Buscar

Engenharia e Globalizaçãoo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Engenharia e
Globalização
O que é Globalização?
Globalização é uma palavra entendida por muitas pessoas nos países do terceiro mundo como uma espécie de estratégia política de algumas nações industriais para explorar os países pobres em desenvolvimento. Com esta constatação pode-se observar que, pelas consequências atuais, os ricos estão ficando cada vez mais ricos e os pobres mais pobres. Por este motivo o verdadeiro conceito de globalização e os problemas associados a ele devem ser melhor entendidos.
O que é Globalização?
A globalização não é um fenômeno novo. Cartago, Roma, os otomanos, várias potências europeias e cidades-estados mercantis tinham redes de comércio multicontinental, graças a uma combinação de poder econômico, poder militar, e a mais recente tecnologia.
4
O que é Globalização?
Em determinadas fases da sua história, todos eles terceirizaram elementos da produção, educação e até mesmo exércitos. Eventualmente, no entanto, essas globalizações desabaram, muitas vezes por causa das consequências políticas e econômicas da guerra.
Globalização atualmente
Globalização atualmente
A globalização que presenciamos atualmente é sem precedentes na sua magnitude e alcance. O mundo inteiro tornou-se um mercado para as economias de muitos países, e a globalização está a transformar não só a localização e organização da produção e serviços, mas também os padrões sociais e econômicos. 
Globalização x Engenharia
Globalização x Engenharia
A abertura do mercado de telecomunicações a novas tecnologias, agregando sistemas inovadores e equipamentos importados, mexe também com a mão de obra que atua no setor, sobretudo, a ligada à engenharia. 
O Engenheiro é um profissional extremante importante na sociedade, pois contribui com soluções para problemas que aparecem no dia a dia; sempre se preocupando com a análise do custo - benefício, e também com os problemas ambientais.
O profissional que trabalha nesta área também passou a ter a necessidade de desenvolver outras competências para se adequar à nova realidade.
Globalização x Engenharia
Nas décadas de 1980 e 1990 houve a descontinuação do mercado de engenharia, e quem sobreviveu se limitou a ser um “tocador de obras”. Hoje me dia, o engenheiro precisa entender de gestão, tendo que ser gestor de obras, gestor de custos, gestor de projetos e gestor de pessoas.
Empresas brasileiras estão se globalizando e indo prospectar obras no exterior, assim como empresas de fora estão vindo atuar no país. Isso gera mudança e inovação, exigindo um novo modelo de engenheiro. 
Só o conhecimento adquirido dentro da universidade não é mais suficiente, pois as companhias entendem que o conhecimento técnico tem curto prazo de validade. 
Empresas querem competências comportamentais, que se traduzem em saber comunicar, saber liderar e saber negociar.
Globalização x Engenharia
O setor de engenharia hoje exige profissionais eficazes, e não somente eficientes. A grosso modo, eficiente, dentro de um processo em andamento, é o indivíduo que consegue mantê-lo funcionando, mas se o processo parar ou der problema, ele pede ajuda. Já o eficaz resolve o problema.
Globalização x Engenharia
O mercado busca nos engenheiros, profissionais com capacidade de diagnosticar situações e resolver problemas. Que não saibam apenas construir o produto, mas também prestar serviço e serem cooperativos.
Globalização x Engenharia
E, em frente a essa "nova era" globalizada em que vive o planeta, o Engenheiro tem uma nova tarefa: a de superar novos desafios com a implementação de novas tecnologias, sempre visando o bem estar da sociedade e o progresso.
Engenharia de 
Telecomunicações
INDIVIDUOS, GRUPOS E SOCIEDADE

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais