Buscar

2º AVALIANDO CIÊNCIA POLÍTICA FINALIZADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CIÊNCIA POLÍTICA
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201702944793)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Todas as características abaixo são do Federalismo brasileiro, exceto: 
		
	
	Só a União é sujeito de Direito Internacional. 
	
	Tem origem de fora para dentro, se caracterizando como federalismo centrífugo.
	
	Autonomia dos municípios, que devem observar a hierarquia federativa, onde figura a União como ente superior. 
	
	Congresso bicameral, no qual a Câmara dos Deputados representa a população nacional e o Senado representa dos Estados-Membros. 
	
	Repartição de competências entre a Federação e os Estados-membros. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703007528)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Analise as assertivas abaixo: I- O método da retórica é composto por três pilares fundamentais de discurso: ethos, pathos e logos. No discurso, o ethos está diretamente ligado aos valores da identidade social do orador-retor; consiste na credibilidade do orador, na sua magnificência, cultura, estado social, capacidade intelectual e em como se poderá usar estas qualidades intrínsecas para levar um auditório a acreditar numa verdade. II- O orador nunca se utiliza do elemento logos, quando da prolação do discurso, tendo em vista que apenas o jogo com as emoções do ouvinte é capaz de persuadi-lo e obter sua adesão. III- A utilização cada vez mais frequente do ¿marketing político¿ vem aproximando o discurso político do discurso publicitário, uma vez que tem por objetivo ¿vender¿ um produto não-material, isto é, a imagem de um candidato, de forma a conquistar a simpatia e a adesão dos eleitores. IV- Segundo Patrick Charaudeau, o político encontra-se em dupla posição, pois, por um lado, deve convencer todos da pertinência de seu projeto político e, por outro, deve fazer o maior número de cidadãos aderirem a esses valores. Marque a alternativa correta: 
		
	
	Todas as alternativas estão incorretas.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Estão corretas as alternativas I, II e IV;
	
	Apenas a alternativa II está incorreta;
	
	Estão corretas as alternativas II e III;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702365657)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	No início do século XXI o grande desafio que os Estados têm encontrado é a descoberta de novas fontes de energia. Os potenciais energéticos fósseis, além de extremamente poluentes estão se esgotando, o que leva a uma busca cada vez maior por novas fontes de energia. Na contramão da história o Brasil descobriu uma jazida petrolífera com potencial gigantesco, capaz de lançar o Brasil na condição de exportador de novas energias. No entanto, a comunidade internacional já se mobiliza para impedir a exploração do pré sal pelo alto risco de vazamentos, o que colocaria em risco o meio ambiente do planeta. O Brasil determinou a exploração das riquezas, sem levar em consideração os argumentos internacionais. A luz dos elementos constitutivos do Estado é correto afirmar:
		
	
	c. O Brasil não necessita de nenhuma autorização internacional porque o Estado exerce soberania plena em todo o seu território;
	
	e. A comunidade internacional exerce plenamente a soberania no mar, que não integra o território brasileiro.
	
	a. O Brasil deverá receber autorização da ONU para explorar as riquezas do pré sal, por se tratar de riqueza situada no mar, local que não integra o território brasileiro;
	
	b. O Brasil não poderá explorar as riquezas do pré sal por serem localizadas a uma profundidade muito grande, ou seja, em território internacional;
	
	d. A comunidade internacional deverá ser consultada para que o Brasil possa explorar as riquezas do pré sal, porque o mar é uma parte do território onde a soberania é exercida de forma conjunta com os demais Estados do MERCOSUL.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702928340)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Na retórica são aplicadas algumas indispensáveis técnicas discursivas, a saber: 0,5 ponto) 1 - aparentar ao ouvinte transmissão de segurança no que afirma, convicção, certeza, evidência, o absolutamente correto; 2 - convencer, persuadir, sempre com a preocupação com a verdade do conteúdo; 3 - argumentar bem; 4 - usar uma linguagem compreensível, de fácil entendimento, comum, popular; 5 - direcionar a mensagem com o objetivo de alcançar diretamente parte do público ouvinte, sem parecer generalista; 
		
	
	Todas as alternativas estão corretas;
	
	Apenas as alternativas 2 e 3 estão corretas;
	
	Apenas a alternativa 4 está correta.
	
	Apenas as alternativas 1, 3 e 5 estão corretas ;
	
	As alternativas 2 e 5 estão incorretas;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702494782)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	De acordo com Max Weber, as relações de PODER não se baseiam exclusivamente em fundamentos materiais ou no hábito de obediência dos súditos ¿ haveria um fundamento de LEGITIMIDADE, em relação ao qual Weber especificou três tipos puros de PODER e a respeito dos quais podemos afirmar que:
I - O PODER TRADICIONAL se caracteriza pela dedicação afetiva à pessoa do chefe e ao caráter sacro, à força heroica, ao valor exemplar ou ao poder do espírito e da palavra que o distinguem de maneira especial.
II - O PODER CARISMÁTICO se funda na crença do caráter sacro do PODER existente ¿desde sempre¿, sendo que, neste caso, a fonte do PODER é a TRADIÇÃO que impõe vínculos aos próprios conteúdos das ordens que o senhor comunica aos súditos.
III - O PODER LEGAL é específico das sociedades modernas/contemporâneas, fundando-se sobre a crença na legitimidade de ordenamentos jurídicos que estabelecem de forma clara a função do detentor do PODER.
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
		
	
	D ¿ Todas as afirmativas estão CORRETAS.
	
	C ¿ Somente a afirmativa III está CORRETA.
	
	A ¿ Somente a afirmativa I está CORRETA. 
	
	E ¿ Todas as afirmativas estão ERRADAS.
	
	B ¿ Somente a afirmativa II está ERRADA.

Outros materiais