Buscar

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA QUESTOES DISCURSIVAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A responsabilidade social nos negócios é fruto da necessidade do surgimento de um ambiente de negócios mais consciente e capaz de disponibilizar para a população produtos e serviços desenvolvidos por meio de processos que preservem o meio ambiente. Por que isso é necessário em termos de negócios para a empresa? 
Gabarito: Porque se continuar a tendência atual, a perda do capital natural vai impactar, em um futuro próximo, as condições de atuação das empresas.
A Análise SWOT é uma ferramenta gerencial para estudar, de forma integrada, o processo de análise estratégica, depois de identificadas as oportunidades e ameaças ambientais e os pontos fortes e fracos da organização. Identifique e descreva três pontos fortes potenciais que as empresas precisam alcançar e que são listados na matriz da Análise SWOT. 
Gabarito: O aluno pode discorrer sobre diferentes aspectos e características, devendo se deter nestes pontos fortes: liderança do mercado, produtos de alta qualidade, estrutura de custos baixos, cultura organizacional forte, elevada autonomia financeira, forte pesquisa e desenvolvimento. 
O processo de administração estratégica é uma sequência de etapas que incluem diferentes modalidades de se lidar com a gestão de uma empresa, incluindo planejamento, implementação e controle. Elabore um comentário que resuma a etapa DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL, apresentando suas principais características.
Gabarito: Consiste na avaliação e no diagnóstico da situação atual da organização, identificando sua visão, sua missão, objetivos e suas estratégias. A coerência entre a visão, a missão, os objetivos e as estratégias significa que esses elementos foram definidos em processos de planejamento anteriores e foram bem comunicados pelos membros da organização.
Quais os requisitos necessários para que uma empresa seja classificada como sustentável? 
Resposta: Para que uma empresa seja classificada como sustentável, é interessante a organização alinhar seu planejamento estratégico com o meio em que a organização atua, sem impactar o meio ambiente com produtos poluentes e assim não prejudicando a sociedade, sendo assim, daqui alguns anos não impactando na perda de produtos naturais e não prejudicando a própria organização. 
Gabarito: A empresa deve ser capaz de manter sua lucratividade e sua saúde financeira mesmo atuando positivamente em prol da comunidade e preocupando-se em eliminar, reduzir ou minimizar os danos que possa estar provocando no meio ambiente durante o seu processo produtivo ou de prestação de serviços. De certa forma, ser uma empresa sustentável significa aplicar uma série de ações ou planejar novas formas de agir que enquadrem a empresa como sustentável. E isso é plenamente acessível a qualquer instituição, por menor que seja o seu porte. 
Uma das cons equências da correta inter nalização da m issão na organização é a melhoria da visão sistêmica. O que sig nifica visão sistêm ica no contexto organizacional ? 
 Resposta: É entender a organização como um sistem a que interage no conjunto de suas ações buscando objetivos com uns à sua empresa. 
Gabarito: Visão global da organização e do seu funcionam ento. É olhar a organização como um sistema intergado, de maneira macro e estratég ica, ou seja, ter um a visão global da orga nização e do m eio no qual ela está inserida. 
"Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia, tudo passa e sem pre passará". Esse trecho da música do Lulu Santos, quando analisado comparativamente com o planejamento estratégico, revela uma contradição no próprio processo de elaboração do ref erido planejam ento. Qual é essa contradição? 
Gabarito: O planejamento estratégico, apes ar de ser proj etado para o longo prazo, exige uma enorm e capacidade de se ad aptar a mudanças, c onvivendo com um cenário de constant es alterações.
Oliveira (1997) destac a que a análise interna da empresa determ ina os pontos fortes e os pontos fracos da organização. O que representam os pontos fortes, qual a interferência da empresa sobre eles e os resultados que eles p odem proporcionar? 
Gabarito: Os pontos fortes são vantagens estruturais controláveis pela empresa que a favorecem perante oportunidades e ameaças do ambiente.
O processo de administração estratégica é uma sequência de etapas que incluem diferentes modalidades de se lidar com a gestão de uma empresa, incluindo planejamento, implementação e controle. Elabore um comentário que resuma a etapa CONTROLE ESTRATÉGICO, apresentando suas principais características. 
Gabarito: A etapa final do processo de administração estratégica busca monitorar a implementação estratégica, avaliando se o desempenho da organização corresponde aos objetivos estratégicos definidos e tomando medidas corretivas sempre que existirem desvios significativos. Inclui indicadores de desempenho, sistema de informação e mecanismos para monitorar o processo. 
Quando a empresa está envolvida na tomada de decisões sobre os objetivos e estratégias de longo prazo, está passando por qual tipo de planejamento? Justifique. 
Resposta: Planejamento estratégico, porque nele será elaborado os relatórios que serviram de apoio para a tomada de decisão. 
Gabarito: Planejamento estratégico. Os planos estratégicos têm uma orientação externa forte e envolvem as partes principais de uma organização. Os altos executivos são responsáveis pelo desenvolvimento e pela execução do plano estratégico, embora eles não formulem ou implementem pessoalmente o plano todo.
A Matriz BCG foi desenvolvida por Bruce Henderson, do Boston Consulting Group, e tem por objetivo auxiliar a administração de uma carteira de diferentes negócios por meio da gestão de seus fluxos financeiros. A matriz BCG concentra-se em duas dimensões de uma unidade de negócios. Identifique e descreva as características principais destas duas dimensões. 
 Gabarito: 1. Participação relativa de mercado: representa a posição competitiva de cada negócio e sua capacidade para liberar meios financeiros. Quanto maior a participação de mercado, maior será a capacidade de liberação de meios financeiros, dadas as maiores economias de experiências e de escala. 2. Taxa de crescimento do mercado: está relacionada com a atratividade da indústria como um todo e com a necessidade de investimentos na unidade de negócio para acompanhar o crescimento do mercado. Quanto mais alta a taxa de crescimento, maiores serão os investimentos necessários.

Outros materiais