Buscar

AVALIAÇÃO HOMEOSTASE COMENTADA - FMU (1º SEMESTRE).

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO REGIMENTAL DE HOMEOSTASE COMENTADA
As mulheres apresentam duas estruturas ovoides com aproximadamente três centímetros de comprimento que são denominadas ovários. Essas estruturas, além de serem responsáveis por dar origem aos óvulos, produzem os hormônios:
Insulina e glucagon. Errada: Ambos os hormônios são produzidos no pâncreas.
Glucagon e testosterona. Errada: O glucagon é produzido no pâncreas e a testosterona pelas gônadas masculinas.
Estrógenos e progesterona. Correta: Ambos os hormônios são produzidos nas gônadas femininas, ou seja, nos ovários.
Ocitocina e calcitonina. Errada: Ocitocina é produzida na glândula hipotálamo e calcitonina é produzida na glândula tireoide. 
Antidiurético e estrógenos. Errada: O hormônio ADH (antidiurético) é produzido na glândula hipotálamo.
O sistema genital masculino é formado por órgãos que atuam na reprodução. É nesse sistema que os gametas masculinos, chamados de espermatozoides, são produzidos. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o nome correto do local onde são produzidos os espermatozoides.
Escroto. Errada: É uma bolsa com função de sustentação dos testículos, proteção e manutenção da temperatura das gônadas masculinas.
Epidídimo. Errada: Responsável pelo armazenamento de espermatozoides.
Testículo. Correta: Responsável pela produção de espermatozoides a partir dos túbulos seminíferos.
Pênis. Errada: Canal condutor responsável por conduzir e expelir o esperma durante a ejaculação.
Próstata. Errada: Glândula responsável pela produção de líquidos nutritivos que auxiliam o processo de reprodução.
Os hormônios são substâncias importantes para o funcionamento do organismo e são responsáveis pelo equilíbrio do corpo. Essas substâncias são produzidas:
Em glândulas exócrinas. Errada: São glândulas que secretam substâncias para órgãos ocos ou cavidades através de ductos.
No sistema nervoso central. Errada: SNC não possui função de sintetizar (produzir) hormônios, sendo essa função exclusiva do Sistema Endócrino.
No sistema nervoso periférico. Errada: SNP não possui função de sintetizar (produzir) hormônios, sendo essa função exclusiva do Sistema Endócrino.
Em glândulas endócrinas. Correta: Glândulas do Sistema Endócrino responsáveis pela produção, armazenamento e secreção de hormônios diretamente na corrente sanguínea.
Na corrente sanguínea. Errada: A corrente sanguínea é apenas condutora dos hormônios produzidos pelas glândulas endócrinas.
Sobre os hormônios, marque a alternativa incorreta:
Os hormônios são substâncias produzidas em glândulas endócrinas. Correta: Hormônios são produzidos em glândulas endócrinas e secretados diretamente na corrente sanguínea.
Os hormônios são lançados na corrente sanguínea e atuam em diferentes órgãos, não havendo especificidade. Incorreta: Hormônios atuam em diferentes órgãos como mensageiros químicos e possuem células alvo como destino, os diferentes tipos de hormônios atuam em órgãos específicos para desencadear um estímulo desejado. 
Os hormônios são liberados pela ação de mecanismos de feedback. Correta: Os hormônios são mensageiros químicos responsáveis por provocar a resposta a um estímulo gerado em um sistema. Essa resposta pode ser de regulação (feedback negativo) ou de amplificação (feedback positivo).
O feedback negativo é o meio mais comum de controlar as atividades do sistema endócrino. Correta: O feedback negativo é um mecanismo de regulação do organismo, que tem como objetivo manter o corpo em homeostasia.
Alguns hormônios não caem na corrente sanguínea e chegam ao seu destino por meio da difusão. Correta: São hormônios secretados por glândulas exócrinas, que conduzem esses hormônios a partir de ductos para órgãos e cavidades, sendo assim, esses hormônios não caem na corrente sanguínea.
A glândula hipófise, também conhecida como glândula pituitária, é composta por duas porções: adeno-hipófise e neuro-hipófise. A neuro-hipófise armazena e libera dois hormônios:
Hormônio antidiurético e folículo estimulante. Errada: O hormônio folículo estimulante é produzido e armazenado na adeno-hipófise.
