Buscar

Avaliando Aprendizado ((Direito Penal 1))

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201702071956)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Acerca da existência da pessoa natural, analise as assertivas a seguir: I- termina com a morte, sempre que comprovada pelo atestado de óbito e pela presença física do morto. II- termina com a morte, passível de presunção em relação aos ausentes, com observância aos casos em cuja abertura de sucessão definitiva é autorizada por lei. III- inicia-se com o nascimento com vida, conforme prevê o artigo 2º do Código Civil, independentemente do registro civil. IV- termina com a morte, que pode ser presumida exclusivamente para os casos de ausência de absolutamente capaz, com observância dos casos em que a lei autoriza a abertura de sucessão definitiva. Está correto o que se afirma em: 
		
	
	Todas as assertivas.
	
	I, II e III
	
	III e IV
	
	II, III e IV
	
	II e III
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702061253)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A existência da pessoa natural termina com a morte, conforme preconiza o artigo 6° do Código Civil: ¿art 6º. A existência da pessoa natural termina com a morte; presume-se esta, quando aos ausentes, nos casos em que a lei autoriza a abertura da sucessão definitiva.¿ A morte marca o fim da personalidade física e faz cessar consequentemente a personalidade jurídica da pessoa. Casos como os de pessoas desaparecidas no desastre de Mariana em Minas Gerais, Região Serrana do Rio de Janeiro e da aeronave da Air France que caiu no Oceano Atlântico, são exemplos de: 
		
	
	Ausência
	
	Sucessão provisória
	
	Comoriência
	
	Morte presumida
	
	Morte real
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702225167)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Ivana teve seu celular roubado e dois dias depois do assalto viu fotos suas circulando pela internet sem sua autorização. As fotos marcavam momentos que vivera com seus amigos, em uma viagem de fim de ano, em uma praia do Nordeste brasileiro. Nesse caso, identificado o criminoso que roubou seu celular, sendo o mesmo que publicou as fotos de Ivana, é CORRETO afirmar que:
		
	
	Ivana teve sua honra objetiva violada, mas não pode pedir reparação civil porque ela tirou as fotos e perdeu seus direitos da personalidade.
	
	Ivana pode pleitear uma ação de indenização por danos morais em face do criminoso, tomando por base o artigo 21 do Código Civil brasileiro, que protege a vida privada do indivíduo.
	
	Ao viajar com seus amigos para a praia e tirar fotos em um ambiente público, Ivana renunciou temporariamente ao seu direito de imagem.
	
	Ivana pode pleitear, com fundamento legal, danos morais, materiais e estéticos.
	
	Com base no Código Civil, Ivana poderá pedir invocação do Direito ao Esquecimento.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702218050)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	De acordo com o Código Civil, é CORRETO afirmar que a incapacidade, para os menores, cessará: 
		
	
	Pela concessão dos pais, mediante instrumento público, independentemente de homologação judicial, ou por sentença do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos. 
	
	NRA
	
	Pelo ingresso em curso de ensino superior.
	
	Pelo exercício de cargo em comissão na Administração Pública. 
	
	Pela aprovação em concurso público. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702101234)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Sobre as pessoas naturais, conforme o Código Civil, é correto afirmar: 
		
	
	a) São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil: os menores de dezoito anos; os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos; os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade. 
	
	d) Os ascendentes, os descendentes e o cônjuge, uma vez provada a sua qualidade de herdeiros, poderão entrar na posse dos bens do ausente antes de iniciada a sucessão, contanto que garantam em juízo o valor da herança. 
	
	c) Salvo por exigência médica, é defeso o ato de disposição do próprio corpo, quando importar diminuição permanente da integridade física, ou contrariar os bons costumes. O ato previsto neste artigo será admitido para fins de transplante, na forma estabelecida em lei especial. 
	
	a) São relativamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil: os menores de dezoito anos; os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos; os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.
	
	b) A existência da pessoa natural termina com a morte; presume-se esta, quanto aos ausentes, nos casos em que a lei autoriza a abertura de sucessão provisória.

Continue navegando