Buscar

Resenha WorldCom

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Isabelle Padilha Costa – 201610038878
PLAN. TRIBUTÁRIO, ORÇAMENTO E CONTROLE
RESENHA ESTUDO DE CASO FRAUDE CONTÁBIL NA WORLDCOM
A WorldCom tornou-se uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo. Criada em setembro de 1998, a partir da fusão da MCI Communications Coporation e Worldcom Inc. No final dos anos 90 as receitas cresciam aos poucos e os preços das ações começaram a cair Os custos da Worldcom como uma porcentagem de sua renda total aumentou devido a uma diminuição dos lucros, com isso não atendiam as expectativas, com isso o fundador começou a esconder despesas da empresa, com este ato fraudulento a Worldcom transformou seu prejuízo em um lucro de bilhões de dólares, assim a Worldcom chamou a atenção dos analistas da bolsa de valores.
Uma auditoria externa aceitou pactuar com as fraudes quando decidiu emitir um parecer favorável enquanto os indicadores apontavam em sentido contrário. A auditoria externa foi omissa aos indicadores de irregularidades, se tornando um exemplo sobre que tipo de comportamento deve ser evitado e ajudou a comprova a importância da veracidade nas auditorias.
A estratégia foi se definir bem no mercado, mas não considerou sua missão, visão e valores mostrando claramente que não houve um plano bem definido de negócio. O próprio fundador desconsiderou o possível código de ética, mostrando assim sua conduta. Não valorizou a importância do capital humano e do capital intelectual. Correndo desesperado atrás de resultados combinou com a equipe em busca de receitas e enfraqueceu quando encontrou na fraude contábil a saída para a sua falta de controle e de aceitação da realidade mercadológica. Enquanto o mercado sinalizava declínio a WorldCom desafiava a todos com seu indecifrável resultado. Enquanto alguns funcionários se sujeitaram a realizar tarefas inaceitáveis, outros como a auditora Cynthia Cooper, não temeu e foi fundo na revelação da fraudulenta equipe comandada por Sullivan.
Analisando esse cenário a ética profissional condiz que em cada ação há uma reação. Alguns foram para a cadeia e outros como a auditora Cynthia Cooper beneficiadas pelo reconhecimento. Prova-se que não basta ser grande, ter mercado em expansão para uma empresa se tornar duradoura, mas é preciso pessoas preparadas, planejamento estratégico, estratégias adequadas, inovação, readaptação, e principalmente, valores, missão e visão para uma empresa equilibrar-se no mercado.    
Devido a falta de fiscalização eficiente sobre as empresas de auditoria independentes, os investidores americanos suportaram perdas nos seus investimentos, fazendo com que a confiança sobre todas as demais instituições fossem partidas, com isso o mercado americano verificou a possibilidade de adulterações nas demonstrações financeiras das maiores companhias do mundo, sendo necessário a implementação da Lei Sarbanes-Oxley, onde buscou a regulamentação da contabilidade e fiscalizações nas instituições divulgando informações que condizem com a real posição financeira apresentada pelas empresas.

Outros materiais