Buscar

AD2 História na Educação Lucília

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ 
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 02 – AD2 – 2017.1
Disciplina: HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO 1 Coordenador (a): Lúcia Garcia	
Aluno (a): Lucília do Nascimento Martins
Matrícula: 16212080245
Polo: Paracambi 
Os capítulos presentes nos cadernos didáticos indicados para estudo, com vistas a esta avaliação, apresentaram exaustivamente a utilização de fontes (documentos escritos, fotografias, pinturas...) em sala de aula como ferramenta importante no ensino aprendizagem de História para os anos iniciais. 
O objetivo dessa avaliação é que você elabore uma proposta prática para o uso de fontes em sala de aula. Nesse sentido, atente-se para os seguintes critérios de avaliação:
O trabalho não pode conter mais do que 3 (três) páginas (contando as eventuais ilustrações, etc.) e deve estar fundamentado com base nos capítulos presentes em nossos cadernos didáticos;
A atividade proposta deve estar de acordo com a faixa etária das crianças da série a que se destina, nesse sentido, observe o esquema abaixo que estabelece uma relação entre as séries do Ensino Fundamental I e os respectivos temas do saber histórico, trabalhados nas diferentes faixas etárias, respeitando as fases do desenvolvimento cognitivo da criança, partindo da realidade mais próxima para a mais distante, do particular para o geral. Vejamos:
Observe então o que se pode sugerir em relação aos conteúdos do saber histórico a serem trabalhados nos anos iniciais, a partir desse pressuposto:
1º ano: Minha história
2º ano: História da minha família, do meu grupo, da escola...
3º ano: História do bairro
4º ano: História da cidade (por exemplo, Rio de Janeiro)
5º ano: História do país (por exemplo, Brasil)
Você pode, por exemplo, sugerir uma proposta de roteiro de análise de filme, atividades com fotografias, um roteiro de entrevista explorando o recurso da fonte oral, um roteiro de visita a museus, uma proposta de levantamento de bens culturais...use a sua imaginação! O importante é que a proposta de atividade seja bem detalhada e que tenha uma metodologia, ou seja, princípio, meio, fim, além de objetivos claros a serem atingidos. 
Não esqueça de citar a bibliografia e as demais referências consultadas.
Boa sorte!
Plano de aula
Dados de Identificação: 
Professora: Lucília Martins
Disciplina: História
Turma: 201 – 2º ano
Período: 3 aulas
Tema: A família
Objetivos: Nesse plano de aula demonstraremos como a família é a primeira base na construção de valores e comportamentos, que marcam o desenvolvimento da criança.
Mostrar o conceito de família como grupo social.
Perceber e respeitar as diferentes composições familiares.
Incentivar o relacionamento saudável entre os membros da família.
Valorização da família como entidade fundamental para o desenvolvimento dos indivíduos.
Compreender a importância dos sobrenomes.
Conhecer o processo de formação das primeiras famílias (grupos humanos).
Conteúdos que serão desenvolvidos:
Direito à família
Diferentes famílias
A vida em família
Famílias antigas e atuais
Desenvolvimento do tema: 
Irei mostrar e distribuir cópias do Artigo 226 da Constituição Federal de 1988, onde deixa claro que “A Família, base da sociedade, tem especial proteção do estado” e a Declaração dos Direitos da Criança. Começaremos indagando sobre a experiência de viver em família, como deve ser o cuidado com as crianças, as responsabilidades dos pais ou responsáveis, e outros tópicos relacionados à constituição família. Logo após a leitura e reflexão, os alunos irão receber cartolinas e dividiremos a turma em 4 grupos de 5 crianças, onde os mesmos irão reescrever os tópicos que eles não gostaram do Artigo 226 e da Declaração (acredita – se que os alunos irão modificar o tópico do Estatuto da Família que exclui as uniões homo afetivas, outras modalidades de famílias, como a adotivas, as formadas por pessoas solteiras, etc.). Os cartazes ficarão em exposição.
Em seguida iremos ler dois trechos do livro Família: do mais novo ao mais velho. Fortalecendo as formações múltiplas de famílias. Segue os textos:
Quanta Gente
	A mãe da Carla se casou pela terceira vez, mas ela nasceu do segundo casamento da mãe.
	Carla tem irmãos que são filhos do seu pai e da sua mãe, embora também tenha irmãos que são filhos só por parte da mãe e não do pai, e irmãos só por parte de pai e não da mãe. [...]
	Carla mora com a mãe, mas sempre passa uns dias com o pai. Ela gosta muito de ir ao cinema com ele e de comprar um pacotão de pipocas!
Um pai para dois
	João mora com o pai e com seu irmão gêmeo. A mãe deles morreu quando eram muito pequenos, mas eles sempre se lembram dela. [...]
	O pai dos meninos diz que os vizinhos são como pessoas da família, porque cuidaram deles e deram muito amor desde que eram muito pequenos. De vez em quando dona Consuelo vai para lá cuidar deles e do papagaio. [...]
Depois da leitura os alunos irão desenhar em folhas de papel a4 as pessoas que vivem em suas casas. E descrever cada um para observarmos como é a construção familiar de cada um. E perguntarei se há algum vizinho que eles gostem muito e queiram acrescentar no desenho. Passarei um complete A CRUZADINHA para os alunos completarem com as palavras do texto: Papagaio, vizinhos, cinema, família, meninos. 
Assistiremos o filme: Os Cloods. Animação que retrata uma família da pré-história vê sua caverna ser destruída. Depois disso, os Croods partem em uma aventura em busca de um novo lugar para morar. Discutiremos como era vida dos homens pré – históricos, e faremos uma pintura rupestre utilizando papelão, tinta guache, cola e areia. 
Visitaremos o portal da Funai, veremos os primeiros moradores das terras brasileiras. Famílias indígenas, e suas divisões sociais, como por exemplo, a divisão de tarefas (meninos aprendiam a caçar, pescar e construir – meninas aprendiam a cozinhar, tecer e cuidar dos irmãos). Trabalharemos sobre: “Como você pode ajudar em casa?” Cada criança irá ganhar uma tabela para colar em casa, e ajudar seus responsáveis. Segue a tabela que eles ganharão:
Veremos um retrato da Família Imperial e sua árvore genealógica até 2010. Os alunos irão conversar com os pais ou responsáveis sobre sua árvore genealógica, e preencherão suas árvores.
Nossa última atividade será um passeio para conhecer o Museu Imperial, vivenciar um pouco mais da vida da Família Imperial, salientar as diferenças das Famílias antigas com as Famílias atuais. 
Objetivos:
Recursos didáticos: piloto, DVD, livro, televisão, cartolina, papelão, tinta guache, cola e areia, etc.
Avaliação: A avaliação será feita
Referências bibliográficas: 
ROCA, Núria. Família: do mais novo ao mais velho. São Paulo: Caramelo, 2003, p. 16 – 21.
http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/galeria-de-imagens/466-etnias
http://www.senado.gov.br/atividade/const/con1988/con1988_07.05.2015/art_226_.asp
http://www.dsc.ufcg.edu.br/~pet/jornal/setembro2010/materias/o_brasil.html
http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2015-11-21/tarefas-de-casa-podem-virar-grande-brincadeira.html
http://www.museuimperial.gov.br/
A presente AD2 deve ser postada na plataforma até o dia 05 de maio.
Valor da Avaliação Individual AD2: 10,0 (dez) pontos

Continue navegando