Buscar

AV 2014.1 Orçamento Público-Marilda

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0554_AV_» ORÇAMENTO PÚBLICO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  - MARILDA 
	Professor:
	RICARDO BARBOSA DA SILVEIRA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 5,9        Nota de Partic.: 2        Data: 05/06/2014 20:02:59
	
	 1a Questão (Ref.: 201101246418)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A Proposta Orçamentária contém a formalização de um documento onde fique demonstrada a fixação dos níveis das atividades governamentais, através da formulação dos programas de trabalho das unidades administrativas. Ela é composta de varias etapas. Dentre os diversos conceitos estudados, conceitue promulgação:
		
	
Resposta: É o ato que sucede a decretação ou a sanção como elemento indispensavel ao inicio da exigibilidade das regras e principios contidos na lei que se divulga. E a propria divulgação ou publicação do texto legal de modo solene.
	
Gabarito: É o ato que sucede à decretação ou a sanção como elemento indispensável ao início da exigibilidade das regras e princípios contidos na lei que se divulga. E a própria divulgação ou publicação do texto legal, de modo solene.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101302815)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Como estudamos nas aulas, Richard Musgrave, citando Giacomoni (2000), propôs uma classificação das funções econômicas do Estado, que se tornaram clássicas no gênero, denominadas as "funções fiscais", considerando-as como as próprias "funções do orçamento", principal instrumento de ação estatal na economia. Quais são estas funções? Assinale a alternativa correta.
		
	
	Distributiva, Produtiva, Econômica
	 
	Econômica, Estabilizadora, Distributiva.
	
	Estabilizadora, Econômica, Alocativa.
	 
	Alocativa, Distributiva, Estabilizadora
	
	Produtiva, Alocativa, Distributiva
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101246535)
	Pontos: 1,4  / 1,5
	As classificações orçamentárias são essenciais para: a programação, a execução, o acompanhamento, o controle e a avaliação da atividade financeira do Estado. Diferencie a classificação Institucional da funcional em relação às Despesas:
		
	
Resposta: Institucional: segundo sua natureza e quanto as fontes de recursos, corresponde aos orgaos e respectivas unidades orçamentarias. Funcional: trata de uma classificação independentes dos programas. Suas subfunções também podem ser combinadas com funções diferentes daquelas a que estejam vinvuladas. Despesas: são isntitucional, funcional,programatica e segundo a natureza, a finalidade das classificações por programas e demonstrar as realizações do governo
	
Gabarito: - Classificação Institucional (Corresponde aos Órgãos e suas respectivas Unidades Orçamentárias). - Classificação Funcional (Trata-se de uma classificação independentes dos programas. Suas subfunções também podem ser combinadas com funções diferentes daquelas a que estejam vinculadas. De acordo com a citada portaria, entende-se como:
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101190557)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual órgão será responsável pela verificação do cumprimento dos limites e condições, relativos à realização de operações de crédito de cada Ente da Federação, inclusive das empresas por eles controladas, direta ou indiretamente?
		
	
	Banco Central do Brasil
	 
	Ministério da Fazenda.
	
	Banco do Brasil.
	
	Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
	
	Presidência da República
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101188499)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Faz parte integrante da Lei das Diretrizes Orçamentárias:
		
	
	o montante de despesas correntes para o exercício seguinte.
	
	o montante estimado das despesas de pessoal do Banco Central do Brasil.
	
	o orçamento da seguridade social.
	
	a autorização para contratação de operações de crédito.
	 
	o anexo das metas fiscais.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101190590)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A respeito da LDO, peça extremamente valorizada com a LRF, marque a alternativa incorreta
		
	 
	A LDO da União conterá orientações para a elaboração das propostas orçamentárias, a serem observadas ao longo de todo o mandato do Presidente da República
	
	A LDO vem ensejar aos legisladores o conhecimento da situação global das finanças do Estado, proporcionando-lhes uma antevisão da proposta orçamentária, a ser votada posteriormente.
	
	A LDO poderá dispor, inclusive, sobre alterações na legislação tributária
	
	Os Municípios com mais de 50 mil habitantes já estão obrigados, desde a entrada em vigor da LRF, a apresentar em anexo as suas LDOs, o Anexo de Riscos Fiscais e o Anexo de Metas Fiscais.
	
	O prazo para o encaminhamento da proposta orçamentária ao Poder Legislativo federal está previsto na Constituição, que determinou que o projeto deverá ser remetido em até oito meses e meio, antes do encerramento do exercício.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101190605)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Constituição Federal instituiu o Plano Plurianual - PPA e a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n. 101/2000) ratificou sua obrigatoriedade para todos os entes da federação. De acordo com a Constituição e os últimos planos aprovados para o governo federal, indique a opção incorreta.
		
	
	A Constituição Federal remete à lei complementar a disposição sobre a vigência, os prazos, a elaboração e a organização do PPA e, enquanto não for editada a referida lei, segue-se o disposto no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias
	
	Na estrutura dos últimos planos plurianuais da União, as metas representam as parcelas de resultado que se pretende alcançar no período de vigência do PPA
	
	A regionalização prevista na Constituição Federal considera, na formulação, apresentação, implantação e avaliação do Plano Plurianual, as diferenças e desigualdades existentes no território brasileiro
	 
	Após a Constituição Federal, não há mais a possibilidade da existência de planos e programas nacionais, regionais e setoriais, devendo ser consolidado em um único instrumento de planejamento que é o PPA.
	
	Toda ação finalística do Governo Federal deverá ser estruturada em Programas orientados para a consecução dos objetivos estratégicos definidos para o período do Plano Plurianual.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101246528)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Para termos visão perfeita das etapas de elaboração do orçamento devemos conhecer de modo preciso a organização governamental e os princípios constitucionais reguladores da vida do Estado. Em relação as principais etapas da elaboração dos instrumentos orçamentários, o Preparo das normas e instruções e Encaminhamento às unidades operacionais pertencem a etapa:
		
	
	preliminar
	
	intermediaria
	 
	inicial
	 
	final
	
	consolidada
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101246971)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Podemos definir a execução orçamentária como sendo um conjunto de procedimentos adotados pela administração governamental para que sejam alcançadas as metas estabelecidas, uma vez que é nesse estágio do ciclo orçamentário que se realiza efetivamente a atividade financeira do estado. Os créditos concedidos quando durante a execução do orçamento houver necessidade de retificá-lo quer por insuficiência de recursos ou para atender a situações não previstas quando da sua elaboração (art. 40 da lei 4.320/64) são denominados:
		
	
	ordinarios
	 
	adicionais
	 
	orçamentarios
	
	derivados
	
	diretos
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101300339)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Toda pessoa física que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre bens e valores públicos da União e das Entidades da Administração Indireta terá de justificar seu bom e regular emprego na conformidade das leis, regulamentos e normas emanadas das Autoridades Administrativas competentes, o que é realizado através do procedimento conhecidocomo levantamento de contas, que pode ser efetuado por duas modalidades:
		
	
	auditoria interna e auditoria externa;
	 
	prestação de contas e tomada de contas;
	
	prestação de contas anual e prestação de contas mensal,
	
	auditoria de contas e auditoria de gestão.
	
	prestação de contas regular e prestação de contas especial;

Continue navegando