Buscar

Teoria dos Sistemas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria de Sistemas (TGS)
De acordo com Reinaldo Oliveira, a TGS se embasa no campo lógico-matemático tendo como principais aspectos a ciência do sistema, tecnologia de sistema e filosofia de sistema. A perspectiva sistêmica estuda o todo sem fragmentá-lo, um olhar sobre o todo necessário para a resolução de problemas. “Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interagentes e interdependentes relacionados cada um com o seu ambiente de modo a formar um todo organizado” (Reinaldo Oliveira, 2008), assim se compreende que o estudo sistêmico enxerga os elementos e suas interações.
C. West Churchman (1913-1910) ilustrou características básicas que deveriam ter uma ênfase maior no estudo da teoria de sistemas a seguir: objetivos de modo que seja quantificado para medir o desempenho, o ambiente analisando as influências das organizações nele, recursos sendo fatores internos do ambiente, os componentes que contribuem para a realização dos objetivos e administração dos sistemas. O economista Kenneth Boulding (1910- 1993) também elaborou um trabalho acerca da teoria dos sistemas que explicava a hierarquia dos sistemas os seguintes nove níveis enumerados: (1) sistemas de estrutura estática, (2) sistemas dinâmicos, (3) sistemas cibernéticos, (4) sistemas abertos, (5) sistema genético-sociais, (6) sistemas animais, (7) sistemas humanos, (8) sistemas sociais e (9) sistemas transcendentais.
Nos sistemas abertos existem cinco características principais, o ciclo de eventos envolvendo as entradas, transformação e saídas, a maior absorção de energia do que a sua exportação chamada de entropia negativa exemplificada na lucratividade ao longo prazo, o processamento de informações para filtrar as informações úteis para a organização, o crescimento e a manutenção para manter a estabilidade nos sistemas abertos e equifinalidade que seria a sua flexibilidade. Assim, nos sistemas a soma de todos irá alcançar um resultado que só poderia ser obtido em conjunto.
Um organismo é um sistema aberto, uma vez que, é influenciado pelo seu ambiente e o influencia de modo que conjuntamente alcançam um estado de equilíbrio, podemos enxergar que essa descrição se encaixa nas organizações de negócios constituídas por indivíduos e sua interação com o ambiente como consumidores, governos e entre outros. A Teoria de Sistemas nas organizações visa proporcionar um ambiente acessível para a tomada de decisões de modo mais fácil, entretanto, se deve selecionar elementos da Teoria dos Sistemas para se aplicar na situações existentes argumenta o autor. 
Daniel Katz (1903-1998) e Robert Kahn (1918-) elaboraram um modelo de organização do sistema aberto apresentando quatro elementos-chave: natureza dos sistemas sociais, componentes, tipos dos subsistemas e relacionamento com o ambiente. O conceito de um sistema sociotécnico estuda como ocorre os processos de transformação das atividades desempenhadas para atingir os objetivos se relacionando com os fatores psicológicos e sociais das necessidades do ser humano na organização e suas condições estruturais e tecnológicas 
Por fim, Reinaldo Oliveira conclui esse capítulo com uma avaliação acerca dessa teoria afirmando que ela proporciona uma perspectiva ampla para analise das organizações sendo importante o seu uso para compreender as mudanças organizacionais, visto que ao entender a Teoria de Sistemas o profissional está mais apto para identificar os cursos lógicos de ação. 
Entretanto, a Teoria de Sistema é abstrata de forma que dificulta o uso para a sua aplicação diariamente, além disso, ela não determina as relações existentes entre as dimensões organizacionais. Outra questão levantada pelo autor é acerca das hipóteses questionáveis como a sua proposição básica de que uma mudança num subsistema afeta os demais diretamente, tal proposição de fato ocorre, porém não é uma regra sendo que há caso que não o ocorrem, além da atuação do perfeito equilíbrio das organizações que muitas vezes não acontece.

Outros materiais

Outros materiais