Buscar

FICHAMENTO MODELO COMUNICAÇÃO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL CASO SAMARCO

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Fichamento de Estudo de Caso
Igor Amaral Coelho
Trabalho da disciplina Comunicação e estratégia empresarial
 Tutor: Profª. Cláudia Loureiro
Salvador 
2017
Estudo de Caso de Harvard: Samarco: O papel da empresa no empoderamento das pessoas
Referência: Rosa Maria Fischer
	O estudo de caso baseia-se no papel das pessoas que vivem no entorno da empresa se engajarem a participar de alguns projetos socioambientais, fortalecer a parceria da comunidade junto com a empresa para que todos possam prosperar e criar oportunidades que beneficiem ambas as partes. 
	Tudo começou quando Sérgio Dias, atual Gerente de Meio ambiente da empresa foi chamado para apresentar suas propostas para a sua área. O mesmo estava animado pois a Samarco já vinha atuando forte junto à comunidade para melhorar as condições de vida delas. Ele tinha uma proposta que sabia que encontraria resistência para implementar e por isso estava à procura de um jeito de apresentar isso mostrando os benefícios para o meio socioambiental e também para o empresarial.
	Ao começar sua apresentação ele veio com uma nova abordagem mostrando que ela atendia aos interesses de todos os stakeholders. Vinculou essa nova proposta a um programa anterior liderado por ele chamado de Programa de Educação popular de Bento Rodrigues que tinha sido implantado no ano anterior em um pequeno vilarejo e tinha ajudado no desenvolvimento da comunidade. Ao termino de sua apresentação foi chamado para um almoço pelo atual Gerente financeiro da empresa, José Ramos para alinharem suas ideias e ver qual o melhor caminho a se tomar.
	José demonstrou preocupação pois achava que um projeto dessa forma fazia com que a empresa atuasse de forma muito direta, sabia que a ação junto as comunidades era de extrema importância para futuros projeto da empresa como ampliação e criação de novas unidades. Comparou dois projetos recentes da empresa que era o Bento Rodrigues e o Salvamar, explicando que esse último era num todo melhor pois a empresa não atuava tão forte junto à comunidade local. Sérgio levou em consideração tudo que foi passado a ele nessa pequena reunião e começou a se questionar se realmente um projeto daquela magnitude era o melhor naquele momento, mas lembrou das palavras que continham no texto institucional da empresa que reforçava o papel da Samarco no empoderamento das pessoas e sabia que encontraria muita resistência, mas que levaria a frente sua proposta.
Atuação Social da Samarco
	Desde que foi fundado em 1974 a Samarco sabia que encontraria dificuldade para exercer o tipo de atividade dela que era a mineração, pois esse tipo de atividade agredia muito a natureza acarretando em sérios problemas ambientais. Para melhorar sua atuação e pode praticar suas atividades com menos problemas possíveis eles sabiam que teriam que ter uma forte atuação na área social. Com isso começou a investir bem criando projetos sociais e fazendo doações. Dois projetos hão de se destacar que são os projetos de Bento Rodrigues e o projeto Salvamar.
	O programa de Educação popular de Bento Rodrigues foi implementado pela empresa em 1997 no município de Mariana em Minas Gerais e tinha como líder Sérgio Dias gerente de Meio Ambiente, onde foi feito uma barragem e os moradores da região vinham criando dificuldades por conta do medo da barragem romper. Para diminuir essa tensão foi criado esse projeto que consistia em esclarecer para a população local os cuidados que a empresa tinha para que não ocorresse nenhum tipo de acidente naquele local. Esse projeto foi divido em três fases, na primeira fase foi utilizado um estudo feito por estudantes universitários que fizeram um diagnóstico das necessidades da comunidade, a partir disso foram desenvolvidas algumas ações de melhoria, mas que não tiveram tanto sucesso por conta da pouca participação da população nas soluções encontradas para as melhorias. A segunda fase veio por conta desse fracasso e tentou fortalecer a organização da comunidade e melhoria de infraestrutura dela, fazer com que ela atuasse de forma autônoma na resolução de seus problemas. A terceira fase veio para incentivar a comunidade a identificar e desenvolver novas propostas de atividade produtiva para o local, criar condições para seu desenvolvimento e com isso foi criado a AHOBERO(Associação de hortigranjeiros de Bento Rodrigues). O projeto se encerrou no ano de 2003 trazendo bons resultados como evasão escolar que tinha caído de 30% para menos de 10%.
	O projeto Salvamar foi lançado no ano de 2000 e tinha como princípio a reciclagem do óleo utilizado pelos barcos dos pescadores que eram despejados nas águas da praia de Perocão e onde a Samarco tinha um porto. A empresa coletava o óleo despejado a cada dois ou três meses e reciclava o mesmo e revendia ele para os próprios pescadores da região pelo preço de custo, isso ajudou bastante na imagem da empresa, pois era também considerado pelos executivos um excelente projeto pois a mesma não estava tão envolvida e trazia um benefício enorme para região diminuindo a poluição. O projeto teve aderência de quase 100% dos pescadores da região e tem atraído novos. Tem sido um grande atrativo também para novos acionistas que veem com bons olhos esse tipo de iniciativa.
	Apesar desses dois projetos terem sido bem empregados pela empresa, após uma reunião com todos executivos não foi informado se o novo projeto proposto por Sérgio Dias seria ou não aceito ficou um grande aprendizado sobre estratégia.
Vamos a eles:
Precisamos sempre alinhar nossos projetos com os interesses da empresa;
Projetos Sociais são de extrema importância para melhorar o convívio de uma empresa com a atividade tão agressiva a natureza e a comunidade local;
Empoderamento das pessoas ajuda no desenvolvimento delas;
�

Continue navegando