Prolactina e ocitocina. Errada: A prolactina é produzida e armazenada na adeno-hipófise.
Hormônio luteinizante e antidiurético. Errada: O hormônio luteinizante é produzido e armazenado na adeno-hipófise.
Hormônio antidiurético e ocitocina. Correta: Ambos os hormônios são produzidos no hipotálamo e armazenado e liberados pela neuro-hipófise.
Hormônio do crescimento e prolactina. Errada: Ambos os hormônios são produzidos e armazenados na adeno-hipófise.
Após a digestão das proteínas no sistema digestivo humano, os aminoácidos passam para a corrente sanguínea. É CORRETO afirmar que, no organismo, a absorção de aminoácidos ocorre no:
Estômago. Errada: No estômago não ocorre absorção, apenas digestão.
Fígado. Errada: O fígado é responsável por metabolizar e armazenar alguns nutrientes. Também tem funções glandulares (endócrinas e exócrinas).
Intestino delgado. Correta: O intestino delgado é responsável pela absorção dos nutrientes após a digestão, incluindo a absorção de aminoácidos.
Intestino grosso. Errada: O intestino grosso é responsável pela absorção de água e minerais.
Uma pessoa fez a refeição da qual constavam as substâncias I, II e III. Durante a digestão ocorreram os seguintes processos: na boca iniciou-se a digestão de II; no estômago iniciou-se a digestão de I e a de II foi interrompida; no duodeno ocorreu a digestão das três substâncias. Com base nesses dados, é possível afirmar corretamente que I, II e III são respectivamente:
Carboidrato, proteína e lipídio. Errada: Carboidrato não pode ser I, pois a digestão de carboidrato não ocorre no estômago, a proteína não pode ser a II, pois a digestão de proteínas inicia-se no estômago e não na boca.
Proteína, carboidrato e lipídio. Correta: A proteína é o I, pois sua digestão inicia-se no estômago. O carboidrato é o II pois sua digestão inicia-se na boca, é interrompida no estômago e retomada no duodeno. Lipídio é o III, pois sua digestão ocorre no duodeno pela lipase.
Lipídio, carboidrato e proteína. Errada: Lipídio não pode ser o I, pois sua digestão ocorre no intestino delgado e não no estômago. E a proteína não pode ser o III pois sua digestão inicia-se no estômago e não no duodeno.
Carboidrato, lipídio e proteína. Errada: Carboidrato não pode ser I, pois a digestão de carboidrato não ocorre no estômago. Lipídio não pode ser o II, pois sua digestão ocorre exclusivamente no duodeno, não se iniciando na boca. E a proteína não pode ser o III pois sua digestão inicia-se no estômago e não no duodeno.
Proteína, lipídio e carboidrato. Errada: Lipídio não pode ser o II, pois sua digestão ocorre exclusivamente no duodeno, não se iniciando na boca. Carboidrato não pode ser o III, pois sua digestão inicia-se na boca e não ocorre exclusivamente no duodeno.
A respeito dos neurotransmissores, marque a alternativa correta:
Os neurotransmissores são substâncias químicas que atuam na transmissão do impulso nervoso. Correta: Os neurotransmissores são substâncias que atuam na sinapse química transmitindo o impulso nervoso para neurônios vizinhos em uma rede neuronal.
Os neurotransmissores estão relacionados com a transmissão do impulso nervoso, sendo encontrados por toda a extensão do axônio, permanecendo no interior da célula. Errada: Os neurotransmissores encontram-se na extensão do axônio somente durante o impulso nervoso e é expelido da célula para ligar-se aos receptores do neurônio pós-sináptico, ou seja, não permanece no interior da célula.
Os neurotransmissores irão se ligar na membrana da célula vizinha, chamada de membrana pré-sináptica. Errada: O neurônio vizinho onde se ligará o neurotransmissor é chamado de pós-sináptico. 
Os neurotransmissores são encontrados livremente no meio extracelular, estando disponíveis para utilização pelos neurônios a qualquer momento. Errada: Os neurotransmissores são produzidos no corpo celular do neurônio e não são encontrados livrementeno meio extracelular. Sua produção e liberação é de acordo com a necessidade do sistema nervoso.
