Buscar

Walmart no mundo Comercio Exterior

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Fichamento Walmart no mundo
Sammyra Holanda Cajazeiras - Mat.: 201705008038
Trabalho da disciplina Comércio Exterior
 Tutor: PROF. Maria da Luz Iria Melo
FORTALEZA 
							2018
O crescimento do mercado internacional da empresa Walmart pelo mundo.
Referência: Juan Alcacer, Abhishek Agrawal, Hars Vaish; 9-714-431; 6 de dezembro de 2013.
						
	O presente estudo de caso apresenta o crescimento do grupo Walmart pelo mundo enquanto comércio varejista. A proposta da rede de Supermercados Walmart de um modo geral é de um grande e variado supermercado com vendas a preço mais baixo. Foi assim que rapidamente cresceu nos Estados Unidos, porém o texto apresenta as dificuldades sofridas em outros países com a estrutura básica com que chegou na região até conseguir se solidificar na nação. Houveram casos em que não foi possível a penetração do Walmart no comércio local, que nos leva a concluir que embora a globalização tenha alinhado muitas nações no sentido do compartilhar nas exigências de consumo e do marketing, ainda há questões próprias de cada país que precisam ser consideradas para o sucesso do comércio internacional.
O Walmart se expandiu desde as Américas até a África, a começar pelo México, Canadá, Brasil, Argentina, mais adiante pelo Chile, China, Coreia do Sul, Japão, Alemanha, Reino Unido e mais de 30 países.
Para entrar nos novos mercados eles usaram várias estratégicas, dentre elas, parcerias através de empreendimentos conjuntos e aquisições. Inicialmente chegaram com estrutura e ideias muito relacionadas ao modelo vivido nos Estados Unidos, até que os executivos perceberam as diferenças em cada país e foram adaptando as lojas de acordo com grupo de clientes de cada região. 
No México, por exemplo, eles chegaram instalando lojas com amplos estacionamentos em regiões que os consumidores praticamente não usavam carros, chegavam de ônibus. Para se adaptar, utilizaram-se da estratégia do preço baixo a fim de ganhar espaço, embora sofreram desgastes em função disso, inclusive com relação a logística e mão de obra.
Já no Canadá a mesma estratégia adotada nos Estados Unidos funcionou muito bem. Eles cresceram muito rapidamente, principalmente ao implementar em seus produtos itens de interesse dos canadenses, como por exemplo variedade de móveis, eletrônicos, produtos para animais de estimação.
No Brasil e Argentina a dificuldade de penetração foi muito maior que nos países anteriores, principalmente pelas diferenças culturais apresentadas em cada região. Foi necessário um esforço maior para conseguir se manter nestes mercados. 
Na Coreia do Sul, a situação foi ainda pior, ao ponto do grupo não conseguir se estabelecer e acabar vendendo suas lojas para seu principal concorrente.
No Japão também encontraram dificuldades de penetração já que a proposta de preço baixo pra eles, estava associado a baixa qualidade, de forma que isso dificultava o consumo local.
Na Alemanha além da difícil concorrência a ser vencida, o grupo encontrou resistências jurídicas locais mas com perseverança conseguir conquistar a segunda posição no comércio varejista do país.
O constante aprendizado da gestão do Walmart foi habilitando seus gestores a entenderem as estratégias necessárias para ingressos em várias regiões. As experiências do passado foram aprimorando os conhecimentos e capacitando pessoas para entender a cultura de cada local, as forças necessárias para o ingresso.
Através deste estudo foi possível compreender que além das forças e oportunidades identificadas para entrar em novos mercados, é de suma importância conhecer os valores internos de cada nação, pois questões sociais, culturais, religiosas devem ser levadas em consideração para o sucesso do comércio internacional.

Continue navegando