Buscar

Lista de exercícios Microbiologia e Imunologia Unifal - Imunidade Inata

Prévia do material em texto

LISTA DE EXERCÍCIO - REVISÃO – ODONTOLOGIA
Nome: Ingrid Moreira Filgueiras
Matricula: 2016.2.01.041
Conceitue Imunidade Inata.
É o sistema de imunidade que já nasce com o indivíduo sem haver a necessidade de introdução de substâncias externas ao organismo.
A imunidade inata está sempre presente nos indivíduos saudáveis, preparada para bloquear a entrada de microorganismos e eliminar de forma rápida aqueles que conseguem adentrar nos tecidos do hospedeiro. Não é especifica, a resposta é imediata(células fagocitárias), não resulta em memoria celular, é mediada por granulocitos e mastócitos.
	
Citar os principais elementos que compõem cada um dos seguintes itens: barreiras naturais, tipos celulares e fatores solúveis.
Barreiras naturais: movimento mucociliar da traquéia, que elimina bactérias do trato respiratório; o pH ácido do estômago que destrói bactérias que penetram pelo trato digestivo; e na saliva e secreções prostáticas existem substâncias com atividade antimicrobiana.
Tipos celulares: Linfócito B, Linfócito T, Fagócitos, Neutrófilos, Eosinófilos, Basófilos e Mastocitos.
Fatores solúveis: Citocinas: são pequenas proteínas que induzem respostas através da ligação a seus receptores. As citocinas são produzidas por neutrófilos, macrófagos, células NK, células endoteliais, células epiteliais, mastócitos, basófilos, eosinófilos.
Quimiocinas: são pequenas proteínas que atraem células próximas (quimiotaxia), possui sequencia de aminoácidos semelhantes, todos os seus receptores possuem sete α-hélices trans membranicas e são acopladas a proteína G. Algumas funcionam como estimuladoras do desenvolvimento de linfócitos e outras são angiogênicas. Agem em diferentes grupos de receptores.
Explicar como se da o reconhecimento de Ag pelas células da imunidade inata (fagócitos e NK) e pelas células da imunidade adaptativa (LTa, LTc e LB).
Fagócitos mononucleares destroem o patógeno, secreção de citocinas e quimiocinas pró-inflamatórias.
Células Natural Killers lisam as células infectadas e ativam macrófagos.
Imunidade inata: As células NK destroem as células infectadas por vírus e bactérias e células tumorais, os macrófagos fazem a fagocitose e apresentação do antígeno. Não resulta em memoria celular. A célula NK é capaz de identificar a célula cancerosa, pois esta possui deficiência nas proteínas de superfície, a célula nk gruda na célula cancerosa e começa a destruí-la.
Imunidade adaptativa:Linfócitos b são capazes de produzir anticorpos, sendo responsável pela imunidade humoral, expressam anticorpos nas suas membranas servindo como receptores para reconhecer os antígenos, iniciando o processo de atividade da célula.Os linfócitos T auxiliares (compostos por células TCD4+) ajudam os linfócitos a produzir anticorpos e as células fagocitárias a ingerir os microrganismos. Os linfócitos T citotóxicos (TCD8-) destroem as células infectadas por microrganismos extracelulares. Esses linfócitos se diferenciam e células efetoras que irão eliminar os antígenos. Os Lb reconhecem os antígenos e se diferenciam em células secretoras de antígenos, os LTa reconhecem os antígenos na superfície das células que apresentam antígenos e secretam citocinas, que irá estimular mecanismos de imunidade e inflamação. Os LTc reconhece os antígenos em células infectadas e as matam.
Explicar mecanismos como antígenos/patógenos extra e intracelulares podem ser eliminados usando os efetores das imunidades inata e adaptativa.
O principal mecanismo da imunidade inata utilizada para eliminar patógenos é a fagocitose (macrófagos, neutrófilos, e dendritica), estas reconhecem os padrões moleculares associados a patógenos (PAMPs).
O sistema complemento pode atuar como mecanismo da imunidade inata na resposta contra bactérias extracelulares, é ativado através da via alternativa por bactérias gram+ e gram-.
