Buscar

PSICOLOGIA COMUNITÁRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA COMUNITÁRIA
Questões objetivas:
(CFP, 2010, Adaptado). A pesquisa participante é um modelo importante de pesquisa para o psicólogo social.
Em função da possibilidade do pesquisador vivenciar o problema pesquisado.
Participação deve sempre obedecer ao parâmetro da distância entre pesquisador e pesquisado, tendo como referência os atuais padrões de conduta ética na pesquisa.
O grupo pesquisado, como procedimento de proteção básico de segurança, não deve conhecer os objetivos do estudo realizado.
Estão correta(s):
Apenas a afirmativa I
 (CFP, 2010, Adaptado). As abordagens críticas ao modelo dominante de Psicologia Social no Brasil até a década de 1970.
 (C) consideram que a ciência não é isenta ao estudar a realidade social.
Se comunidade contém individualidade, não pode ser trabalhada como unidade consensual ou homogeneizada sob pena de negar as necessárias atitudes particulares. (SAWAIA, 2012).
Considerando as discussões sobre o trabalho em psicologia comunitária, assinale a alternativa ERRADA
A fim de evitar dissenso (falta de consenso) e impossibilitar o trabalho, é fundamental a eleição de lideranças que falem pelo grupo.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as principais ênfases do trabalho em psicologia social comunitária, de acordo com as discussões de Campos (2012):
Problematização da relação entre produção teórica e aplicação do conhecimento; trabalho conjunto pesquisador-sujeitos da pesquisa; autonomia e autogestão.
A ideologia é o conjunto de representações e ideias, bem como de normas de conduta, por meio das quais o indivíduo é levado a pensar, sentir e agir da maneira que convém à classe que detém o poder. Essa consciência da realidade é uma falsa consciência, porque camufla a divisão existente dentro da sociedade, apresentando-a como uma e harmônica, como se todos partilhassem dos mesmos objetivos e ideais.” (ARANHA, Maria Lúcia; MARTINS, Maria Helena. Temas de filosofia. São Paulo: Moderna, 1998. P. 72).
Com base na citação acima, assinale a alternativa INCORRETA.
(B) Numa sociedade de classes, embora as classes sociais sejam distintas, os interesses são comuns a todos; daí a importância da ideologia.
As estratégias grupais têm sido amplamente utilizadas na prática profissional do psicólogo nas mais variadas áreas e contextos de atuação (educação, saúde e trabalho), nem sempre acompanhadas de uma teoria que sustente a prática. São condições indispensáveis para o trabalho comunitário:
(D) A verificação da compatibilidade entre os objetivos da estratégia utilizada, as necessidades dos participantes, do grupo e as condições do contexto no qual ela está ocorrendo.
Se o conhecimento se constrói na interação, e se esta interação é mediada por símbolos e artefatos produzidos culturalmente, duas consequências se impõem ao psicólogo: conhecer a cultura local e contribuir para a construção de novos significados através da interação. Nesse contexto indique por que é tão importante propiciar oportunidades de diálogo para a interação em grupos. 
Através do diálogo ocorre a emergência de novos significados.
Assinale a alternativa ERRADA com relação a ideia de exclusão social em psicologia comunitária:
A exclusão contemporânea é similar as formas existentes no início da formação da sociedade brasileira, uma vez que a discriminação e a segregação continuam atingindo particularmente os mais pobres e miseráveis.
Identifique, dentre as opções abaixo, a definição corrente de dominação econômica:
Expropriação da capacidade, poder de trabalho de outras pessoas.
No início dos anos 1990, em nível nacional, presencia-se a expansão dos trabalhos dos psicólogos junto aos diversos setores e segmentos da população. Entretanto, cabe salientar que essa expansão acontece dentro de um quadro variado de práticas, envolvendo diferentes pressupostos filosóficos e referenciais teóricos. Passa-se a se ouvir mais frequentemente, a denominação psicologia comunitária associada à práticas desenvolvidas.
Práticas desenvolvidas em Instituições públicas com o objetivo de ampliar e democratizar o fornecimento de serviços para a população.
Considere as afirmativas abaixo sobre a pesquisa participante como modelo para o trabalho do psicólogo comunitário:
Possibilita ao pesquisador vivenciar o problema pesquisado.
Sua participação deve sempre obedecerão parâmetro da distância entre pesquisador e pesquisado.
O grupo pesquisado como procedimento de proteção básico de segurança, não deve conhecer os objetivos do estudo realizado. 
Estão correta(s):
 (E) Todas as afirmativas estão corretas.
Considere as afirmativas abaixo:
Em psicologia comunitária entende-se que as pessoas de baixa renda exibem menor índice de sofrimento psíquico, uma vez que o privilégio das ações deve ser posto sobre as necessidades básicas como alimentação e moradia PORQUE:
Em termos de valores, os trabalhos de psicologia comunitária no Brasil enfatizam o desenvolvimento de uma consciência com vistas a incorporar a população desassistida à lógica do mercado de bens e consumo.
Analisando as informações acima, conclui-se que: 
 
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
Apresente argumentos teóricos que permitam compreender a afirmação: “ fazer psicologia comunitária é estudar as condições (internas e externas) ao homem que o impedem de ser sujeito e as condições que o fazem sujeito nessa comunidade...” (GÓIS, 1990, P.177).

Continue navegando