Buscar

PEIRC 1ªSEMANA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Maria Betania Gomes da Silva
Disciplina: PEIRC
Polo/Grupo: Uberlândia, Grupo 2
Atividade: 03
Planejamento estratégico x políticas publicas
O processo de planejamento estratégico é realizado com o objetivo de subsidiar a tomada de decisões dentro das organizações. Pressupõe a sistematização das atividades para alcançar objetivos estabelecidos. Na prática, delimita as decisões gerais do sistema, com suas políticas, suas diretrizes etc., sempre buscando eliminar as incertezas ou diminuir os seus impactos.
Dentre as vertentes de planejamento estratégico, pode-se relacioná-lo a um plano, a um posicionamento ou a uma visão baseada em recursos (Slot). O objetivo é o de permitir o entendimento de mudanças e incertezas que estão presentes no cotidiano das Instituições.
Nas burocracias públicas, o Planejamento estratégico tem como limitadores as pressões política, sociais, escassez, incertezas econômicas, a macroeconomia, a dificuldade de diálogo com os institutos sociais e privados. Outros aspectos estão relacionados à pouca disponibilidade de técnicas de mensuração de resultados, a dificuldade de atribuir as responsabilidades de execução e de controle efetivo pelos órgãos. Isso reflete na baixa eficácia de projetos, repetições de erros descontinuidade. 
Falta ao setor público a capacidade de atender as necessidades futuras da população, associando investimento e visão, através de ações estratégicas em setores essenciais, como a educação e a economia. Conflitos entre o interesse público e privado não deveriam existir, mas é outro fator recorrente, cujas implicações causam o cisalhamento dos recursos disponíveis, colocando dúvidas sobre a capacidade do Estado em administrar a sociedade e à suas necessidades. 
Referencias:
OLIVEIRA,José A.P.Desafios do planejamento em politicas publicas:diferentes visões e praticas.In:RAP:Rio de janeiro,v1,n.40,Mar/abr,2006.
Revista Brasileira de Administração Pública. Gestão social e gestão pública, inferfaces, delimitações e uma proposta. Disponivel em: https://portalseer.ufba.br/index.php/rebap/article/view/15542/10663acesso%20em%2007/01/2018. Acesso em: 07 jan. 2018.
Administradores. A aplicação do planejamento estratégico na gestão pública municipal. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/academico/a-aplicacao-do-planejamento-estrategico-na-gestao-publica-municipal/98184/. Acesso em: 07 jan. 2018.

Outros materiais