Durante a alimentação, sempre nos preocupamos com o sabor de determinado alimento. Se não gostamos do gosto, provavelmente não o ingerimos. Para sentir o gosto dos alimentos, contamos com células sensoriais localizadas na boca que estão agrupadas em pequenas elevações chamadas de:
Botões receptores. Errada: Nome desconhecido no sistema sensitivo.
Corpúsculos do sabor. Errada: Nome desconhecido no sistema sensitivo.
Botões gustativos. Correta: São responsáveis pela percepção do sabor dos alimentos, ou seja, atuam na gustação, dando o sentido do gosto respondendo a tipos específicos de sabor.
Quimiorreceptores epiteliais. Errada: Nome desconhecido no sistema sensitivo.
Corpúsculos linguais. Errada: Ou papilas linguais, são responsáveis pelo reconhecimento do gosto dos alimentos. Ex.: doce, salgado, azedo e amargo.
Qual cirurgia comprometeria mais a função do sistema digestório e por quê: a remoção dos vinte e cinco centímetros iniciais do intestino delgado (duodeno) ou a remoção de igual porção do início do intestino grosso?
A remoção do duodeno serial mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da digestão intestinal. Correta: No duodeno ocorre grande parte da digestão do quimo, que após a digestão é absorvido e fornece nutrientes ao organismo.
A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver. Errada: No duodeno não ocorre absorção de água.
A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da absorção dos produtos do processo digestório. Errada: No intestino grosso não ocorre absorção dos produtos do processo digestório.
A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nela ocorre a maior parte da absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver. Errada: A absorção de água realizada no intestino grosso é o que define a consistência do bolo fecal. Mas a absorção de água também ocorre durante seu trajeto no organismo e não somente no intestino grosso.
As duas remoções seriam igualmente drásticas, pois tanto no duodeno quanto no intestino grosso ocorrem digestão e absorção de nutrientes e água. Errada: Cada parte do intestino é responsável por uma função e não os dois realizam a digestão e absorção de água e nutrientes, sendo a digestão e absorção de nutrientes (e pequenas porções de água) função do duodeno e somente absorção de água e sais minerais pelo intestino grosso.
Em um exame médico de rotina, um jovem descobre que sua pressão arterial é igual a 12/8 e que sua frequência de batimentos cardíacos é de 70 batimentos/minuto. Qual o significado fisiológico do valor 12/8 obtido para a pressão arterial?
	Resposta: O significado fisiológico da pressão 12/8 é: 12 a pressão sistólica (conhecida como pressão máxima), caracterizada como a pressão exercida sobre a artéria aorta no momento em que o ventrículo esquerdo contrai e bombeia sangue do coração ao corpo. O indicador 8 é a pressão diastólica (ou pressão mínima), caracterizada pelo momento onde há o enchimento do ventrículo esquerdo, ou seja, quando há o relaxamento deste ventrículo.
Observe o esquema do nefro do rim humano. O processo de formação da urina se passa em duas fases: filtração e reabsorção. Em que partes do nefro ocorrem essas fases?
	Resposta: A filtração ocorre no corpúsculo renal (glomérulo e cápsula de Bowman) e a reabsorção ocorre no túbulo contorcido proximal.
Observe o esquema do nefro do rim humano. Por que na urina normal não aparecem proteínas?
	Resposta: Durante o processo de filtração, o sangue filtrado do glomérulo para a cápsula de Bowman, passa por proteínas de membrana responsáveis por esse transporte. Essas proteínas de membrana são configuradas para não passar proteínas, sendo de tamanho pequeno. Essa medida impede a passagem de proteínas do sangue durante a filtração.
Explique a circulação venosa e arterial.
	Resposta: As artérias são vasos do sistema circulatório, que saem do coração e transportam o sangue para as outras partes do corpo. A parede da artéria é espessa, formada de tecido muscular e elástico, que suporta a pressão do sangue. O sangue venoso, rico em gás carbônico, é bombeado do coração para os pulmões através das artérias pulmonares. Enquanto o sangue arterial, rico em gás oxigênio, é bombeado do coração para os tecidos do corpo através da artéria aorta. As veias são vasos do sistema circulatório, que transportam o sangue de volta dos tecidos do corpo para o coração. Suas paredes são mais finas que as artérias. A maior parte das veias transporta o sangue venoso, ou seja, rico em gás carbônico. Contudo, as veias pulmonares transportam o sangue arterial, oxigenado, dos pulmões para o coração.

Continue navegando

Outros materiais