Buscar

O sorgo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Introdução
O sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) é o quinto cereal mais importante do mundo, depois do milho, arroz, trigo e cevada. Devido à sua adaptação em regiões de clima semiárido (Possui resistência à alta temperatura, apresenta média tolerância a solo ácido, e apresenta bom desenvolvimento em zona quente e seca), muitos agricultores do norte de Minas tem utilizado essa cultura em alternativa a do milho (EMATER, 2012). Apresenta ampla utilização na alimentação humana e animal. 
O sorgo, quando comparado às outras forrageiras, é mais tolerante tanto ao déficit hídrico quanto a variação dos solos, o que facilita muito a sua disseminação para as mais variadas regiões do mundo (MACEDO et. al., 2012). Devido a essa versatilidade e ser de fácil produção o sorgo é usado como alimento básico de aproximadamente 500 milhões de pessoas na África , onde este pode suprir a 70% da ingestão calórica dessas pessoas (MUTISYA et al., 2009). 
No Brasil, a cultura é bastante promissora e apresenta aumento de produção e área plantada em algumas regiões do País, sendo cultivado principalmente para a produção de grãos, forragem e cobertura do solo (IBGE, 2005). Com uma produção de mais de dois milhões de toneladas e rendimento médio de 2.580 kg ha-1 o sorgo foi o quarto cereal mais produzido no Brasil na safra 2010/2011, tendo perdido apenas para o milho, o arroz e o trigo (Companhia Nacional de Abastecimento, 2011). Mesmo se tratando de uma planta relativamente rústica existem alguns cuidados que devem ser tomados em relação a esta cultura para obter-se uma elevada produtividade, dentre os quais se destaca o manejo das plantas daninhas.
Segundo Pereira Filho (203), esta cultura se trata de uma planta de metabolismo C4, que apresenta altas taxas fotossintéticas. E é considerado uma “smart crop” em função de produzir combustível através da biomassa e açúcares fermentáveis que, industrializados, transformam-se em etanol e/ou em alimento, se trata cultura de ciclo vegetativo curto, de 90 a 130 dias. 
No inicio do desenvolvimento da cultura do sorgo, até fase EC1, a cultura apresenta um lento desenvolvimento, sendo mais suscetíveis nesta fase a competição com plantas daninhas e aos demais distúrbios que prejudicam a produção final da cultura, sendo assim necessário um a maior atenção nesta fase da planta (MAGALHÃES et. al., 2000).
	Alguns vem sendo realizados a fim de utilizar algumas variedades de sorgo na produção de energia, neste caso se destaca o sorgo sacarino [Sorghum bicolor (L.) Moench] que vem se destacando como uma cultura bastante promissora para produção de etanol, tanto do ponto de vista agronômico quanto industrial, por apresentar colmos suculentos com altos teores de açucares fermentáveis (MAY et. al.). 
	O sorgo vem se destacando no cenário mundial devido a sua versatilidade podendo ser usada desde para alimentação animal até para a produção de biocombustível. Dada essa importância torna-se imprescindível a utilização de técnicas agrícolas para aumentar a produtividade dessa cultura e consequentemente aumentar sua utilização no país. 
Referência
 EMPRESA DE ASSISTêNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL. Belo Horizonte: Moderna, 2012. 6 p. Disponível em: <http://www.emater.mg.gov.br/doc/intranet/upload/MATERIAL_TECNICO/a cultura do sorgo.pdf>. Acesso em: 29 jan. 2017.
MAY, André et al. Sistema Embrapa de produção agroindustrial de sorgo sacarino para bioetanol sistema BRS1G–tecnologia qualidade Embrapa. Sistema, v. 1, n. 3, p. 9, 2012.
IBGE. LEVANTAMENTO SISTEMÁTICO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA. Disponível em: . Acesso em: 25 jan. 2005.
COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO. Acompanhamento da safra brasileira: grãos: safra 2010/2011: décimo primeiro levantamento, agosto/2011. Brasília: CONAB, 2011. 41p.
MUTISYA, J.; SUN, C.; ROSENQUIST, S.; BAGUMA, Y.; JANSSON, C. Diurnal oscillation of SBE expression in sorghum endosperm. Journal of Plant Physiology, v.166, p.428-434, 2009.
MAGALHAES, Paulo César; DURAES, Frederico OM; RODRIGUES, J. A. S. Fisiologia da planta de sorgo. Embrapa Milho e Sorgo-Comunicado Técnico (INFOTECA-E), 2000.
PEREIRA FILHO, ISRAEL ALEXANDRE et al. Avaliação de cultivares de sorgo sacarino [Sorghum bicolor (L.) Moench] em diferentes densidades de semeadura visando a características importantes na produção de etanol. Revista Brasileira de Milho e Sorgo, v. 12, n. 2, p. 118-127, 2013.
MACEDO, Carlos Henrique et al. Perfil fermentativo e composição bromatológica de silagens de sorgo em função da adubação nitrogenada. Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, v. 13, n. 2, 2012.

Outros materiais