Buscar

Aula 2 - gestão escolar - teoria e prática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 2: Escola e paradigmas de gestão
Introdução
Nesta aula, discutiremos os paradigmas da gestão escolar dentro de um contexto histórico da educação, para chegarmos às necessidades impostas pelo cenário social contemporâneo, em relação à gestão da escola.
Caminhos da gestão da escola
Para iniciarmos este estudo, que tem os paradigmas da gestão escolar como foco principal, temos que nos reportar ao conceito de escola para podermos entender os paradigmas atuais da gestão no cotidiano das escolas.
A ideia de instituição, presente no significado citado de escola, inicialmente não nos remete aos prédios, como temos na atualidade, pois se notarmos, se referem inicialmente à reunião em praças públicas para praticar filosofia e trocar ideias.
Convidamos você a refletir esta evolução, lendo a citação de LUCKESI.
(...) Todavia, à medida que a organização da sociedade foi adquirindo a forma de divisão de classes – um segmento dominante e um segmento dominado – e que a organização social foi exigindo formas de ação mais complexas, devido à ampliação de sua produção, foi crescendo a acumulação de experiências sociais; foi se tornando necessária uma educação mais estruturada, institucionalizada.
Então, a educação espontânea já não era mais suficiente para dar conta da transmissão e assimilação das condutas, dos comportamentos e dos saberes necessários à sobrevivência da comunidade. A vida social, pela complexidade que adquirira, já exigia formas de transmissão e assimilação de condutas que a pura espontaneidade da convivência já não satisfazia mais. (LUCKESI, p.79, 2001)
Pedagogos em busca de uma identidade coletiva
Percebemos que as mudanças que ocorreram na dinâmica da escola se deram por necessidades de determinados momentos sociais. A nossa escola atual já passou por diversas mudanças de paradigmas para atender as questões sociais prementes, nem sempre para atender aos educandos, mas sim, por questões do poder político, onde nem todos tinham acesso à escola, pois em certa época só quem detinha o poder que frequentava o espaço escolar. Esta instituição não era para todos, como se promulga atualmente nos textos legais.
O início da história da escola no Brasil não podia ser diferente do que já discutimos até então. Se deu com o domínio dos colonizadores, por meio dos jesuítas que representavam a Igreja Católica – exemplo de poder político da época - e tinham o objetivo inicial de “catequizar” os índios que aqui estavam quando os colonizadores chegaram.
Tendo o início da escola pública no período imperial, com Dom Pedro, que inclusive institui uma Lei que organizava a educação das crianças e instituiu o dia do professor e a questão da profissão do professor e os currículos escolares. Isto aconteceu em 15 de outubro de 1827 e, desde então outras reformas e legislações aconteceram no Brasil, no âmbito educacional, que contribuíram para mudanças de paradigmas da gestão escolar no país.
Refletiremos as nossas questões de estudo agora, especificamente a trajetória da escola no Brasil, com mais uma leitura de uma citação de LUCKESI:
No Brasil, desde a Colônia até nossos dias, a escola foi privilégio do segmento dominante. Na Colônia, eram as novas gerações dos proprietários de terra e dos comerciantes que podiam ter acesso à educação; Hoje, quem tem acesso à escola de melhor qualidade são as gerações descendentes daqueles que possuem melhores condições econômicas. O povo quer a escola, mas nem por isso tem acesso a ela. E quando o tem, quase nunca pode permanecer nela, seja pelas condições sociais de vida, seja pelas condições satisfatórias em que o ensino se dá, seja pela má qualidade do ensino. (LUCKESI, p.79, 2001)
Como percebemos na citação de LUCKESI, o acesso e permanência na escola é uma das grandes dificuldades nas nossas escolas, e constitui um dos grandes desafios da gestão de nossas escolas hoje, no Brasil, pois além da necessidade de que todos tenham acesso à educação, precisamos que a escolaridade dos brasileiros melhore com sua permanência nos bancos escolares, como promulgam os discursos legais. 
Vejamos:
 
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988:
Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I - Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
Em nossa fala inicial, tivemos a intenção que você pudesse perceber claramente os paradigmas atuais da gestão da nossa educação escolar, tanto em nível de gestão governamental (macro), quanto em nível de gestão nas escolas (âmbito micro), quando afirmamos que as mudanças que ocorrem na dinâmica da escola se dão por necessidades de determinados momentos sociais.
Ao longo do nosso próximo estudo, abordaremos o conceito de gestão escolar em substituição ao conceito de administração escolar, pois os paradigmas de administração não se adequam mais à escola contemporânea, sendo substituídos pelos paradigmas de gestão, necessários à sociedade atual.

Outros materiais