Em relação as respostas imunes adaptativas, a imunidade humoral é o principal mecanismo para eliminar patógenos extracelulares. Os agentes infecciosos ativam linfócitos e desta forma há a produção de anticorpos específicos.
Bactérias resistentes a degradação no interior dos fagócitos, ativam citocinas (IL-12) que irá ativar as células NK, que aumentam a capacidade microbicida dos fagócitos.
Em que local do organismo ocorre o encontro dos linfócitos com os antígenos? Exemplifique. 
Células dendríticas foliculares. Nos órgãos linfóides secundários há o econtro do Ag com os Linfócitos. Ex: Linfonodo, baço e TLAM.
Quais órgãos são constituintes do Sistema imunológico? Como eles são classificados?
Órgãos linfoides primários e secundários
Linfócito T – imunidade célula (LT auxiliar, LT citotóxico, LT regulador)
Linfócito B – imunidade humoral
Plasmócito- produzem anticorpos
Célula de memoria
Células NK- 
Mastócito – liberam histamina
Basófilo- liberam histamina
Eosinófilo – opsonização, processo onde microrganismos são recobertos por anticorpos.
Neutrófilo – fagocitose e ativação de morte bacteriana
Célula dendridica – capturam microrganismos e os apresentam para o sistema imune
Macrófago – faz fagocitose, atraem outras células para o local que esteja ocorrendo inflamação, regula o funcionamento das células envolvidas na resposta imune.
Quais são as subpopulações de linfócitos TCD4+ e quais citocinas são secretadas por cada um deles? Como essas citocinas atuam?
TH1 - (INF-γ), IL-2 – citocinas relacionadas com a defesa mediada por fagocitose contra os agentes infectantes
TH2 -IL-4, IL-5, IL-10 e IL-13 – citocinas relacionadas a produção de anticorpos IgE e reações imunes. 
O INF-y produzido pelas TH1 inibe as TH2 e a IL-10 produzida pelas TH1 inibe as TH1
O que são determinantes antigênicos?
Epítopos: são determinantes antigênicos. Porção do antígeno que é reconhecida pelos anticorpos e pelos receptores de linfócitos T. Regiões do antígeno que induzem a reposta imune.
Esquematize a molécula de um anticorpo IgG indicando todos os seus constituintes. Qual é a região de reconhecimento de epítopos? Qual é a região efetora?
As IG possuem 4 cadeias de aminoácidos: 2 livre e 2 pesadas.
FAB: fração que se liga ao AG. Porção variável ou seja região efetora. Cada tipo de IG possui uma. Cada IG possui 2 FAB e pode ligar 2 AG da cada vez (Ag iguais)
FC: Fração cristalizável constante em IG, porção fixa ou seja região de reconhecimento de epitopos, é essa parte da IG que se liga ao sistema complemento para destruir o AG. Se não se ligarem ao complemento se ligam a outras células.
V= região variável
C= região constante
H= cadeia pesada
VH+ VL = ligação com o antígeno.
Ch1+ CL = liga cadeia leve a cadeia pesada
Ch2 – ativa o sistema complemento
Ch3 – liga membrana de célula
Ch4 – anticorpo contra anticorpo.
Quais são as subclasses de imunoglobulinas? Qual é a função de cada uma delas?
IgA: existe na saliva, é o mais abundante do corpo, também presente na mucosa.
IgG: intensifica a fagocitose, neutraliza toxinas e vírus, protege o feto e o recém nascido.
IgM: É o que mais possui sítios de ligação. É efetivo contra microrganismos e Ag aglutinante, primeiros a serem reproduzidos na resposta inflamatória. 
IgE: Responsáveis pelos processos alérgicos, liberação de histamina. Se liga os mastócitos basófilos.
Explique as respostas imunes primária e secundária.
A resposta imune primária se desenvolve quando o indivíduo entra em contato com o antígeno pela primeira vez, havendo a produção de anticorpos e desenvolvendo células B de memória. Quando o indivíduo entra em contato pela segundo vez, a produção de anticorpos será muito mais rápida e eficiente, pois as células B de memória vão reconhecer o antígeno e produzir anticorpos, dando origem a resposta imune secundária.
OBS: Todas as questões devem ser feitas da forma mais completa possível, utilizando tanto o material da apostila, mas principalmente o livro de imunologia.O exercício deve ser realizado individualmente e entregue no dia 19/12.

Continue navegando