Buscar

A Importância do Treinamento Técnico no Futsal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Importância do Treinamento Técnico no Futsal
Gostaria de relatar neste breve texto um tema que está ligado diretamente com o resultado final de uma partida de Futsal, mas que nem todos os Técnicos/Professores dão a importância necessária em seus treinamentos, os Fundamentos Técnicos. 
Dentre os vários tipos de treinamentos inerentes ao Futsal, o treinamento técnico perdeu seu espaço na carga horária da maioria dos clubes dita profissionais ou até semiprofissionais aonde incluímos as equipes que treinam diariamente. 
O motivo talvez seja pela importância que os nossos treinadores dão hoje para a parte Tática e Física de suas equipes ou até mesmo pela desmotivação dos nossos atletas de executarem repetidamente os gestos técnicos do Futsal: Passe, Condução, Recepção (Domínio), Chute e Drible. 
Se analisarmos a evolução do Futsal podemos observar que o jogo se torna cada vez mais dependente destas técnicas individuais, decidindo a maioria dos jogos num chute, num drible ou até mesmo em um passe que colocará seu companheiro numa real situação de fazer o gol. 
O fato é que muitos técnicos e professores que militam no Futsal se preocupam em trabalhar estas técnicas nas categorias de base e dão pouca importância nas categorias juvenil e adulta aonde realmente a execução dos fundamentos necessita de uma boa qualidade, e para que consigamos esta qualidade técnica temos que dispor uma boa parte do nosso treino semanal para a execução dos fundamentos. 
Muitas vezes temos que concordar que os treinamentos técnicos, dependendo da forma que são ministrados, podem tornar-se cansativos e sem objetividade, por isto cabe a nós técnicos e professores a missão de realizarmos trabalhos técnicos motivadores, relacionando com o jogo propriamente dito sem perder o foco principal que são os Fundamentos executados nas diversas situações que o jogo nos apresenta. 
Desta maneira teremos a oportunidade de transformar nossos treinamentos mais próximos da realidade do jogo que é de fundamental importância para o nosso dia a dia de trabalho em grupo. 
Gostaria de concluir este ensaio ressaltando a importância dos Fundamentos Técnicos tanto nas categorias de base como na categoria adulto e dizer a importância de conscientizar nossos atletas que na busca da perfeição temos que treinar sempre buscando uma melhor performance para atingirmos melhores resultados, um abraço e sucesso a todos.

Outros materiais