Buscar

CURVA DE DISSOCIAÇÃO DE O2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURVA DE DISSOCIAÇÃO DE O2
Essa curva é estabelecida a partir da porcentagem de hemoglobina que está combinada ao oxigênio, para determinada pressão de oxigênio (PO2). 
Quando o sangue é oxigenado até o nível arterial normal de 97% de saturação, cerca de 19 ml de oxigênio estarão fixados à hemoglobina. Então, conforme o sangue perde oxigênio para os tecidos e a saturação da hemoglobina cai a 70%, a quantidade de oxigênio que permanece fixada ao sangue ainda é da ordem de 14 ml para cada 100 ml de sangue. Por conseguinte, cada 100 ml de sangue que passam pelos tecidos, normalmente, libertam cerca de 5 ml de oxigênio para as células. 
Consideramos que o traçado contínuo é o parâmetro em condições normais, e que assim, para uma PO2 de 60mmHg, por exemplo, temos 90% de saturação correspondente. 
O que se sabe é que quando para uma mesma PO2 de 60mmHg tem-se uma saturação maior, uns 95%, a curva se desvia para a esquerda (traçado superior). Levando em conta que a saturação é a expressão da quantidade de O2 menos disponível para os tecidos, ainda acoplado à hemoglobina, a curva da direita significa, a grosso modo, uma situação de repouso. 
Por outro lado, se para a mesma PO2 de 60mmHg tem-se uma saturação menor, a curva se desvia para a esquerda (curva inferior) e significa que há menos O2 acoplado, existe mais O2 disponível para uso os tecidos. Assim, a curva da direita corresponde a uma condição de exercício físico, por exemplo. Tudo bem? É meio complicado organizar as idéias, mas é simples...
existem ainda alguns elementos que podem desviar a curva normal como pH (dito como concentração de H+ livre), temperatura, CO2 (chamado Efeito Bohr, efeito do CO2 nesta curva normal) e o 2,3DPG (difosfoglicerato), que é um dos nove subprodutos da respiração anaeróbia junto com o ácido lático.
Dessa forma, o que desvia a curva para a DIREITA (exercício físico, por exemplo): 
- Diminuição do pH (acidose)
- Aumento de temperatura
- Aumento de CO2 
- Aumento de 2,3DPG.
E o que desvia a curva para a ESQUERDA (repouso, por exemplo):
- Aumento do pH (alcalose)
- Diminuição de temperatura
- Diminuição de CO2
- Diminuição de 2,3DPG.
http://questaodefisio.blogspot.com.br/2013/05/curva-de-dissociacao-da-oxihemoglobina.html
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090920161622AASwa4k

Continue navegando