Buscar

Organização Religiosa Maia

Prévia do material em texto

Organização Religiosa Maia
Estatutos e Normas
Segundo os estatutos a sociedade maia era teocrática com a função de manter a ordem social através do culto aos deuses que simbolizam a boa colheita e a prosperidade da civilização, mantendo o funcionamento do universo. Suas normas eram constituídas a partir do livro sagrado Popol Vuh com leis e doutrinas religiosas.
Pessoal
No caráter pessoal os maias viviam em sistema teocrático onde o líder religioso era também político e militar. Era este líder que executava os ritos na qual participavam aqueles que seriam iniciados sou sacrificados como alimento às necessidades dos deuses.
Aparelhagem material 
Utilizam-se como aparelhagens materiais os objetos feitos de pedra esculpida e a pintura. Tais como vasos, máscaras, punhais e símbolos iconográficos utilizados nos rituais sagrados. Utilizavam também espelhos de obsidiana (pedras formadas por lavas vulcânicas, na qual refletia imagens) que acreditavam ser mágicas, possibilitando-os de comunicar com os ancestrais.
Atividades
Os maias exerciam uma forte atividade astronômica embasada nos aspectos religiosos, pois os deuses representavam os astros e fenômenos do universo (o sol, arco-íris). A religião maia priorizava o homem como responsável da manutenção da vida da sociedade e dos deuses sendo o próprio líder religioso cultuado como deus.
Função da Instituição 
A organização religiosa maia tinha por função elaborar formas e elementos que mantivessem os habitantes da cidade em sintonia com os deuses, através de rituais, cerimônias e sacrifícios. A sociedade maia sendo teocrática ajudava a manter a ordem social.

Continue navegando