Buscar

SISTEMA CIRCULATÓRIO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMA CIRCULATÓRIO
Profª Esp. Ludmila Morais Calixto
conceitos
Sistema fechado;
Constituído por tubos, chamado de vasos;
Bomba – coração ;
Líquido circulante na rede vascular.
O sistema circulatório transporta líquido por todo o corpo; é formado pelo coração, pelos vasos sanguíneos e vasos linfáticos. 
O coração e os vasos sanguíneos formam a rede de transporte de sangue. Por intermédio desse sistema, o coração bombeia sangue ao longo da vasta rede de vasos sanguíneos do corpo. 
O sangue conduz nutrientes, oxigênio e resíduos que entram e saem das células. 
coração
Forma de cone;
Aproximadamente do tamanho do punho fechado
Cerca de 12 cm de comprimento e 9 cm de largura, em sua parte mais ampla chega a 6 cm de espessura. 
coração
Peso médio 250 g à 300 g;
Apoia-se sobre o diafragma;
LOCALIZA-SE NA CAVIDADE PERICÁRIDICA, NA REGIÃO INFERIOR DO MEDIASTINO MÉDIO.
coração
O CORAÇÃO APRESENTA UMA BASE AMPLA, DIRECIONADA PARA CIMA E PARA A DIREITA, QUE CORRESPONDE AO PLANO VALVAR NA ORIGEM DOS GRANDES VASOS. 
coração
O ÁPICE DO CORAÇÃO APONTA PARA A ESQUERDA, PARA BAIXO E PARA FRENTE. 
Limites do coração
 A superfície anterior fica logo abaixo do esterno e das costelas. 
A superfície inferior é a parte do coração que, em sua maior parte repousa sobre o diafragma, correspondendo a região entre o ápice e aborda direita.
 A borda direita está voltada para o pulmão direito e se estende da superfície inferior à base; 
Limites do coração
a borda esquerda, também chamada borda pulmonar, fica voltada para o pulmão esquerdo, estendendo-se da base ao ápice. 
Como limite superior encontra-se os grandes vasos do coração e posteriormente a traqueia, o esôfago e a artéria aorta descendente.
Camadas da parede cardíaca
Pericárdio: A membrana que reveste e protege o coração. Ele restringe o coração à sua posição no mediastino, embora permita suficiente liberdade de movimentação para contrações vigorosas e rápidas. --O pericárdio consiste em duas partes principais: pericárdio fibroso e pericárdio seroso.
13
Faces externas do coração
Face Anterior (Esternocostal) – Formada principalmente pelo ventrículo direito.
Face Diafragmática (Inferior) – Formada principalmente pelo ventrículo esquerdo e parcialmente pelo ventrículo direito; ela está relacionada principalmente com o tendão central do diafragma.
Face Pulmonar (Esquerda) – Formada principalmente pelo ventrículo esquerdo; ela ocupa a impressão cárdica do pulmão esquerdo.
Configuração interna do coração
O coração possui quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos.
Os Átrios (as câmaras superiores) recebem sangue;
os Ventrículos (câmaras inferiores) bombeiam o sangue para fora do coração
Átrio direito 
O átrio direito forma a borda direita do coração e recebe sangue rico em dióxido de carbono de três veias: veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário.
A veia cava superior, recolhe sangue da cabeça e parte superior do corpo, já a inferior recebe sangue das partes mais inferiores do corpo (abdômen e membros inferiores) e o seio coronário recebe o sangue que nutriu o miocárdio e leva o sangue ao átrio direito.
O sangue passa do átrio direito para ventrículo direito através de uma válvula chamada tricúspide (formada por três folhetos – válvulas ou cúspides).
Anteriormente, o átrio direito apresenta uma expansão piramidal denominada aurícula direita, que serve para amortecer o impulso do sangue ao penetrar no átrio.
Os orifícios onde as veias cavas desembocam têm os nomes de óstios das veias cavas.
O orifício de desembocadura do seio coronário é chamado de óstio do seio coronário e encontramos também uma lâmina que impede que o sangue retorne do átrio para o seio coronário que é denominada de válvula do seio coronário.
átrio Esquerdo
O átrio esquerdo é uma cavidade de parede fina, com paredes posteriores e anteriores lisas, que recebe o sangue já oxigenado; por meio de quatro veias pulmonares.
O sangue passa do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo, através da Valva Bicúspide (mitral), que tem apenas duas cúspides.
O átrio esquerdo também apresenta uma expansão piramidal chamada aurícula esquerda.
átrio Esquerdo
Ventrículo direito
O ventrículo direito forma a maior parte da superfície anterior do coração. O seu interior apresenta uma série de feixes elevados de fibras musculares cardíacas chamadas trabéculas carnosas.
No óstio atrioventricular direito existe um aparelho denominado Valva Tricúspide que serve para impedir que o sangue retorne do ventrículo para o átrio direito.
Essa valva é constituída por três lâminas membranáceas, esbranquiçadas e irregularmente triangulares, de base implantada nas bordas do óstio e o ápice dirigido para baixo e preso ás paredes do ventrículo por intermédio de filamentos.
Ventrículo esquerdo
O ventrículo esquerdo forma o ápice do coração. No óstio atrioventricular esquerdo, encontramos a valva atrioventricular esquerda, constituída apenas por duas laminas denominadas cúspides (anterior e posterior). Essas valvas são denominadas bicúspides.
Como o ventrículo direito, também tem trabéculas carnosas e cordas tendíneas, que fixam as cúspides da valva bicúspide aos músculos papilares.
Ventrículo esquerdo
O sangue passa do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo através do óstio atrioventricular esquerdo onde localiza-se a Valva Bicúspide (mitral). 
Do ventrículo esquerdo o sangue sai para a maior artéria do corpo, a aorta ascendente, passando pela Valva Aórtica – constituída por três válvulas semilunares: direita, esquerda e posterior.
VENTRÍCULO Esquerdo
parte do sangue flui para as artérias coronárias, que se ramificam a partir da aorta ascendente, levando sangue para a parede cardíaca; o restante do sangue passa para o arco da aorta e para a aorta descendente (aorta torácica e aorta abdominal). 
 Ramos do arco da aorta e da aorta descendente levam sangue para todo o corpo.
O ventrículo esquerdo recebe sangue oxigenado do átrio esquerdo.
 
A principal função do ventrículo esquerdo é bombear sangue para a circulação sistêmica (corpo). 
A parede ventricular esquerda é mais espessa que a do ventrículo direito. Essa diferença se deve à maior força necessária para bombear sangue para a circulação sistêmica.
(Mitral)
(Tricúspide)
Ciclo cardíaco 
Um ciclo cardíaco único inclui todos os eventos associados a um batimento cardíaco. 
No ciclo cardíaco normal os dois átrios se contraem, enquanto os dois ventrículos relaxam e vice versa. 
O termo sístole designa a fase de contração; a fase de relaxamento é designada como diástole.
Ciclo cardíaco 
Ciclo cardíaco 
Sístole é a contração do músculo cardíaco, temos a sístole atrial que impulsiona sangue para os ventrículos. 
Assim as valvas atrioventriculares estão abertas à passagem de sangue e a pulmonar e a aórtica estão fechadas. 
Na sístole ventricular as valvas atrioventriculares estão fechadas e as semilunares abertas a passagem de sangue.
Ciclo cardíaco 
Diástole é o relaxamento do músculo cardíaco, é quando os ventrículos se enchem de sangue, neste momento as valvas atrioventriculares estão abertas e as semilunares estão fechadas.
VASOS SANGUÍNEOS
Formam uma rede de tubos que transportam sangue do coração em direção aos tecidos do corpo e de volta ao coração. 
