Buscar

QUESTÃO prova dissertativa


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

QUESTÃO:
1. A administração pública, através das leis, do planejamento e do gerenciamento dos bens públicos, visa a atender bem comum e, para isso, lança mão de serviços, os chamados “Serviços Públicos”. Dentre os vários serviços públicos que o Estado pode realizar, explique o que são Serviços Essenciais, citando três exemplos.
RESPOSTA ESPERADA: 
Os serviços públicos essenciais estão diretamente ligados às necessidades básicas da coletividade, os quais são fornecidos pelo Estado ou concessionárias de forma continua.
São considerados serviços essenciais os que não podem ser interrompidos: 
- tratamento e abastecimento de água; produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis; assistência médica e hospitalar; distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos; funerários; transporte coletivo; captação e tratamento de esgoto e lixo; telecomunicações; guarda, uso e controle de substâncias radioativas e materiais nucleares; processamento de dados ligados a serviços essenciais; controle de tráfego aéreo; compensação bancária
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
2. Os métodos de custeio são considerados fontes gerenciais de extrema importância para a tomada de decisões, para a obtenção de lucros e para o alcance dos objetivos previamente traçados. Diante desta afirmação, conceitue Custo Pleno.
RESPOSTA ESPERADA: O método de Custo Pleno é aquele que se caracteriza pela apropriação de todos os custos e despesas agregados aos objetos, inclusive o financeiro.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
3. O orçamento público precisa evoluir, tornar-se moderno, de maneira que os dados sejam extraídos de vários levantamentos e que possam contribuir para a formação de um custo. De que forma este custo pode facilitar o planejamento e o orçamento público?
RESPOSTA ESPERADA: os custos podem contribuir com o planejamento e o orçamento possibilitando ao gestor o conhecimento dos custos, a qualidade dos gastos públicos, respaldo para investimentos, planejar um orçamento de uma forma mais próxima da realidade do governo.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
4. Custo Padrão é o custo que a entidade fixa como o objetivo a ser perseguido durante um determinado período, para a produção ou aquisição de um produto ou serviço. Descreva quatro objetivos mais importantes do Custo Padrão.
RESPOSTA ESPERADA: técnica usada para avaliar e substituir a utilização do custo real independente do método de custeio.
• determinar o custo que deve ser o custo correto;
• avaliar as variações acontecidas entre o real e o padronizado;
• definição de responsabilidades e obtenção do comprometimento dos responsáveis por atividade padronizada, servindo como elemento motivacional;
• avaliação de desempenho e eficácia operacional;
• base para o processo orçamentário.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
5. O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público foi desenvolvido para atender às necessidades de informação das organizações deste setor, devendo, obrigatoriamente a partir de 2012, ser utilizado na União, Estados e Distrito Federal. Já para os municípios, o prazo para implantação deste novo Plano de Contas poderá ocorrer até 2013. Assim, de acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, cite no mínimo quatro itens de classes que devem compor esta nova proposta do plano de contas.
RESPOSTA ESPERADA: O PCASP está dividido em oito classes, conforme o MCASP:
1. Ativo.
2. Passivo e Patrimônio Líquido.
3. Variações Patrimoniais Diminutivas.
4. Variações Patrimoniais Aumentativas.
5. Controles da Aprovação do Planejamento e Orçamento.
6. Controles da Execução do Planejamento e Orçamento.
7. Controles Devedores.
8. Controles Credores.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
6. Os conceitos de custos ajudam a ampliar a base de conhecimento e subsidiar o estudo dos métodos de custeio para aplicações no setor público. Diante desta afirmativa, entre o custo padrão e o custo pleno, qual o mais adequado à área pública e por quê?
RESPOSTA ESPERADA: O mais adequado é o custo pleno, porque no setor público se trabalha com programas estabelecidos nas diretrizes orçamentárias (LDO), e este custo aloca todos os gastos, como despesas com pessoal, encargos, materiais e serviços de custeio, material permanente e as despesas financeiras. Uma vez que o custo padrão é melhor para a formação do preço de venda.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
7. A Lei de Responsabilidade Fiscal deseja a colocação de um sistema de custos na administração pública, estabelecendo normas de finanças públicas para o sistema de custos que autorize a assistência da gestão orçamentária, financeira e patrimonial. O conhecimento antecipado através do orçamento dos custos na área pública é uma ferramenta de extrema importância para efetuar o planejamento da entidade. Qual a contribuição do orçamento dos custos e das peças orçamentárias na elaboração da LOA e o PPA?
RESPOSTA ESPERADA: a aplicação do custo tem que ser em todas as fases de elaboração do PPA e LOA. A alocação dos custos nos programas, ações, projetos e atividades devem ser praticados desde o planejamento do PPA, para não gerar distorções quanto à projeção de gastos. Precisamos utilizar um mecanismo de créditos adicionais para evitar erros na previsão orçamentária e fixação das despesas nas dotações. Devendo o nosso orçamento ficar mais próximo da realidade, não exageradamente e nem deficitário.