Buscar

Organização Familiar Maia 111

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Organização Familiar Maia
Estatuto e Normas
Segundo os estatutos, a sociedade maia era dividida em duas classes: a elite hereditária, composta por nobres e sacerdotes, e camponeses e escravos. A elite possuía os edifícios maiores e mais belos com arquitetura requintada e engenharia elaborada que dava uma imponência a essas construções. As famílias tinham como obrigação pagar sua cota de tributo com bens e serviços para manter a classe dominante e ainda cultivavam e preparavam os terrenos dos donos. De acordo com as normas a sociedade maia era organizada em clãs familiares fechados. Cada clã era integrado por linhagens de hierarquia distinta. 
Pessoal
No âmbito pessoal podemos destacar o papel de cada pessoa na estrutura familiar: o pai era responsável pelo cultivo do milho, dedicava-se a construção de templos e palácios, defendia as cidades da invasão das selvas era responsável pela manutenção de edifícios e estradas, e ainda participava de cerimônias religiosas. A função das mulheres estava ligada à reprodução, nos trabalhos domésticos, na tecelagem para fiar o algodão e cozinhar. Os filhos representavam uma riqueza e também um sinal de proteção dos deuses. Ainda tinha os escravos que trabalhavam como camponeses, mas não possuíam direitos e eram destinados aos sacrifícios.
Aparelhagens materiais 
Dentre uma série de aparelhagens materiais utilizados, destacamos: para o plantio eles utilizavam de elementos do próprio terreno desmatado que posteriormente seria usado para o cultivo, como por exemplo, pedaços de pau pontiagudo e ou enxadas e arados para revolverem a terra e assim cultivá-la. 
Atividades
As atividades realizadas pelas tribos maias eram o cultivo da terra, a confecção de artesanatos, construção de templos, palácios e estradas, manutenção dos mesmos.
Função da Instituição
A função da instituição familiar na sociedade maia era orientar e manter a organização da sociedade através do cultivo da terra, de cerimoniais religiosos, da confecção de artesanato entre outros, sendo assim, seus costumes e tradições seriam preservados através desta instituição.

Continue navegando