Os vasos sanguíneos podem ser divididos em sistema arterial e sistema venoso
Sistema arterial
Constitui um conjunto de vasos que partindo do coração, vão se ramificando, cada ramo em menor calibre, até atingirem os capilares.
Sistema venoso
Formam um conjunto de vasos que partindo dos tecidos, vão se formando em ramos de maior calibre até atingirem o coração.
Os vasos sanguíneos que conduzem o sangue para fora do coração são as artérias. Estas se ramificam muito, tornam-se progressivamente menores, e terminam em pequenos vasos determinados arteríolas.
A partir destes vasos, o sangue é capaz de realizar suas funções de nutrição e de absorção atravessando uma rede
de canais microscópicos, chamados capilares, os quais permitem ao sangue trocar substâncias com os tecidos.
Estrutura dos vasos
Anastomose
Os vasos sanguíneos são compostos por várias anastomoses, principalmente nos vasos cerebrais.
Anastomose: significa ligação entre artérias, veias e nervos os quais estabelecem uma comunicação entre si. 
A ligação entre duas artérias ocorre em ramos arteriais, nunca em troncos principais. Às vezes duas artérias de pequeno calibre se anastomosam para formar um vaso mais calibrosos. Frequentemente a ligação se faz por longo percurso, por vasos finos, assegurando uma circulação colateral.
sangue
As células de nosso organismo precisam constantemente de nutrientes para manutenção do seu processo vital, os quais são levados até elas pelo sangue.
Ao sangue cabe também a função de transportar oxigênio para as células, e servir de veículo para que elementos indesejáveis como gás carbônico, que deve ser expelido pelos pulmões, e ureia, que deve ser eliminado pelos rins.
O sangue é composto por uma parte líquida, o plasma, constituído de substâncias nutritivas e elementos residuais das reações celulares. 
O plasma também possui uma parte organizada, os elementos figurados, que são os glóbulos sanguíneos e as plaquetas.
Os glóbulos dividem-se em vermelhos e brancos
Os Glóbulos Vermelhos são as hemácias, células sem núcleo contendo hemoglobina, um pigmento vermelho do sangue responsável pelo transporte de oxigênio e de gás carbônico.
Os Glóbulos Brancos são os leucócitos, verdadeiras células nucleadas, incumbidas da defesa do organismo. São eles: neutrófilos, basófilos, eosinófilos, monócitos e linfócitos.
Circuitos vasculares 
O coração consiste em duas bombas musculares que, embora adjacentes, atuam em série, dividindo a circulação em dois componentes: os circuitos ou circulações pulmonar e sistêmica
Circulação Pulmonar ou direita ou pequena circulação: vai do coração aos pulmões e retorna ao coração. Destina-se à troca de gases (gás carbônico por oxigênio).
Circulação Sistêmica ou esquerda ou grande circulação: vai do coração para todo o organismo e retorna ao coração. Destina-se à nutrição sistêmica de todas as células.
Circulação pulmonar
leva sangue do ventrículo direito do coração para os pulmões e de volta ao átrio esquerdo do coração. Ela transporta o sangue pobre em oxigênio para os pulmões, onde ele libera o dióxido de carbono (CO2) e recebe oxigênio (O2). 
O sangue oxigenado, então, retorna ao lado esquerdo do coração para ser bombeado para circulação sistêmica.
Circulação sistêmica
é a maior circulação; ela fornece o suprimento sanguíneo para todo o organismo. 
A circulação sistêmica carrega oxigênio e outros nutrientes vitais para as células, e capta dióxido de carbono e outros resíduos das células.
REFERENCIAS 
Moore, Keith L. Anatomia Orientada para a Clínica. Rio de Janeiro – Guanabara Koogan, 2007. 
NETTER, F. Atlas de Anatomia Humana. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. 
Sobotta: atlas de anatomia humana: órgãos internos, volume 3 / coordenado por F. Paulsen e J. Waschke; traduzido por Marcelo Sampaio Narciso; sob a supervisão de Adilson Dias Salles. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando