evita aborrecimentos e tragédias. Em hipótese alguma ultrapasse o limite máximo indicado na via. Mas nem sempre será possível andar no limite, como quando houver congestionamento, por exemplo. Assim, é fundamental respeitar as características do trânsito e manter sempre a calma. Estresse não contribui no trânsito. Reduza a velocidade também onde, por exemplo, exista maior concentração de pedestres, ciclistas e motociclistas.
9. Se tiver ciclista, guarde a distância de 1,5 metros – Respeitar o espaço de deslocamento entre o veículo e o ciclista é vital. Os veículos maiores devem dar a preferência para os menores. Dados do Observatório Paulista de Trânsito apontam que os ciclistas são o quarto tipo de vítimas fatais ou internadas por acidentes de trânsito no Estado, por isso, reduza a velocidade e reforce a atenção ao se aproximar de um deles na pista.
10. Faixa de pedestres é para o pedestre – Outra infração comum diz respeito ao condutor que para o veículo sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso. Resultado: o pedestre acaba atravessando fora da faixa e corre o risco de atropelamento. Os pedestres continuam sendo o tipo de vítima fatal por acidentes de trânsito mais frequente no Estado, segundo levantamento do Observatório Paulista de Trânsito. Por isso, reduza sempre a velocidade nos locais de travessias e de grande concentração de pedestres, como escolas, hospitais e terminas de ônibus, trens e metrô.
Conclusão
A direção defensiva se relaciona com o trabalho porque, primeiramente, é através do trânsito que os trabalhadores chegam ao seu trabalho, dessa forma o que acontece no percurso contribui com a forma como trabalhador irá desempenhar suas funções, isto é, de forma tranquila ou assustada, estressada, desatenta interferindo na Segurança do trabalho.
Além disso, o trânsito é o ambiente de trabalho de muitas pessoas: os motoristas de ônibus, os moto-taxistas, os entregadores moto-boys, motoristas de caminhão, vendedores ambulantes.
Os motoristas de ônibus transportam milhares de pessoas todos dias, este profissional deve adotar a direção defensiva não somente em proteção à própria vida e ao próprio trabalho, mas também aos demais usuários. Da mesma forma, os motoristas de caminhão que realizam longas viagens devem estar muitos atentos não só com o trânsito e com veículo, mas também respeitar o funcionamento do próprio organismo e não utilizar substancias para manter-se acordados, por exemplo.
E por fim, a direção defensiva deve existir também no ambiente da empresa, onde há veículos e pedestre circulando.Por ser um ambiente fora do trânsito urbano ou rodovias, os condutores, muitas vezes, negligenciam os cuidados ao dirigir maquinas ou veículos. 
Referencias
Site: https://pbs.com.br/2017/05/17/10-atitudes-para-deixar-o-transito-mais-seguro/
Site: http://www.blogsegurancadotrabalho.com.br/2017/02/dds-direcao-defensiva.html
Site: http://www.portalsaofrancisco.com.br/curiosidades/educacao-para-o-transito

Continue navegando