Buscar

É a válvula de bloqueio que até pouco tempo representava a minoria das válvulas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Válvula Esfera
É a válvula de bloqueio que até pouco tempo representava a minoria das válvulas instaladas, mas que à partir do final da década de 80 passou a ganhar o espaço perdido pelas válvulas de gaveta, por serem mais eficientes e de menor custo. Sua principal característica é a mínima perda de carga para os modelos de passagem plena e a baixa perda de carga para os outros modelos devido à pequena obstrução do fluxo quando totalmente abertas. Podemos dizer que a válvula de esfera representa uma evolução da válvula de macho. 
As Válvulas de esfera são ideais para controlar a abertura e fechamento de tubulações com agilidade e rapidez. Essas válvulas possuem um formato esférico e vazado que proporcionam uma abertura e fechamento mais ágil em relação a outros tipos de válvulas. Fabricadas em aço inox resistente a corrosões, altas temperaturas e de longa duração, as Válvulas de esfera trabalham com eficiência mesmo sob alta pressão com uma perda mínima de cargas.
Aplicações
São empregadas como válvulas de bloqueio em serviços de água, óleo ou gás para fluidos sem sólidos em suspensão. São usadas principalmente em linhas de ar comprimido, ácidos e álcalis.
Seu obturador do tipo esfera e geralmente é fabricado em aço inoxidável seu corpo pode ser produzido a partir de materiais como bronze ou PVC. Ela é ideal para fluidos químicos corrosivos, pastosos, viscosos fibrosos e essa válvula é aplicada em indústrias de papel e celulose, química, petroquímica, óleo e gás, saneamento, tratamento de água, fertilizantes, geração de energia, automobilística, irrigação. Muitas vezes o alto custo de uma válvula esfera não permite sua aplicação em processos mais simples nos quais o fluido a ser manipulado possui baixa viscosidade, é limpo, não corrosivo, atóxico e opera dentro de pressões e em temperaturas baixas, o investimento em uma válvula do tipo esfera é paga quando é aplicada em fluidos com características normais como pastas, vapores, fibras, lamas, gases corrosivos, agressivos em situações de processo brandas, o curso de seu investimento leva bastante tempo para ser pago.
Vantagens
Entre as principais vantagens no emprego das válvulas de esfera, podemos enumerar a passagem livre quando totalmente abertas, a estanqueidade perfeita, uma razoável diversidade de diâmetros, a variedade dos meios de ligação, o fato do fluido não entrar em contato com os internos, indicadas para operações freqüentes, abertura e fechamento rápido, ampla gama de pressões, o baixo custo para os modelos com esferas micro-fundidas além de permitir o fluxo nos dois sentidos.

Continue navegando