Buscar

SISTEMAS, ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMAS, ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS 
SISTEMA ADMINISTRATIVOS
COMPONENTES DO SISTEMA
OBJETIVOS: que se referem tanto aos objetivos dos usuários do sistema, quanto aos do próprio sistema . O objetivo é a próprio razão de existência do sistema, ou seja, é a finalidade para a qual o sistema foi criado;
ENTRADAS DO SISTEMA, cuja função caracteriza as forças que fornecem ao sistema material, informação e a energia
PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DO SISTEMA, definido como a função que possibilita a transformação de insumo (entrada) em um produto, serviço ou resultado (saída)
SAÍDA DO SISTEMA, que correspondem aos resultados do processo de transformação. As saídas devem ser, coerentes com os objetivos do sistema; e, tendo em vista o processo de controle e avaliação, as saídas devem ser quantificáveis, de acordo com parâmetros previamente fixados;
OS CONTROLES E AS AVALIAÇÕES DO SISTEMA, para verificar se as saídas estão coerentes com os objetivos estabelecidos. (medida de desempenho, padrão);
RETROALIMENTAÇÃO, ou realimentação, feedback do sistema, reintrodução de uma saída sob a forma de informação. Resultado ação de resposta. 
SUBSISTEMAS:
PRINCIPAIS
COMPLEMENTARES
APOIO
Para Von Bertalanffy (1972), existem dois conceitos que facilitam o entendimento da empresa como sistema aberto e sua integração com o ambiente:
EQUIFINALIDADE, segundo o qual um mesmo estado final pode ser alcançado, partindo de diferentes condições iniciais e por maneiras diferentes;
ENTROPIA NEGATIVA, que mostra o empenho dos sistemas em se organizarem para a sobrevivência, por meio de maior ordenação. 
A entropia: 
Decorre de uma lei da natureza, onde todas as formas de organização caminham para a desorganização e morte. Sendo as empresas, uma forma de organização, estão sujeitas ao processo entrópico, ou seja, caminham para a desorganização e morte. 
Geração da entropia negativa:
 
Maximizando a eficiência das energias positivas. As energias positivas em uma empresa são: o conhecimento adquirido por meio dos sócios e colaboradores, sua interação, e sua geração de riquezas por meio de um eficiente atendimento das necessidades do mercado público-alvo.  
Fonte: Carlos Roberto Gomes. Pós-graduação em Administração Financeira - ESAN - Escola Superior de Administração dos Negócios; . Graduação em Administração de Empresas - FIG - Fac. Integradas de Guarulhos. DEMAIS COMPETÊNCIAS: . Analise de Balanços - USF - Universidade São Francisco; . Controladoria - FGV - GPEC; Autor de 5 livros:Marketing, Telemarketing e E-Commerce - Ed. Viena 2003 - 3ª. ed. 2010 Contabilidade Prática - Ed
A entropia negativa deve ser obtida:
 Informação: Captação, transformação, distribuição e retroalimentação. A informação deve ser útil, devidamente trabalhada e armazenada, e distribuída a todos os interessados. Todos os colaboradores devem ter acesso à informação útil, quais são os clientes da empresa, quem são os colaboradores, quais são os produtos da empresa. Quais são as deficiências e quais são as virtudes da empresa. Atualização constante, rápida e eficaz.
 Planejamento: Estabelecer metas e prioridades, prever mudanças no cenário de atuação, corrigir eventuais desvios de rotas, reinvestir parte do lucro. Planejamento Estratégico, Tático e Operacional, planejamento prurianual, fluxo de caixa. Plano de carreira e de benefícios.
Investimentos: Produtividade, máquinas e equipamentos eficazes, mão de obra eficiente. Participação nos resultados da empresa, motivação à liderança, respeito à criatividade, divisão de responsabilidades, delegação responsável de autoridade. 
Ação: Prática e incentivo à ética. Responsabilidade social. Responsabilidade com o meio ambiente. Ações preventivas e ações corretivas. Integração ampla, setores, departamentos, níveis hierárquicos; integração empresa/mercado, o cliente dentro da empresa, a empresa ao lado do cliente.
Para melhor evitar o processo entrópico, a empresa deve planejar a trajetória dos sistemas e subsistemas pela aplicação da análise e previsão da evolução das variáveis ambientais ou incontroláveis, e da análise e planejamento da evolução das variáveis controláveis e semicontroláveis, adaptando as últimas ás primeiras, por meio de um processo integrativo. 
A equifinalidade e a entropia negativa podem facilitar o entendimento de uma das características dos sistemas abertos, ou seja, a tendência à diferenciação ...
O conceito de adaptação é definido por Ackoff (1974) como a resposta a uma mudança(estímulo) que reduz de fato ou potencialmente a eficiência do comportamento do sistema ....
... A adaptação é a habilidade do sistema para se modificar ou modificar seu ambiente quando algum deles sofreu uma mudança.
... Os sistemas adaptáveis é seu comportamento intencional ...
ADAPTAÇÃO AMBIENTE-AMBIENTE: ocorre quando um sistema reage a uma mudança ambiental, modificando o ambiente. 
ADAPTAÇÃO AMBIENTE-SISTEMA: ocorre quando um sistema se modifica para reagir a mudança ambiental.
ADAPTAÇÃO SISTEMA-AMBIENTE: ocorre quando um sistema reage a uma mudança interna, modificando o ambiente.
ADAPTAÇÃO SISTEMA-SISTEMA: ocorre quando um sistema reage a uma mudança interna, modificando a si mesmo. 
A preservação do caráter do sistema estabelece que o ciclo de eventos de um sistema pode conduzi-lo a um estado firme ou a um processo entrópico. A eficiência com que o sistema trabalha pode conduzir a uma relação saída/entrada cada vez maior ou menor (entropia)
O estado firme caracteriza a constância da relação saída/entrada, isto é, caracteriza a constância no intercâmbio de energia com o ambiente. 
Homeostasia: equilíbrio dinâmico obtido através da auto-regulação. É a capacidade que tem o sistema de manter certas variáveis dentro dos limites. A homeostasia ocorre quando a organização dispõe de mecanismos de feedback capaz de restaurar o equilíbrio perturbado por estímulos.
Os sistemas administrativos possuem um caráter cíclico, isto é, o produto exportado para o ambiente supre as fontes de energia para a repetição das atividades do ciclo. 
Quando se considera a empresa como um sistema, pode-se visualizá-la como composta de vários subsistemas:
O de coordenação das atividades para que os resultados sejam alcançados;
O decisório sobre as informações existentes, para que as ações sejam desencadeadas visando aos resultados a serem alcançados;
O de realização das atividades operacionais, que vão tocar a empresa em seu dia-a-dia.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais