Buscar

questionario de desenvolvimento (Anne Menezes)

Prévia do material em texto

Questionário Desenvolvimento Humano 
1) Cite e explique os lutos vivenciados pelo adolescentes na síndrome da adolescência normal:
R: São 4
Luto pela perda do Corpo Infantil , da identificação e papel infantil , perda dos Pais da infância e perda da bissexualidade.
2)Exemplifique cada característica desta síndrome:
10 Características
1. Busca de si mesmo e da identidade
A busca de si mesmo e da identidade consistem 
em um processo de busca: as paixões repentinas, transitoriedade, formulação da autoimagem, 
auto definição corporal e psicológica.
2.A tendência grupal
em que o adolescente busca uma IDENTIDADE GRUPAL que facilita a resolução das ansiedades em relação à própria falta de referenciais, modismos, posições ideológicas ,psicológicas e superindentificação de massa onde todos se identificam como cada um.
3.Necessidade de intelectualizar e fantasiar
O raciocínio evolui do concreto para o hipotético dedutivo. Essasituação obriga o adolescente a recorrer ao pensamento para compensar as perdas que ocorrem dentro de si mesmo e que não podem ser evitadas,este encontro com o mundo interior permite uma espécie de reajuste emocional.
4. Crises religiosas
É comum observar um mesmo adolescente passando por períodos místicos e por períodos de um ateísmo absoluto.
5. A vivência do tempo
O adolescente tende a vivenciar o tempo de forma peculiar, diferente da dimensão do presente com consequente afastamento da dimensão do passado e do futuro. Percepção diferente do tempo de um adulto .
6. A sexualidade
evolução sexual do autoerotismo à heterossexualidade. Observa-se permanente oscilação entre a atividade de tipo masturbatórioe o início do exercício genital.
7. Atitude social reivindicatória
O adolescente se percebe como parte de uma coletividade, isso o torna capaz de uma ideologia, de uma atitude e de um posicionamento.
8. Condutas contraditórias
Apresenta necessidade de experimentar papéis.
9. Separação progressiva dos pais
Uma das tarefas concomitante a identidade do adolescenteé a de separar-se dos pais. Percebe-se ambivalência dos adolescentes entre situações de dependência e independência.
10. Constantes flutuações do humor
diante de tantas modificações, conquistas ,o adolescente tende a ter polarizações tanto na linha depressiva quanto eufórica. É uma flutuação constante de humor.
3)Segundo Erikson a pessoa em desenvolvimento passa por diversos conflitos. Conceitue conflito.
R: O que o individuo vive ao longo do período desde o nascimento ate o final da vida .Cada conflito deve ser resolvido de forma positiva ou negativamente pelo individuo.
4) Identifique e caracterize ainda Crise vivenciada pelo ser humano em desenvolvimento.
R: Da solução positiva da crise surge um ego mais rico e forte.
Da solução negativa, temos um ego mais fragilizado.
5) Segundo Erikson o desenvolvimento ocorre do nascimento ate a morte .Explique .
Resolução Positiva: traduz em uma virtude, que é um ganho psicológico, emocional e social, 
ou seja, uma característica de personalidade que lhe confere equilíbrio mental e capacidade de um bom relacionamento social. 
Resolução Negativa: 
O indivíduo sentir-se-á desajustado socialmente e tenderá a desenvolver sentimentos de ansiedade e de fracasso.
6)Segundo Vygostsky diferencie zona de desenvolvimento Real e Proximal .
O nível de desenvolvimento real caracteriza o desenvolvimento mental retrospectivamente, enquanto a zona de desenvolvimento proximal caracteriza o desenvolvimento mental prospectivamente."
Ou seja : É a distância entre as práticas que uma criança já domina e as atividades nas quais ela ainda depende de ajuda.
7) Explique o conceito de mediação para Vigosky.
Mediação caracteriza a relação do homem com o mundo e com os outros homens. É através desse processo que as funções psicológicas superiores, especificamente humanas se desenvolvem. Dois elementos básicos responsáveis pela mediação são eles : Instrumento - que tem a função de regular as ações sobre os objetos Signo – que revela as ações sobre o psiquismo das pessoas (objeto, figura, forma, fenômeno, gesto ou som – representa algo diferente de si mesmo) .
8) Como se dá o desenvolvimento cognitivo para Piaget?
Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas mentais (esquema). A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações que provocam o desequilíbrio no esquema, necessitando dos processos de assimilação e acomodação para a construção de novos esquemas e assim alcance do equilibrio.
9) Segundo Piaget, vários sub estágios ocorrem no período sensório motor, identifique e explique.
Período Sensório-motor (0 a 2 anos):
Piaget denominou o estágio que vai desde o nascimento até 2 anos de vida da criança como período sensório-motor. Utilizou essa denominação pois é durante os primeiros anos de vida que o bebê primeiramente percebe o mundo e atua nele, onde coordena as sensações vivenciadas junto com comportamentos motores simples, juntando o sensorial a uma coordenação motora primária. O bebê tem sensações e descobre o mundo através do deslocamento de seu corpo. Há uma interdependência em perceber o mundo e atuar nesse mundo.
10) Diferencie egoísmo e egocentrismo.
Essa fase do desenvolvimento infantil é chamada de egocentrismo e se refere a um pensamento realista centrado no ponto de vista da criança. Ela não conhece outras perspectivas diferentes das suas e acredita que todo mundo percebe, sente e pensa da mesma maneira, ou seja, o mundo gira em torno dela. Nessa fase a criança não consegue perceber o outro. Também não mostra empatia em se colocar no lugar de outras pessoas. Não gosta de compartilhar atenção ou pertences e precisa sempre ter suas vontades satisfeitas. Além disso, não vê necessidade de explicar aquilo que diz ou faz, porque acredita que será sempre compreendida e tem dificuldade em lidar com frustrações porque não percebe nada além do seu próprio desejo e sentimento.
A diferença entre os dois é o egocentrista fazer de si mesmo o centro do universo e o egoísta tem amor próprio excessivo.... 
11) Em que fase do desenvolvimento segundo Piaget ocorre o pensamento formal, explique a característica desse estagio.
Operatório formal (12 anos em diante), Pensamento Formal se caracteriza pela possibilidade de pensar sobre elementos puramente formais, sobre proposições que não tenham nenhum tipo necessariamente de vinculação com a realidade. 	Este tipo de pensamento se complexifica e se enriquece ao longo do processo de desenvolvimento na adolescência e vida adulta. O desenvolvimento atinge seu ponto mais alto em termos qualitativos quando o sujeito passa a operar formalmente
12) Identifique em que estagio segundo Piaget ocorre a permanência do objetivo e conservação de massa.
Período das Operações Concretas (7-12 anos)
A criança operatória parece ter a capacidade de controlar um sistema cognitivo coerente e integrado, com o qual organiza e manipula o mundo. Tem uma organização cognitiva mais sólida, duradoura, seu pensamento é mais lógico, menos autocentrado e menos fantasioso.
Propriedades do pensamento matemático são construídas. A criança deixa de perceber a realidade a partir de si própria e se relaciona com o mundo físico e social de modo mais consistente. 
Piaget afirmava que as mudanças na maneira como os adolescentes pensam sobre si mesmos, sobre seus relacionamentos pessoais e sobre a natureza da sua sociedade têm como fonte comum o desenvolvimento de uma nova estrutura lógica que ele chamava de operações formais .
O pensamento operatório formal é o tipo de pensamento necessário para qualquer pessoa que tenha de resolver problemas sistematicamente.
Segundo Piaget uma das consequências de se adquirir pensamento operatório formal é a capacidade de construir provas lógicas em que a conclusão seguem a necessidade lógica. Essa habilidade constitui o raciocínio dedutivo.
13)Identifique em que estagio segundo Piaget ocorre a permanênciado objeto e a conservação de massa.
No estágio sensório-motor do desenvolvimento um período que dura desde o nascimento até cerca de dois anos de idade, Piaget sugeriu que as crianças compreendem o mundo através de suas habilidades motoras, como tato, visão, paladar e movimento.
O termo permanência do objeto para Piaget é usado para descrever a capacidade da criança de saber que os objetos continuam a existir mesmo que eles não possam mais ser vistos ou ouvidos.
A permanência do objeto se desenvolve em seis subestagios no período sensório –motor que vai desde o nascimento ate 18 a 24 meses onde a permanência do objeto emerge , as crianças se tornam capazes de formar representações mentais de objetos. Elas podem simbolicamente imaginar coisas que não podem ser vistas, e agora são capazes de compreender a permanência do objeto.

Continue navegando