Buscar

Vírus e Fungos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conceitue vírus e cite suas características.
Vírus são pequenos seres parasitas formados por uma cápsula proteica que podem infectar organismos vivos. Dentre suas características pode-se citar que são acelulares, não são sensíveis, são formados por DNA ou RNA, nunca os dois juntos.
 Descreva a estrutura de um vírus, e quanto a sua morfologia como pode ser? Esses organismos são formados por duas partes principais: o material genético e o capsídeo. Alguns vírus possuem, além do capsídeo, outra estrutura que reveste o vírus denominada de envelope.
Explique replicação viral
Os vírus reproduzem-se apenas no interior da célula de um hospedeiro, uma vez que não possuem metabolismo próprio. Ao atingir uma célula e parasitá-la, uma série de processos ocorre até que o vírus consiga fazer com que a célula trabalhe a seu favor.
Explique o ciclo lítico e lisogênico
Os vírus possuem dois tipos de ciclos reprodutivos: o ciclo lítico e o ciclo lisogênico. No ciclo lítico, a célula é infectada e os vírus comandam todo o processo reprodutivo em seu interior, deixando a célula totalmente inativa. O vírus assume o metabolismo da célula e pode produzir até 200 vírus, provocando lise celular. Os vírus que foram produzidos atacam outras células e recomeçam o ciclo. No ciclo lisogênico, o ácido nucléico do vírus entra no núcleo da célula e incorpora-se ao ácido nucléico celular. O vírus, então, começa a participar das divisões celulares. À medida que a célula sofre mitoses, a carga viral é repassada às células-filhas, infectando todo o organismo.
O que é o efeito citopático e cite exemplos A presença do virus gera mudanças morfológicas na célula hospedeira. Exemplos: Vírus da raiva (corpúsculos no interior da cél.), Vírus do Sarampo e da herpes simplex (multinucleadas)
Como os vírus podem ser cultivados? Pode ser isolado em embrião de galinha, em animais, e em cultura de células.
Como os vírus podem ser identificados? 
Pode ser identificado através de cultura de células pela observação do efeito citopático.
Quais são os tipos das hepatites virais e explique cada um 
Hepatite A – Infecção por alimentos contaminados
Hepatite B – Transmitido por transfusão, seringa, e afins
Hepatite C – Transfusão de sangue
Hepatite D - Igual as hepatites B e C (PRECISA DO HBV PRA REPLICAR)
9 Quais são os tipos de herpes vírus, cite suas características, e explique cada um. Herpes simplex 1 – lesões orolabial 2- mucosas trato genital/ vírus varicela-zoster – máculas, depois vesículas com prurido/ herpes zoster – lesões semelhantes a varicela porém se dá por uma reativação na fase adulta./ citomegalovirus- inflamação dos tecidos do pulmão/ Epstein – barr – inchaço dos gânglios do pescoço e axilas, compromete o fígado/ Sarcoma de kaposi – Feridas vermelho-azuladas em qualquer parte do corpo.
HIV: transmissão, patogenia, e prevenção
É transmitido por fluidos, sangue, mucosa, e materno-fetal; A prevenção é feita por campanhas educacionais, as mutações do vírus dificultam o desenvolvimento de vacina.
Cite as características dos fungos
A nutrição dos fungos é heterotrófica, ou seja, os nutrientes que necessitam para viver são obtidos através de matéria orgânica; Podem se reproduzir de forma sexuada ou assexuada.; são responsáveis pelas micoses e micotoxitoses
 
