Buscar

av2 patologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201302084481)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Adaptação é uma propriedade geral dos seres vivos que se traduz pela capacidade de ser sensível às variações do meio ambiente (irritabilidade), assim como:
		
	 
	Natureza do agente agressor
	
	Intensidade da agressão
	
	Alterações do patrimônio genético
	
	Duração da lesão
	 
	Variações bioquímicas e fisiológicas
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302083661)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Uma vez que a célula sofre lesão irreversível ocasionada por um agente nocivo, as rotas de morte são ativadas. Sobre esse assunto julgue os itens a seguir: I) O início da apoptose ocorre principalmente através dos sinais de duas vias distintas, porém com o mesmo objetivo final. Uma é a via extrínseca, iniciada por receptores de morte; a outra é a via mitocondrial, através da ativação da proteína Bcl-2 pró-apoptótica. II) Geralmente a morte desencadeada por necrose está associada a processos patológicos, enquanto a apoptose se associa a processos fisiológicos. III) Uma célula em processo de necrose adquire alteração nos fosfolipídios da membrana plasmática, porém a membrana continua intacta. IV) Os radicais livres em excesso produzidos por uma célula exposta a um agente nocivo, como por exemplo radiação ionizante ou substâncias químicas, têm a capacidade de lesionar o DNA, provocando a morte celular. V) A necrose é a via de morte celular que é induzida pela ativação das caspases, enzimas que degradam o DNA e as proteínas citoplasmáticas. QUAIS alternativas estão CORRETAS?
		
	
	apenas III e IV
	 
	apenas I, II e IV
	
	apenas II e III
	 
	apenas IV e V
	
	apenas I e II
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302084483)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Saúde e normalidade não têm o mesmo significado. A palavra saúde é utilizada em relação ao indivíduo, enquanto o termo normalidade é utilizado em relação a:
		
	
	Variações do meio ambiente
	
	Conceito biológico de adaptação
	
	Variações metabólicas
	 
	Parâmetros estruturais e funcionais
	 
	Aspectos das doenças
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302114837)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Explique, com base nos sinais de Celsius, porque a garganta de Simone, que está com amigdalite, ficou vermelha, inchada, dolorida e quente.
		
	
Resposta: A garganta da Simone está apresentando 4 dos sinais da inflamação que é vermelhidão, edema, dor e calor. Nesse caso não apresenta a perda da função. Esses sinais indicam que Simone está passado por um processo inflamatório, que é algo natural do organismo. A inflamação ocorre quando a presença de algo estranho, não reconhecível pelo corpo, como algumas bactérias. A inflamação é uma forma de defesa do corpo, mas se não for controlada pode progredir para uma inflamação aguda ou cronica que são os tipos de inflamação.
	
Gabarito: Isso ocorreu porque a amigdalite representa, em termos patológicos, uma inflamação aguda. Neese processo, ocorre vasodilatação, como aumento da perfusão sanguínea na região afetada, que gera o rubor e o calor. Associada à vasodilatação ocorre o aumento da permeabilidade vascular, responsável pelo tumor (mais corretamente chamando de edema) e pela dor.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302089689)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Leia, com atenção, o texto e o caso clínico a seguir. Em virtude da poluição ambiental, a camada de ozônio (ozonosfera), uma das principais barreiras que protegem os seres vivos da radiação ultravioleta solar, vem sofrendo degradação progressiva. Sabemos que a exposição aos raios ultravioleta tipo B (UVB) causa queimaduras na pele, que podem ocasionar lesões graves ao longo do tempo. Por essa razão, recomenda-se a utilização de filtros solares, que deixam passar apenas certa fração desses raios, indicada pelo Fator de Proteção Solar (FPS). CASO CLÍNICO: Sandra, 50 anos procurou o dermatologista, pois notou aumento de tamanho, alteração de coloração e prurido em uma lesão pigmentada pré-existente na face. A paciente relatou que apesar de muito branca, não usa filtro solar. No próprio consultório dermatológico, a lesão foi extirpada totalmente (exérese total da lesão) e circundada por uma margem de tecido normal (margem de segurança). À microscopia ótica (MO) evidenciou-se hiperceratose, epiderme espessada, células isoladas, com núcleo picnótico. O diagnóstico final foi Ceratose solar. a) Sobre a responsabilidade do homem na preservação da biodiversidade e sua participação nas condições favoráveis ao surgimento das doenças estabeleça uma relação entre o texto e o caso clínico. b) De acordo com a MO que tipo de morte celular ocorreu?
		
	
Resposta: A) A paciente foi diagnostica com ceratose solar devido a uma exposição intensa aos raios ultravioleta tipo B. A paciente deveria usar filtro solar quando exposta ao sol pois apresenta pele muito branca, onde o risco de queimaduras na pele é maior devido a quantidade de melanina. Esses diagnósticos de queimaduras na pele tem aumentado no decorrer dos anos devido a poluição ambiental a camada de ozônio que é uma das principais barreiras que protege os seres vivos da radiação ultravioleta solar. B) Necrose.
	
