Buscar

Principais Doenças do Trabalho

Prévia do material em texto

Principais Doenças do Trabalho 
Tendinite  
Frequentemente, a tendinite atinge os trabalhadores que fazem movimentos que exigem muito esforço dos tendões. Pessoas que realizam muitos esforços físicos, carregando objetos pesados, podem ser atingidas por esse problema, assim como quem faz movimentos repetitivos com as mãos e pulsos, como massagistas, digitadores e jornalistas. 
LER 
A Lesão por Esforço Repetitivo é muito comum nos ambientes de trabalho e uma das principais doenças ocupacionais. Atinge muito metalúrgicos que fazem atividades repetitivas ao longo dos anos. Posturas inadequadas também causam o problema. 
Surdez  
Trabalhadores que ficam expostos a ruídos, como operários de fábricas, os que fazem manutenções em vias públicas, os da construção civil e da mineração podem sofrer perdas na audição. Sem as proteções auriculares, a surdez pode ser temporária e até mesmo definitiva. Sons acima de 80 decibéis já podem causar impactos negativos, principalmente após um longo período de exposição.
Estresse ocupacional  
As constantes pressões sofridas pelos trabalhadores de diversas áreas para atingirem metas, como no caso de vendedores e executivos, podem desencadear o chamado estresse ocupacional. O problema é a causa de outras doenças, como depressão, ansiedade e até mesmo agressividade verbal e física em razão do descontrole emocional. Excessivas cargas de horários e o medo latente de sofrer quedas salariais ou a perda da colocação também levam muita gente a sair do equilíbrio. 
Problemas de visão  
Quem atua no período noturno está mais propenso a desenvolver problemas na visão, como catarata e conjuntivite.Isso porque a produção hormonal do corpo fica desregulada, diminuindo as capacidades das funções do organismo humano. A visão acaba sendo afetada pelo esforço excessivo, podendo gerar até mesmo a perda total da visão. 
Dor nas costas  
Também é uma das doenças ocupacionais de grande incidência no Brasil. Atinge pelo menos 80% dos trabalhadores em algum momento da vida economicamente ativa. Grande parte do problema está ligado à postura incorreta. Seja sentado ou em pé, é preciso manter a coluna em uma posição adequada. 
Lista principais acidentes de trabalho:
- QUEDAS;
- CHOQUES CONTRA OBJETOS;
- GOLPES PROVOCADOS POR FERRAMENTAS;
- CORTES;
- FRATURAS;
Dados Atualizados
Com uma média de 700 mil registros de acidentes de trabalho por ano, o Brasil ocupa atualmente o 4º lugar no mundo em ocorrência de acidentes de trabalho, atrás somente de China, Índia e Indonésia.
Os dados do Anuário Estatístico da Previdência Social apontaram em 2015 um total de 612,6 mil acidentes, dentre os quais 2500 foram ocorrências de morte. A região sudeste é a responsável por 53,9% dos registros.
A área de serviços aparece com 55,69% e a indústria com 41,09%, excluídos os dados de atividade ignorada. Porém, se considerado o fato de que a Indústria representa apenas 25% dos trabalhadores registrados no país, significa que proporcionalmente este setor é onde se dá a maior incidência de acidentes de trabalho.
Já o Anuário Estatístico de 2013 traz um estudo de maior fôlego, abrangendo o período entre 2007 e 2013. Neste período, foram registrados mais de 5 milhões de casos de acidentes de trabalho no Brasil, sendo 19,4 mil mortes. 
REFERENCIAS
Fundo Centro, Boletins Estatisticos. Disponível em:< http://www.fundacentro.gov.br/estatisticas-de-acidentes-de-trabalho/boletins-estatisticos > Acesso em 3 de novembro de 2017.

Continue navegando