Buscar

AV Sociologia

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCJ0145_AV_201708327304 » SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201708327304 - CIBELLY BARBARA DAMASCENO DA COSTA
	Professor:
	KARYNE CASTRO DA SILVA
	Turma: 9068/AW
	Nota da Prova: 5,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 0  Data: 10/11/2017 18:14:13
	
	 1a Questão (Ref.: 201708501509)
	Pontos: 0,6  / 1,0
	O TJRJ, em ação inovadora, proporciona a todos aqueles que vivenciam ou pretendem evitar uma situação conflituosa a alternativa de alcançar um entendimento satisfatório e célere através da Mediação, tudo sem a necessidade de submeter-se ao desgaste financeiro e emocional de um processo judicial. A Mediação pode ser utilizada em quase todas as questões controvertidas, especialmente naquelas em que há, entre os envolvidos, uma ligação interpessoal duradoura, tais como nas questões familiares, de vizinhança, e contratuais. (www.tjrj.jus.br). De acordo com a informação postada no site do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, responda: a) O que vem a ser a mediação? Qual o seu objetivo? b) Quais são as outras medidas alternativas de solução de conflitos existentes no Brasil?
		
	
Resposta: A) A mediação é o entendimento ou acordo entre as partes para que o conflito seja sanado. Tem como objetivo promover as partes a possibilidade de solução do problema de forma amena, ou seja, que fique adequado para ambas as partes. b)Juizados de pequenas causas e Tribunais móveis.
	
Gabarito: a) Mediação é uma medida alternativa de solução de conflitos que visa restabelecer o diálogo entre as partes para que cheguem a um consenso para solucionar o conflito. b) Além da Mediação, existem ainda a Arbitragem e a Conciliação como medidas alternativas de solução de conflitos..
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708380138)
	Pontos: 0,4  / 1,0
	A Ordem dos Advogados do Brasil lança anualmente e para todo o povo uma campanha cuja mensagem é a seguinte: "Sem advogado não há justiça, sem justiça não há democracia". Analise a frase acima de modo que a ela sejam relacionados os conceitos de democracia e justiça.
		
	
Resposta: Para que a democracia seja efetiva e possa ser gozada por todos em primeiro lugar devem haver normas, leis que garantam a todos a liberdade com limite, pois caso contrário seriamos uma sociedade a margem do que entendemos por correto e lícito. Dessa forma os advogandos existem para que a justiça seja aplicada em caso de que as leis/democracia não sejam respeitadas, isso tudo, baseada nas leis definidas pela sociedade.
	
Gabarito: Em larga medida a OAB vem denunciando um sistemático ataque à democracia em nosso país, na medida em que identifica em muitos estados da federação uma precária estrutura do Poder Judiciário. Isto quer dizer que, se o cidadão não tem à sua disposição uma prestação jurisdicional eficaz, não terá, por conseguinte, meios de defender seus direitos perante àqueles que, por exemplo, detenham supremacia econômica (como no caso de uma empresa globalizada), ou mesmo supremacia política (como no caso do próprio Estado). Nesse sentido, a garantia do acesso à justiça, como princípio constitucional, acentua a necessidade de mais recursos ao Poder Judiciário que, por sua vez, junto com outras tantas ferramentas colocadas à disposição do cidadão (como o voto), é parte integrante do jogo democrático. Considera-se também, nessa mesma hipótese, a fundamental participação de recursos humanos, notadamente daqueles habilitados ao exercício da advocacia. A advocacia concorre para a correta administração do Poder Judiciário pela importância do advogado na relação jurídica processual, onde sua atuação se destaca na vigilância sobre a aplicabilidade dos princípios jurídicos que devem nortear uma sentença. E tanto é assim, que o constituinte tratou de salientar o relevante papel do advogado pela redação que trouxe ao artigo 133 de nossa Constituição Federal.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201709054497)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao investigar o Direito, a Sociologia o faz considerando-o:
		
	
	como um fenômeno natural
	 
	como um fato social
	
	como uma realidade independente da sociedade
	
	com uma restrição social
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201709363177)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os Aspectos sociais do fenômeno jurídico segundo a teoria tridimensional do direito de Miguel Reale tem três dimensões: a ___________________ dedica-se ao direito em seu aspecto valorativo, a norma é estudada pela _________________ e finalmente a Sociologia Jurídica tem o direito como _________________.
		
