Buscar

METODOLOGIA DE PESQUISA PARA AS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Aula 05

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Metodologia de pesquisa para as
Ciências Humanas e Sociais-
Título da Aula: A pesquisa quantitativa: análise probabilística e não probabilística
Nesta aula...
+ Pesquisa Quantitativa
+ Análise Probabilística
+ Análise não probabilística
A pesquisa quantitativa
“Diferentemente da pesquisa qualitativa, os resultados da pesquisa quantitativa podem ser quantificados. Como as amostras geralmente são grandes e consideradas representativas da população, os resultados são tomados como se constituíssem um retrato real de toda a população alvo da pesquisa. A pesquisa quantitativa se centra na objetividade. Influenciada pelo positivismo, considera que a realidade só pode ser compreendida com base na análise de dados brutos, recolhidos com o auxílio de instrumentos padronizados e neutros. A pesquisa quantitativa recorre à linguagem matemática para descrever as causas de um fenômeno, as relações entre variáveis, etc. A utilização conjunta da pesquisa qualitativa e quantitativa permite recolher mais informações do que se poderia conseguir isoladamente”. (FONSECA, 2002, 20)
O que é uma amostra?
“Amostra é a parte do universo de pesquisa que se toma para fazer a pesquisa. (...) A amostra é uma maneira mais econômica quanto a tempo, esforço e dinheiro, de se obter as informações desejadas, com alguns elementos do universo de pesquisa, em vez de com todos (SELLTIZ, 1974)”. 
Amostra Probabilística x Não Probabilística
PROBABILÍSTICA: todas as unidades de uma população têm alguma chance de ser incluídas na amostra.
NÃO PROBABILÍSTICA: há unidades da população que não têm chance de fazer parte da amostra. Os entrevistados são selecionados de acordo com algum critério pré definido.
Amostra Probabilística Simples
Realizada por sorteio;
Cada unidade da população: chance conhecida e igual de ser sorteada;
Listagem de todas as unidades da população;
Com essa listagem é realizado o sorteio;
Esta forma é muito utilizada em pesquisa eleitoral.
Amostra Probabilística Simples
“...na maioria das vezes essa é uma forma de seleção inviável. Primeiro, porque nunca haverá uma lista completa e atualizada dos eleitores. Segundo, porque, se existisse tal lista, depois de sortear os que seriam entrevistados seria economicamente inviável realizar entrevistas individuais e mesmo telefônicas (não só por causa da cobertura telefônica, mas também da dificuldade de se obter os números de telefone de todos os sorteados). (ALMEIDA, 2002)
Amostra Não Probabilística
“Numa pesquisa de campo em que se quer saber a opinião das pessoas, há necessidade de selecionar as que serão ouvidas da maneira mais neutra possível, evitando-se, portanto, escolhas intencionais e subjetivas” (BRANDÃO NETO, 2004)
Amostra Não Probabilística
Na amostra “Não Probabilística” as pessoas são entrevistadas à partir de algum critério que deve ser estabelecido pelo pesquisador, de acordo com o objetivo de sua pesquisa. 
OBRIGADA!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais