Buscar

Seminario integrado em logística 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ref.: 201605625112
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Sobre o tema SUSTENTABILIDADE, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	O conceito de sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as questões sociais, energéticas, econômicas e ambientais.
	
	Sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.
	
	Sustentabilidade é uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo.
	 
	Com a finalidade de preservar o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras, foram criados dois programas nacionais voltados para sustentabilidade: o PRONATEC e o PROSUB.
	
	O conceito de sustentabilidade tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, e que precisou do vínculo da sustentabilidade no longo prazo, um "longo prazo" de termo indefinido, em princípio.
	
	 
	Ref.: 201605624728
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	São objetivos da Educação Ambiental, EXCETO:
		
	 
	A finalidade na busca pela exploração econômico-financeira dos recursos ambientais
	
	O contato direto entre o homem e o meio
	
	O resgate e a conscientização de que o meio é relevante à sobrevivência, à saúde, ao bem-estar do indivíduo
	
	A orientação do ser humano em relação ao ambiente e o exercício de cidadania, na busca de melhorias na qualidade de vida
	
	O desenvolvimento do sentido ético-social diante das diferentes problemáticas ambientais
	
	 
	Ref.: 201605207644
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A irrigação da agricultura é responsável pelo consumo de mais de 2/3 de toda a água retirada dos rios, lagos e lençóis freáticos do mundo. Mesmo no Brasil, onde achamos que temos muita água, os agricultores que tentam produzir alimentos também enfrentam secas periódicas e uma competição crescente por água. MARAFON, G. J. et al. O desencanto da terra: produção de alimentos, ambiente e sociedade. Rio de Janeiro: Garamond, 2011. No Brasil, as técnicas de irrigação utilizadas na agricultura produziram impactos socioambientais como
		
	
	compactação do material do solo
	
	redução do custo de produção.
	 
	redirecionamento dos cursos fluviais.
	
	aceleração da fertilização natural
	 
	agravamento da poluição hídrica
	
	 
	Ref.: 201605207648
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O uso da água aumenta de acordo com as necessidades da população no mundo. Porém, diferentemente do que se possa imaginar, o aumento do consumo de água superou em duas vezes o crescimento populacional durante o século XX. TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 2009. Uma estratégia socioespacial que pode contribuir para alterar a lógica de uso da água apresentada no texto é a
		
	
	expansão da irrigação por aspersão das lavouras
	 
	ampliação de sistemas de reutilização hídrica.
	
	intensificação do controle do desmatamento de floresta
	
	criação de incentivos fiscais para o cultivo de produtos orgânicos
	
	adoção de técnicas tradicionais de produção
	
	 
	Ref.: 201605207631
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A Amazônia perdeu 207,6 quilômetros quadrados (km²) de floresta nos meses de novembro e dezembro de 2011. Os números são do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), divulgados no dia dois de fevereiro deste ano, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e revelam que, considerando os dois últimos meses de 2011, o Pará liderou o rol do desmatamento no período, com 58,86 km² a menos de florestas. Mato Grosso perdeu 53,8 km² de mata nativa, seguido por Roraima (29,24 km²). Entre os biomas continentais brasileiros, a Amazônia representa 49,29% da área total brasileira. Segundo dados do IBGE, a área total da Amazônia é:
		
	
	1 110 182 Km2
	
	176 496 Km2
	
	844 453 Km2
	 
	8 514 877 Km2
	 
	4 196 943 Km2
	
	 
	Ref.: 201605207646
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Um dos principais objetivos de se dar continuidade às pesquisas em erosão dos solos é o de procurar resolver os problemas oriundos desse processo, que, em última análise, geram uma série de impactos ambientais. Além disso, para a adoção de técnicas de conservação dos solos, é preciso conhecer como a água executa seu trabalho de remoção, transporte e deposição de sedimentos. A erosão ca usa, quase sempre, uma série de problemas ambientais, em nível local ou até mesmo em grandes áreas.A preservação do solo, principalmente em áreas de encostas, pode ser uma solução para evitar catástrofes
		
	
	a drenagem
	 
	o desmatamento
	
	a aração.
	 
	o terraceamento.
	
	o pousio.
	
	 
	Ref.: 201605207656
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e também na cultura política. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma ameaça real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países. O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce existentes no planeta; grande extensão de terras cultiváveis; diversidade étnica e cultural e rica variedade de reservas naturais. O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica. Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe
		
	 
	a redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação.
	
	a distribuição homogênea das reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global e regional.
	
	o reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser traçado um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.
	
	a redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico.
	 
	a preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que não justifica a desaceleração do desenvolvimento econômico e político de uma sociedade.
	
	 
	Ref.: 201605624755
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Sobre o tema BIODIVERSIDADE, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	A biodiversidade ocupa lugar importantíssimo na economia nacional: o setor de agroindústria, sozinho, responde por cerca de 40% do PIB brasileiro.
	
	O Brasil é o país que tem a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta.
	 
	Um aspecto negativo é que muitas das espécies brasileiras são endêmicas, e diversas espécies de plantas de importância econômica mundial ¿ como o abacaxi, o amendoim, a castanha do Brasil (ou do Pará), a mandioca, o caju e a carnaúba ¿ são originárias de outros países.
	
	Esta abundante variedade de vida ¿ que se traduz em mais de 20% do número total de espécies da Terra ¿ eleva o Brasil ao posto de principal nação entre os 17 países megadiversos (ou de maior biodiversidade).
	
	Essa enorme variedade de animais,plantas, microrganismos e ecossistemas, muitos únicos em todo o mundo, deve-se, entre outros fatores, à extensão territorial e aos diversos climas do país.

Outros materiais