	 
	Ciência do Direito, Teoria da Norma e Fato social
	
	Filosofia do Direito, Sociologia e Fato Social.
	
	Ciência do Direito, Filosofia do Direito e Direito.
	
	Teoria da Norma, Ciência do Direito e Fato social
	 
	Filosofia do Direito, Ciência do Direito e Fato social
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201709260945)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O conflito provoca o litígio e este, por sua vez, rompe o equilíbrio e a paz social. Do ponto de vista do funcionalismo clássico a função do direito é a de resolução do conflito. Se o sistema social está caracterizado pela a coesão social em relação a um número de valores básicos, então o direito tem como função o restabelecimento da paz social e do equilíbrio, quando os conflitos de interesse os turbam. Assim, ainda que o conflito exista, será sempre produzido sob o controle do sistema jurídico. É relevante apontar que surgiram, nas últimas décadas, as chamadas formas "alternativas" de resolução de conflitos, isto é, sujeitos e órgãos que funcionam paralelamente aos órgãos jurisdicionais que o direito estatal formalmente designou para a resolução jurídica dos conflitos. Partindo do exposto, marque somente a alternativa que caracteriza o Critério de composição jurídica.
		
	 
	Critério é previamente elaborado e enunciado, sendo aplicável a todos os casos que ocorrem a partir de então. A composição de tal criterio surge a partir do momento em que o Estado traz para si o monopólio de dizer o direito (tutela jurisdicional), que agora não é mais fruto da vontade das partes envolvidas ou da vontade de uma autoridade, mas fruto da vontade da lei. Tem como características a anterioridade, a publicidade e a universalidade das normas aplicadas ao caso.
	 
	Se estabelece por mútuo acordo das partes. Quando surge o conflito, as partes discutem entre si e o resolvem da melhor maneira possível, através do exercício da autonomia de sua vontade.
	
	É a forma mais antiga de composição de conflitos que existe e está baseada tão-somente na vontade das partes (autotutela). A autotutela possibilita o exercício de coerção por particular, em defesa de seus interesses. Ocorre quando o próprio sujeito busca afirmar, unilateralmente, seu interesse, impondo-o à parte contestante e à própria comunidade que o cerca.
	
	Cabe ao chefe do grupo o poder de compor os conflitos de interesses que ocorrem entre os indivíduos que se encontram sob a sua autoridade. Normalmente a autoridade lança mão do seu foro íntimo, do próprio senso de Justiça, do que lhe guia a consciência, para desempenhar a tarefa de compor conflitos.
	
	Ainda utilizado no meio familiar, quando há conflitos de interesses que surgem entre os seus membros, filhos, parentes, empregados, etc., o (a) chefe da família busca soluções tiradas da sua vontade (seu foro íntimo), nas relações laborais.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201709396114)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com a Constituição Federal de 1988 a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal, pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos. Desse modo, o sistema eleitoral brasileiro está baseado no voto direto e secreto, de modo que o eleitor vota diretamente no candidato ao cargo a ser preenchido de maneira secreta. São considerados votos válidos ou os votos nominais aos candidatos e os votos nas legendas(partidos) nas eleições proporcionais e majoritárias. Sendo assim, os deputados e vereadores:
		
	
	são eleitos a partir do voto distrital misto e voto distrital misto puro, não pertencendo assim ao sistema majoritário.
	
