Buscar

Fudamentos de Direito Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fudamentos de Direito Empresarial
Aula 1
O Direito pode ser definido como aquilo que é mais adequado para o indivíduo que, vivendo em sociedade, tal direito deve compreender fundamentalmente o interesse da coletividade. Abrange desde as microempresas e multinacionais.
Ética: comportamento moral do homem em sociedade. Parte de uma série de praticas morais, busca determinar a essência da moral 
Moral: Fato histórico mutável e dinamico, acompanha os fatos de mudanças políticas, econômicas e sociais e onde a existência de princípios absolutos se torna impossível.
Direito Empresarial: O Direito Empresarial desdobra-se num dos ramos do Direito Privado e se estrutura por meio de um conjunto de normas, cujo objetivo é harmonia nas relações empresariais. A teoria de empresa foi inserida no sistema jurídico através do código civil de 2002. Lei 10406
Princípios do direito: Considerado como normas abstratas.
Classificações: Diretas ou imediatas: lei e constumes
Indiretas e mediatas: analogia e os principios gerais do direito 
Auxiliares de interpretação do direito: doutrina, jurisprudência e a equidade.
Hermeneutica juridica: determina o estudo e alcance das expressoes do direito 
Hierarquia das leis: 
Constitucionais Federais
Ordinárias Federais
Constitucionais estaduais
Ordinárias estaduais 
Municipais
Conceito de Empresário
Direito Público: Organização do estado, normar de ordem pública.
Divisão: constitucional, administrativo, econômico, financeiro, tributário, seguridade social, direito processual.
Direito privado: pode-se abrir mão de seus direitos, cumprido em LEAD, normas que diz respeito aos interesses dos cidadãos
Atividade Empresarial (Artigo 966 do código civil) “considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.’’
Direito subjetivo: Normas e leis que vão regular os membros dentro de uma sociedade, facultativo
Direito Obejtivo: Da o equilibrio e limites dos membros dentro de uma sociedade, se caracteriza por ser um dado cultural.
Teoria de Kant: O conjunto de condições, segundo as quais, o arbítrio de cada um pode coexistir com o arbítrio dos outros de acordo com uma lei geral de liberdade.
Aula de Revisão
Quando um juiz não encontra uma norma ele pode utilizar da analogia e equidade na falta de uma norma especifica 
Atividade empresarial: toda atividade economica ou organizada para produção.
COOPERATIVAS NÃO PODEM GERAR LUCRATIVIDADE . ( não se enquadra em atividades economicas). Elas possuem apoio do governo financeiro.
Cooperativa não tem falencia, possui liquidação.
Conceito de empresário: atividade ecomonica (gera lucros e remunera investimentos) .
Sociedade Limitada e Sociedade anonima: A Sociedade Limitada é considerada uma das sociedades mais usuais no Direito Brasileiro, já que a responsabilidade dos sócios está restrita ao valor de suas quotas, estabelecendo nítida separação entre o patrimônio pessoal dos sócios, que não podem ser atingidos pelas obrigações. Seu capital social é a contribuição inicial dos sócios para a formação da sociedade.
Direitos de uma sociedade limitada: Participar do resultado social, contribuir para as deliberações sociais, fiscalizar a adm , retirar-se da sociedade
Deveres: Integralização do capital social, lealdade, sigilo e informação.
A Administração da Sociedade Limitada compete aos sócios determinados pelo contrato social ou a terceiros estranhos à sociedade. Assim, o administrador da sociedade limitada poderá ser sócio ou não, nomeado em contrato ou ato separado.
As deliberações dos sócios serão computadas conforme a participação destes na sociedade, podendo ser realizadas em assembléia ou reunião de sócios.
Sociedade Anonima: É regida pela Lei 6.404/76, usualmente utilizada para constituição de sociedade que necessita de grandes investimentos. Por disposição legal, será sempre mercantil, independentemente de seu objeto social. Seu Capital Social divide-se em ações, as quais representam valores mobiliários, que limitam a responsabilidade do acionista. 
O limite desta é o preço de emissão.
Subsidiaria: não se pode buscar o patrimonio do socio antes de exauiri o patrimonio por completo fechar por completo o patrimonio .
Anonima Limitada: só pode se pensar em responsabilizar nas açoes que ele investiu. Não pode pegar o patrimonio pessoal. Feita por contrato social ou aditivo
Sociedades por ações: diretores podem responder pelas obrigações.
Sociedade anonima se faz de capital. Feita por estatuto social. Açoes entre acionistas e a CIA. Não há obrigaçoes entre os acionistas.
Limitada se preocupa mais com seus sócios, quem são os acionistas
Classificação: Aberta e fechada.
O mercado de capitais das sociedades anonimas são classificados em: Primario, Secundário, Balcão, Bolsa de Valores. Pode ser constituida por escritura pública ou particular.
Sociedade anonima: não se encontra atribuído a um nome em específico, mas está dividido em ações que podem ser transacionadas livremente, sem necessidade de escritura pública ou outro ato notarial Por ser uma sociedade de capital, prevê a obtenção de lucros a serem distribuídos aos acionistas.
Ação nominativa: é uma ação cujo certificado é nominal ao seu proprietário. 
O certificado, entretanto, não caracteriza a posse, que só é definida depois do lançamento no livro de Registro das Ações Nominativas da empresa emitente.
Ação escritural: É uma ação que circula nos mercados de capitais sem a emissão de certificados ou cautelas. São escrituradas por um banco que atua como depositário das ações da empresa e que processa os pagamentos e transferências por meio da emissão de extratos bancários. Não existe, portanto, movimentação física de ações.

Outros materiais