Buscar

AV2 Gestão e Legislação Ambiental 2014

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0216_AV2_201201583233 » GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201201583233 - LETICIA RADULSKI
	Professor:
	SIMARA FERREIRA BRUNO
	Turma: 9003/L
	Nota da Prova: 4,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 18/06/2014 14:58:48
	
	 1a Questão (Ref.: 201201694589)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma determinada indústria lança nas águas de um rio águas com temperatura de 40o C, acima da média da temperatura normal dessas águas. Isso será uma forma de _________________ se para aquele rio no parâmetro temperatura, o padrão (máximo) de lançamento for 45oC.
		
	
	poluição impedida
	
	poluição permanente
	
	poluição natural
	 
	poluição consentida
	
	poluição comercial
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201696720)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Qual o principal objetivo da Norma ISO-14001 ?
		
	
Resposta: O principal objetivo da Norma ISO-14001 é a proteção do meio ambiente, a recuperação do mesmo.
	
Gabarito: Norma ISO 14001:2004 tem como objetivo definir requisitos para um Sistema de Gestão Ambiental. Ela não define níveis de desempenho que uma organização precisa atender, mas sim a uma série de requisitos de planejamento, operação, controle e melhoria de resultados ambientais.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201873472)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Assinale a questão que não faz parte dos Princípios da PNMA (Política Nacional de Meio Ambiente):
		
	
	Racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar
	 
	Planejamento e fiscalização do uso dos recursos naturais
	 
	Degradação do solo
	
	Recuperação de áreas degradadas
	
	Proteção dos ecossistemas
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201730150)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Qual a pauta prioritária atualmente da Política Ambiental brasileira, considerando que entramos na segunda década do milênio?
		
	
Resposta: É o de preservar o meio ambiente. Se ele for degradado, deve ser recuperado, e quem o degradou pode também pagar multa por isso, além de ter que recuperá-lo.
	
Gabarito: A Política Ambiental brasileira hoje está sendo pautada em consonância de prioridade com a agenda internacional, uma vez que os maiores problemas globais, como o das mudanças climáticas, têm forte relação de dependência com a Política Ambiental brasileira. O Brasil é um dos maiores emissores de Gás de Efeito Estufa do mundo e a maior parte dessas emissões é proveniente do desmatamento da Amazônia, o que reflete a importância da política florestal brasileira. O meio ambiente precisa, assim, ser prioridade na agenda do Governo. Na verdade, o maior problema da política ambiental hoje é a dificuldade em promover a transversalidade, considerando os múltiplos interesses que permeiam os diversos setores do Governo, sejam eles econômicos, políticos, sociais. Os interesses econômicos em geral consideram o ambiental um entrave ao desenvolvimento de suas atividades e ao crescimento do Brasil. Tais interesses pressionaram fortemente o Governo em diversos casos, como os transgênicos, a usina nuclear de Angra 3, as hidroelétricas do Rio Madeira e a transposição do Rio São Francisco. A política ambiental hoje no Brasil traz muitos avanços no que diz respeito à participação dos governos federal, distrital, estaduais e municipais, e da sociedade civil organizada. Essa dinâmica contribui para a melhoria da qualidade da governança ambiental, porém não garante que na definição das políticas sejam priorizados os interesses sócio-ambientais. A perspectiva do desenvolvimento sustentável enfrenta oposição em diversos segmentos do mercado e até mesmo em certos setores do Governo, ao enxergarem equivocadamente o meio ambiente como um entrave ao desenvolvimento, quando, na verdade, é um elemento propulsor do desenvolvimento. No caso do Brasil, a biodiversidade é responsável por aproximadamente 50% do PIB. Assim, é fundamental que empresas, sociedade e Governo estejam em sintonia, visando conciliar também os interesses sociais e ambientais Os interesses econômicos que procuram inviabilizar a transversalidade constituem o grande obstáculo para a promoção de uma política ambiental integrada para o desenvolvimento sustentável.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201869913)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo a Revista de direito Ambiental (Revista dos Tribunais, 1997), no nosso ordenamento jurídico há duas formas de reparação do dano ambiental. Quais são elas?
		
	
	plantação de mudas de árvores com espécies em extinção e realocação de espécies animais longe do cativeiro
	
	remediação da área impactada e introdução de espécies exóticas no local
	 
	reconstrução do bem impactado e taxa fiscal
	
	reconstituição do patrimônio cultural e taxa fiscal
	 
	reconstituição do bem lesado e indenização em dinheiro
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201869915)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As agressões ao meio ambiente e seus componentes (flora, fauna, patrimônio cultural) que ultrapassam os limites estabelecidos por lei. Ou ainda, a conduta que ignora normas ambientais legalmente estabelecidas mesmo que não sejam causados danos ao meio ambiente, dizem respeito a:
		
	
	Licenciamento Ambiental
	
	Democracia
	
	Políticas públicas
	
	Auditoria Ambiental
	 
	Crimes ambientais
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201875323)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quanto ao Licenciamento Ambiental no Controle das Atividades Poluidoras, qual o tipo de licença prevista e estabelecida pela Lei n. 6.938/81, que ao ser expedida na fase preliminar de planejamento e concepção de um novo empreendimento, deve conter os requisitos básicos a serem atendidos nas fases de localização, instalação e operação da atividade e que sua concessão depende das informações sobre o estágio de concepção do projeto, sua caracterização e justificativa, a análise dos possíveis impactos sobre o ambiente, e as medidas que serão adotadas para o controle e mitigação desses impactos ou dos riscos ambientais?
		
	
	Licença de operação
	
	Licença de regulação
	 
	Licença prévia
	
	Licença de instalação
	
	Licença normativa
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201727002)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Lei 10.625, de 19 de dezembro de 2002, dispoe sobre ruidos urbanos e protecao do bem-estar e do sossego publico em Curitiba. Com base nessa lei, identifique dentre as alternativas a seguir a definição FALSA.
		
	 
	RUIDO: Som de curta duração.
	 
	POLUICAO SONORA: emissao de som ou ruido que seja, direta ou indiretamente, ofensivo ou nocivo a saude, a seguranca e ao bem-estar da coletividade.
	 
	VIBRACAO: movimento oscilatorio transmitido por onibus, caminhoes e automoveis.
	 
	FUNDO: sons emitidos durante o periodo de observacao, que nao aquele objeto da medicao.
	 
	RUIDO IMPULSIVO: som de curta duracao, com inicio abrupto e parada rapida, caracterizado por um pico de pressao de duracao menor que um segundo.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201869926)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual alternativa abaixo, NÃO está relacionada a um dos principais tipos de auditorias ambientais?
		
	 
	Auditoria operacional
	
	Auditoria de sistema de gestão ambiental
	
	Auditoria de desempenho ambiental
	
	Auditoria de fornecedor
	
	Auditoria de conformidade
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201869934)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A execução por meio de isenções, reduções, diferimentos de impostos e de financiamentos em condições especiais, com o objetivo de estimular práticas ambientais específicas e auxiliar a implementação de projetos de controle e prevenção da poluição ou substituição de recursos produtivos está relacionada a:
		
	
	incentivo social
	
	imposição ambiental
	 
	subsídio fiscal
	
	alegação trabalhista
	
	prática educacional

Continue navegando