Quais as diferenças entre bolor e levedura, quanto ao aspecto macro e microscópio, forma de reprodução, coloração e cultivo
Levedura: aspecto cremoso, ovais, brotamento blastoconidios, coloração gram positivas
Bolor: aspecto algodonoso, formados por hifas, reprodução por fragmentação; coloração lactofenol.
O que é dimorfismo térmico, explique e cite um exemplo Apresenta formas diferentes dependendo da temperatura do ambiente; Fungos com dimorfismo térmico apresentam-se como leveduras a 37ºC e como bolor em temperatura ambiente. Ex: Paracoccidiodis brasiliensis – DOENÇA BLASTOMICOSE
O que são micotoxitoses e dê exemplos de um fungo produtor de toxinas Intoxicação causada por toxinas de fungos; As micotoxinas mais conhecidas são as aflatoxinas; EX: Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus
15 PITIRIASE VERSICOLOR : citar o agente etiológico e suas manifestações clinicas “Micose de praia” – é uma infecção superficial da pele provocada pela levedura lipodependente Malassezia furfur. Os sintomas incluem manchas de pele mais claras ou mais escuras do que a pele ao redor, geralmente no tronco e nos ombros. Tratamentos como cremes antifúngicos, loções ou xampus costumam ser eficazes. No entanto, a descoloração da pele pode durar de semanas a meses.
16 O que são dermatóficos e o que provocam? São infecções cutâneas superficiais, micoses, ocasionadas por fungos filamentosos (conhecidos por dermatófitos) que são capazes de usar a queratina como fonte de nutrientes. Aparecimento de manchas brancas ou vermelhas, causando coceira. 
Microsporum: responsáveis por acometer a pele e os pelos.
Trichophyton: afetam a unha, pele e pelos e é o gênero mais frequente. Sua espécie T. rubrum é a responsável pela maioria das infecções causadas por fungos queratinofílicos.
 Epidermophyton: afetam a pele e a unha e apresentam apenas uma espécie que causa doenças no ser humano: a E. floccosum.
Com relação aos fungos dermatóficos, cite quais são as manifestações clinicas que ocorrem no couro cabeludo, pele e unha COURO CABELUDO: – Infecção do couro cabeludo moderada a severa (de lesão escamosa a lesão muito inflamatória dando origem a cicatrizes e a alopécia). Pode haver envolvimento simultâneo do cabelo e da pele
UNHAS: Acomete as unhas dos pés e/ou mãos, em que o fungo ataca a borda da unha, o que causa seu descolamento deixando a opaca. PELE: lesão escamosa, com bordos inflamatórios elevados bem definidos, de aspecto inflamatório e vesicular 
18 Esporotricose: citar ag. Etiológico, transmissão, características do agente e patogenia causada pelo fungo Sporothrix schenckii/ A doença costuma atacar principalmente os gatos. Os animais adquirem a micose quando suas garras entram em contato com material contaminado, presente em cascas de árvore, espinhos, terra e palha. A transmissão para humanos acontece quando a pessoa sofre um arranhão, uma mordida ou mantém contato direto com a pele lesionada./ é um fungo dimórfico, saprófito, ambiental e cosmopolita, responsável por afetar diferentes espécies, como cães, gatos, animais silvestres e o homem./ formação de um caroço vermelho na pele, que posteriormente se transforma em ferida; os caroços podem se aglomerar e formar pequenas fileiras na pele;dor nas articulações
Citar um agente de micose profunda, descrevendo suas características e manifestações 
Nas micoses profundas, os parasitas podem infectar a pele e os órgãos internos, como os pulmões, intestino, ossos, sistema nervosos e outros./ Ag. Rhizopus spp./ Podem causar infecções sérias (e muitas vezes fatais) em humanos e animais devido à sua elevada taxa de crescimento e por poderem desenvolver-se a temperaturas relativamente elevadas. Algumas espécies são patógenos vegetais/  progride para órbita ocular, meninges e cérebro. É quase exclusivamente observada em pacientes imunodeprimidos.
Candidíase (ou candidose): 
a) citar o ag etiológico e fatores predisponentes
Ag. Candida Albicans/ Uso de antibióticos (abaixa a proteção), diabetes,transmissão sexual, gravidez.
b)onde pode se manifestar e quais as características das manifestações. No caso da Candidíase oral os sintomas mais freqüentes são manchas brancas ou placas na mucosa da língua e bochecha, na candidíase dos órgãos genitais os sintomas são vermelhidão e irritação da região exterior da vagina, também é liberada uma secreção branca e espessa nas mulheres, para os homens ocorre o inchaço, vermelhidão do pênis e prepúcio.

Continue navegando