Buscar

Resumo da Palestra da Atuação da Advocacia no Estado Democrático de Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo da Palestra da Atuação da Advocacia no Estado Democrático de Direito.
Inicialmente o advogado é considerado como aquele bacharel em direito e regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, tem papel preponderante em um estado democrático de direito, tanto que a Constituição da República brasileira consagra em seu art. 133 que o “advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”. Da mesma forma, o art. 2º, da Lei 8.906/94 que institui o Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil preconiza que o advogado é indispensável à administração da justiça e em seu ministério privado, presta serviço público e exerce função social.
 Em 11 de Agosto de 1827 em Olinda e em São Paulo foi instaladas os dois primeiros cursos de direito no Brasil, nesse tempo o país vivia o regime imperial por Dom Pedro, mas mesmo assim reconhecido o exercício da advocacia, e em 1843 foi criado o instituto dos advogados do Brasil IAB foi o embrião o gene inicial que hoje é a OAB. A advocacia tem o dever de resguardar os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos.
Conclui-se ainda, que é através do Estado democrático de direito que os direitos fundamentais e sociais dos indivíduos são garantidos e, caso ocorra violação, serão efetivados por meio dos advogados que tem como intuito promover a justiça e a paz social.

Continue navegando