Gabarito: a) A paciente do caso clínico apresenta uma lesão decorrente da radiação ultra-violeta solar, sendo ao mesmo tempo vítima e culpada do surgimento dessa lesão. b) apoptose.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302089531)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sônia, 70 anos, desenvolveu calcificação na artéria aorta. No prontuário da paciente estava escrito que a mesma fazia suplementação de vitamina D e cálcio e tem histórico de hiperparatireodismo. Com base no caso clínico são feitas as seguintes afirmações: I A suplementação com vitamina D, que na sua forma ativa (calcitriol) aumenta a absorção intestinal de cálcio, é uma das causas da hipercalcemia. II O tipo de calcificação que a paciente desenvolveu é a distrófica. III O hiperparatireodismo promove aumento da secreção do PTH (paratormônio) que por sua vez aumenta a reabsorção óssea. IV O hiperparatireodismo é uma das causas da calcificação metastática. Assinale a opção correta:
		
	 
	Apenas a afirmação II está correta.
	
	Todas as afirmações estão corretas.
	 
	As afirmações I, III e IV estão corretas.
	
	Apenas a afirmação I está correta.
	
	As afirmações I, II e III estão corretas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302275693)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	DISTURBIO CIRCULATÓRIO CARACTERIZADO PELA ATIVAÇÃO EXCESSIVA DOS PROCESSOS HEMOSTÁTICOS, PODE LEVAR À ISQUEMIA E NECROSE.
		
	
	HEMORRAGIA
	 
	TROMBOSE
	
	HIPEREMIA
	
	CONGESTÃO
	
	EDEMA
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302090945)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	De acordo com a III Diretriz sobre tratamento do infarto agudo do miocárdio (disponível em Arq. Bras. Cardiol. v.83 n.4 suppl.4, 2004) o ácido acetil salicílico (AAS) está indicado rotineiramente para todos os pacientes com suspeita de IAM (Infarto Agudo do Miocárdio), eventualmente como automedicação, exceto nos casos de contra-indicação (alergia ou intolerância ao medicamento, sangramento ativo, hemofilia, úlcera péptica ativa). É considerado o anti-agregante plaquetário de eleição a ser utilizado no IAM, tendo sido demonstrado, pelo estudo ISIS-2 (Second International Study of Infarct Survival), que reduz a mortalidade em 20%, isoladamente, quase tanto quanto a estreptoquinase. Além disso, tem ação sinérgica com o próprio fibrinolítico, levando a associação de ambos os medicamentos a um decréscimo de 42% na mortalidade. A dose recomendada é de 160 mg/dia a 325 mg/dia, devendo a 1º dose ser utilizada de forma mastigável quando da chegada do paciente ao hospital, ainda antes da realização da eletrocardiografia. O mecanismo de ação do AAS está relacionado à inibição do tromboxano A2 (TXA2) que é um eicosanóide indutor da agregação plaquetária e potente vasoconstrictor, sendo produzido pelasplaquetas através do metabolismo do ácido araquidônico. A cicloxigenase é a enzima fundamental nesse metabolismo. O ácido acetil salicílico (AAS) bloqueia de forma irreversível a cicloxigenase. Assim a ação de inibição plaquetária do AAS dura por toda a vida da plaqueta, que é de 7 a 10 dias. Em longo prazo pode ocorrer uma diminuição na contagem das plaquetas (trombocitopenia). Dentro desse contexto, por que pacientes que recebem a orientação de fazer uso crônico de AAS são orientados a supender a medicação antes da realização de qualquer tipo de intervenção cirúrgica, inclusive as dentárias?
		
	
	Porque correm o risco de desenvolver edema durante o procedimento cirúrgico.
	 
	Porque correm o risco de desenvolver uma trombose durante o procedimento cirúrgico.
	
	Porque correm o risco de desenvolver uma tromboembolia durante o procedimento cirúrgico.
	 
	Porque correm o risco de desenvolver uma intensa hemorragia durante o procedimento cirúrgico.
	
	Porque correm o risco de desenvolver uma isquemia e infarto durante o procedimento cirúrgico.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302275697)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	PLEOMORFISMO, HIPERCROMASIA, MITOSES FREQUENTES E CÉLULAS COM 2 OU 3 NÚCLEOS REPRESENTAM QUE TIPO DE ALTERAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO?
		
	 
	HIPERPLASIA
	 
	ANAPLASIA
	
	HIPERTROFIA
	
	DISPLASIA
	
	METAPLASIA
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302084980)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O contato com a erva venenosa (Toxicodendron radicans) desencadeia uma série de eventos clínicos, tais como: vermelhidão, edema, urticária, dentre outros. No entanto, estes eventos acontecem em indivíduos que já foram previamente sensibilizados por estes antígenos. Esta frase se refere a qual tipo de hipersensibilidade:
		
	
	Hipersensibilidade do tipo V
	
	Hipersensibilidade do tipo IV
	 
	Hipersensibilidade do tipo I
	
	Hipersensibilidade do tipo III
	
	Hipersensibilidade do tipo II

Continue navegando