Buscar

FICHAMENTO Samarco O papel da empresa no empoderamento das pessoas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Fichamento de Estudo de Caso
Paulo Henrique Gomes de Oliveira
Disciplina: COMUNICAÇÃO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL, Tutor: Prof. NILTON MARLÚCIO DE ARRUDA
Sales Oliveira 
2017
�
Estudo de Caso : “Samarco: O papel da empresa no empoderamento das pessoas.”
REFERÊNCIA: FISCHER. Rosa Maria, Supervisora da Elaboração do caso em estudo de caso disponível na Biblioteca da universidade Estácio de Sá.
O estudo nos apresenta as atividades da mineradora Samarco, relatando um planejamento estratégico corporativo no ano de 2004. O estudo se inicia com a apresentação de uma proposta socioambiental apresentada por Sérgio Dias (Gerente de Meio Ambiente). Sérgio é direto com sua afirmativa citando que “a responsabilidade social é um de nossos bens mais preciosos”, item de extrema importância por fazer parte da missão da empresa. Algo que é executado de acordo com o estudo de caso e também citado na comunicação e estratégia empresarial é a “pregação” da missão da empresa a seus colaboradores, o que é de extrema importância para que todos tenham olhares na mesma direção. 
Ao se tratar do papel da empresa no empoderamento das pessoas, podemos avaliar a Samarco como um grande exemplo na maior parte dos períodos citados no estudo de caso, a mesma possuía vários projetos e iniciativas com grandes resultados, como: Projeto Salvamar e Programa Bento Rodrigues (desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental).
Projeto Salvamar, “foi um projeto com objetivo claro e específico: promover a recuperação da diversidade de peixes e da qualidade da água por meio da reciclagem e reutilização do óleo queimado pelos motores de barcos pesqueiros. Veja, essa é uma iniciativa da Samarco considerada modelar, pois atingiu seus objetivos sem implicar em envolvimento mais profundo da empresa com as comunidades.”. O projeto obteve grande sucesso por conscientizar a comunidade e não envolver tão diretamente a empresa na execução, mas sim no investimento e acompanhamento de resultados. A Samarco criou um sistema de Gestão Ambiental, o qual foi elaborado a partir da capacitação de um grupo de funcionários de Ubu, um dos funcionários que residia em uma vila de pescadores identificou a oportunidade de usar seu conhecimento adquirido para evitar o derrame de óleo ao mar juntamente aos pescadores locais, que já descartavam óleos usados pelos seus motores no mar. A idéia foi utilizar as instalações locais da Samarco para a reciclagem do óleo que anteriormente era descartado no mar e que o mesmo fosse revendido aos pescadores com o custo do processo, o que se refere a um valor quatro vezes menor ao que era pago pelos mesmos anteriormente. Além disso o projeto conscientizava aos pescadores da importância de seus feitos com o projeto e ressaltava seus resultados que refletiam diretamente na preservação do ecossistema. A partir daí eram exibidos mensalmente a eles os resultados através de um painel instalado nos coletores com informações de crescimento e comparativos a meses anteriores, podendo assim amplificar o conhecimento dos resultados e a diferença que faziam com o projeto.
Programa Bento Rodrigues, “”buscava o engajamento efetivo dos moradores. A experiência que vivemos lá aponta para a necessidade de redefinirmos nossas práticas de atuação social. O aprendizado obtido ali indica que a atuação social da Samarco nos municípios por onde passam o minero duto e a faixa de servidão deve buscar resultados mais satisfatórios no relacionamento com os moradores.”. O programa era voltado para a educação popular ambiental e desenvolvimento local sustentável em Bento Rodrigues (Distrito de Mariana - MG), o programa trouxe melhora na relação da empresa com a comunidade, seu intuito principal era demonstrar a população as preocupações tomadas pela empresa com sua segurança, contribuir para seu crescimento e desenvolvimento, com a identificação e tratamento de seus problemas, os auxiliando com possíveis soluções. Este programa em especial foi aplicado em 3 fases.
1ª fase: de 1997 a 1998, levantamento das reais demandas da comunidade (realizado por estudantes universitários). Os principais pontos levantados foram com o intuito de reduzir os elevados índices de desnutrição e verminoses na população local. Também foram realizados trabalhos na escola para melhorar o desempenho dos alunos que apresentavam baixo desempenho, a aplicação foi através da elevação de auto-estima dos alunos. A comunidade apresentava pouca participação na primeira fase devido a sua desunião que refletia em sua falta de organização.
2ª fase: de 1999 a 2000, nesta fase como tentativa de fortalecimento da comunidade que buscava melhorias em sua infra-estrutura. O intuito era a criação de uma base objetivada a resolução de problemas de forma autônoma. Criada a partir daí a Associação Comunitária de Bento Rodrigues, a Samarco não possuía representante direto na iniciativa, o que garantia maior independência da comunidade nestas resoluções. 
3ª Fase: de 2001 a 2003, esta fase proporcionou um leque bem maior de atributos a comunidade, com novas propostas de atividades, como citado no estudo de caso “educação, meio ambiente, saúde, trabalho e renda, cultura, lazer e cidadania”. Nesta fase investiram em uma nova metodologia que possuía o intuito de criar condições para que a própria comunidade seja responsável por seu desenvolvimento com novas propostas de atividades produtivas, vindo criar a AHOBERO(Associação de Hortigranjeiros de Bento Rodrigues).
O termino do programa se deu em 2003, obteve seus resultados ais tangíveis com a redução de repetências entre o 1º e 4º ano com uma queda de 25% e redução de 20% da evasão escolar, queda na carência nutricional e 30% de redução de verminoses, além da melhora da conscientização com a redução de queimadas e aumento de alternativas de trabalho. 
Ao analisar os números exibidos nos anexos do estudo de caso vimos que os resultados da Samarco com os projetos aplicados obtiveram crescimento constante e revigoram sua missão e seus valores, a comunicação estratégica nos mostra que é de extrema importância a parceria da empresa com seus ambientes internos e externos, e mais importantes ainda é que ambos reajam de forma harmônica com a empresa e a empresa com eles. O empoderamento das pessoas realizados pela empresa se dá ao ato de ensinar a comunidade a elaborar seus próprios meios, com iniciativas próprias e tirando melhor proveito de sua região, além disso, a comunidade pode desta forma ser melhor organizada para que buscasse um interesse em comum entre todos e obteve conhecimento das atividades da empresa e suas preocupações com todo o meio ambiente.
1

Outros materiais