	Deputados e vereadores são eleitos por sistemas diferentes. Os deputados são eleitos pelo sistema majoritário e os vereados pelo voto proporcional.
	 
	são eleitos por voto proporcional com lista aberta, dependendo da relação entre o número de eleitores e o número de cadeiras.
	
	são eleitos a partir da voto majoritário, nominal com lista fechada.
	
	são eleitos por voto proporcional com lista fechada, ou seja, pelo voto majoritário
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201708385675)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Constituem-se em justificativas sociais das garantias constitucionais da magistratura, EXCETO:
		
	
	propiciar condições necessárias para decisões efetivas
	
	propiciar condições necessárias para atuação independente
	 
	propiciar condições necessárias para favorecer privilégios à magistratura
	
	propiciar condições necessárias para julgados imparciais
	
	propiciar condições necessárias para julgados que reforcem a integridade democrática
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201709001855)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Guia de campanhas. Passadas as eleições, o Tribunal Superior Eleitoral vai encampar a missão de fazer alterações nas campanhas eleitorais. Com a reforma política no centro dos debates, a corte tenta avançar no tema com a edição de súmulas ¿ para pacificar novos entendimentos sobre Lei da Ficha Limpa e ataques nas propagandas ¿, discussão de propostas com o Congresso e chamadas de debate sobre pesquisas e contas eleitorais. ¿O TSE vai dialogar com as lideranças e procurar estabelecer alguns pontos que as eleições de 2014 deixaram de ensinamento¿, afirmou o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli. As informações são do Estadão. (09.11.2014) O enquadramento de um candidato como ficha-suja importa em:
		
	
	ter sido condenado por uma instância superior
	
	ter transitado em julgado a condenação apenas em última instância
	 
	ter sido condenado por um colegiado;
	 
	estar respondendo a uma ação judicial
	
	ter sido condenado em 1ª instância;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201708440582)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	ESQUECIDOS NAS CELAS. Num país de cadeias lotadas, presos que já cumpriram pena ficam detidos ilegalmente. Uma série de inspeções feitas pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ - em presídios de quatro estados constatou que mil detentos, mesmo após terem cumprido pena, continuavam atrás das grades. No grupo também havia presos em flagrante, já com direito à liberdade. Jornal O Globo 4/01/10
Segundo o Profº Cavalieri, a eficácia da norma depende do reconhecimento, aceitação ou adequação da sociedade a essa norma. Este reconhecimento ou recusa geram a sua eficácia ou ineficácia. Em relação ao que foi noticiado acima e tendo em vista a produção de efeitos da norma, assinale a alternativa correta.
		
	
	B- o caso apresentado reflete a adequação da norma à realidade social, pois esta reflete situação carcerária existente no Brasil;
	
	C- o caso apresentado diz respeito à produção de efeitos negativos da norma devido ao critério legalista e conservador;
	 
	A- o caso apresentado é exemplificativo da produção de efeitos negativos da norma por falta de estrutura humana e material para a aplicação da norma aliado à omissão das autoridade em aplicar a norma;
	
	D- o caso apresentado reflete o constante conflito entre as leis e os fatos sociais o que acaba por acarretar a ineficácia da norma por misoneísmo.
	
	E- o caso apresentado é ilustrativo da produção de efeitos negativos da norma devido à antecipação da mesma à realidade social.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201708463148)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	ENADE 2009
A História registra imagens da vivência de índios e negros no Brasil e de suas relações com o conquistador europeu. A esse propósito, assinale a alternativa que confirme a assertiva de que a história não deve ser vista "...só como ciência do passado (...), mas como ciência do presente, na medida em que, em ligação com as ciências humanas, investiga as leis de organização e transformação das sociedades humanas" HESPANHA, Antonio M. História das Instituições. Coimbra: Almedina, 1952.
		
	 
	O reconhecimento da titularidade das terras aos remanescentes de quilombos inscreve-se no processo histórico das transformações das sociedades humanas.
	
	A demarcação de reservas indígenas é acontecimento recente, que não deve ser associado a elementos históricos.
	
	A ordem jurídica é fenômeno autônomo que não se contamina com a dinâmica social e histórica.
	
	A ordem jurídica liberal democrática permitiu ascensão dos negros e dos índios na sociedade brasileira, como demonstram as ciências humanas.
	
	A questão dos índios e negros é superada na História do Brasil, pela Proclamação da República.

Continue navegando