Buscar

direitos humanos e seguranca publica

Prévia do material em texto

Disciplina: TA II - Direitos Humanos e Segurança Pública
UNIDADE 1
Nome:	 
Curso: Especialização em Gestão Pública 
Enunciado: Assistir ao vídeo Direitos Humanos: 13 reflexões de Ricardo Balestreri, presente na 3 Videoteca, e elaborar uma resenha listando e comentando as treze reflexões propostas.
Resposta
De acordo com o vídeo, Ricardo Balestreri, relatou sobre as treze reflexões sobre polícia e direitos humanos.
Na primeira reflexão (cidadania dimensão primeira), Balestreri destacou que o policial é, antes de tudo, um cidadão, e na cidadania deve nutrir sua razão de ser. Sua condição de cidadania é portanto condição primeira, tornando-se bizarra qualquer reflexão fundada no antagonismo entre uma sociedade civil e outra formada por policiais. Isso só favorece a criminalidade e os governos que não investem no aperfeiçoamento da atividade policial.
Na segunda reflexão (Policial: cidadão qualificado), Ricardo mencionou que o policial é um cidadão qualificado no serviço. Sendo a autoridade mais comumente encontrada, tem a missão de ser uma espécie de ouvidor social e representante do poder público.
Na terceira reflexão( Policial: pedagogo da cidadania) Balestreri destacou que o agente de segurança pública tem também a função de pedagogo. É um legítimo educador por meio de suas atitudes e comportamentos.
Na quarta reflexão (A importância da auto-estima pessoal e institucional), Ricardo declarou que o reconhecimento da dimensão pedagógica é o caminho mais rápido e eficaz para a reconquista da abalada auto-estima policial.
Na quinta reflexão (Polícia e “ superego” social), Balestreri mencionou que a polícia age como um superego social, indispensável em culturas urbanas, complexas e de interesses conflitantes. Zelar pois diligentemente pela segurança pública é dever da polícia, que deve intervir sim sempre que for necessário com firmeza e autoridade.
Na sexta reflexão (Rigor versus violência) Ricardo destacou que o uso da força legítimo, contudo, não deve ser confundido com abusos e truculência. A fronteira entre a força e a truculência é delimitada pela lei e nas diferenças que devem existir entre a ação de polícia e de bandidos. Embora às vezes seja difícil, no dia-a-dia, os policiais devem lutar e a sociedade ajudá-los a não empregarem os métodos empregados pelos bandidos no cumprimento da lei.
Na sétima reflexão (Polícial versus criminoso- metodologias antagônicas), Balestreri declarou que as metodologias de policiais e criminosos devem ser sempre antagônicas. Devemos, sim, retomar a valorização da figura do "mocinho" em oposição à do bandido. Isso ajuda a sociedade a ter mais respeito pela polícia que é paga pelo contribuinte.
Na oitava reflexão(“ A ‘visibilidade moral “ da policia: importância do exemplo), Ricardo mencionou que a polícia precisa em todo tempo buscar os bons exemplos que ajudem a sociedade a visualizar uma moral policial digna.
Na nona reflexão (“Ética” corporativa versus ética cidadão), Balestreri declarou que o policial bem preparado e consicente de seu valor social será o primeiro interessado no expurgo dos maus profissionais. Saberá ver a ética como uma só e não com as contradições entre a "ética corporativa" e da cidadania.
Na décima reflexão (Critérios de seleção, permanência e acompanhamento), Ricardo comentou que os processos de seleção de policiais devem tornar-se cada vez mais rígidos.
Na décima primeira reflexão (Direitos humanos dos policiais – humilhação versus hierarquia), Balestreri mencionou que Os policiais também têm direitos humanos que precisam ser respeitados, evitando-se a humilhação em nome do respeito à hierarquia.
Na décima segunda reflexão (Direitos humanos dos policiais – humilhação versus hierarquia), Ricardo relatou que a falta de hierarquia na polícia também é um mal. Deve-se buscar uma hierarquia inteligente. 
Na décima terceira reflexão (A formação dos policiais), Balestreri declarou que deve-se valorizar cada vez mais o estabelecimento de um núcleo comum de conteúdos e metodologias na formação dos policiais.
Bibliografia.
Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=K3Q7FhijmDw&list=PL2C0CBDDFAC43A505&index" https://www.youtube.com/watch?v=K3Q7FhijmDw&list=PL2C0CBDDFAC43A505&index 
Acesso em: 09 março de 2015.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes