Buscar

AD2 Introdução a Economia

Prévia do material em texto

Observe a situação retratada no gráfico abaixo, supondo que ela represente o mercado de café no Brasil. Crie uma situação hipotética, explicando o que poderia levar ao deslocamento da curva de demanda neste mercado em específico. Explique o que acontece com o preço cobrado pelo produto e a quantidade vendida do mesmo.
Após a divulgação na mídia brasileira de uma pesquisa realizada por médicos nos EUA, a respeito dos benefícios do consumo diário de café; os produtores cafeicultores esperam um grande aumento nas compras das sacas pelas cooperativas, por isso aumentaram os valores das sacas de café. Visando a lucratividade, as cooperativas passarão o aumento para as indústrias processadoras, que por sua vez, também passarão esse aumento ao consumidor final. 
A pesquisa relatou que uma dose diária de café além de trazer poucas calorias; auxilia o metabolismo; tem poder antioxidante; previne o câncer; além de dar energia ao corpo, melhora o humor e alivia o estresse; auxilia no controle das dores de cabeça e enxaqueca, entre outros... O que é uma grande oportunidade para investimento em propaganda pelas indústrias.
Devido à pesquisa realizada pelos médicos americanos e o investimento em propaganda realizada pelas indústrias brasileiras (farmacêuticas/suplementos energéticos/cosméticos) para a “conscientização desses benefícios”, eles duvidam que os brasileiros se importem com o preço, pois estariam mais interessados no que o café tem a oferecer. 
As empresas que fazem o processamento, embalam e distribuem o café no mercado brasileiro, estão certos que a procura pelo produto e seus derivados tenha uma grande elevação no mercado do consumidor final. 
Após alguns dias da divulgação da pesquisa, e da massiva propaganda, o número de consumidores em busca de produtos derivados de café (ex: cápsulas de energéticos, comprimidos contra dores) e até mesmo do pó de café “o queridinho das mesas brasileiras” vem aumentando gradativamente. 
Com isso as indústrias tendem a ganhar cada vez mais com o preço elevado do café e seus derivados e o consumidor brasileiro está disposto a pagar o preço pela “pesquisa”. 
Podemos perceber com este relato supracitado que houve um deslocamento da curva de demanda para a direita, a pesquisa influenciou o aumento pela procura do produto e a propaganda ajudou a incentivar o consumo; já os produtores aproveitaram o incentivo ao consumo para subir o preço das sacas, o que influenciou no preço final do café. Nesse contexto houve um aumento, uma expansão da demanda, já que o consumidor não se importou com a elevação do preço em função dos benefícios. 
Observe a situação retratada no gráfico abaixo, supondo que ela represente o mercado de queijo em um determinado país. Crie uma situação hipotética, explicando o que poderia levar ao deslocamento da curva de oferta neste mercado em específico. Explique o que acontece com o preço cobrado pelo produto e a quantidade vendida do mesmo.
Após a confirmação da infecção das vacas leiteiras, pelo vírus XYZ, na região norte do Brasil, os pecuaristas se viram obrigados a sacrificarem o seu rebanho. Aqueles que estão nas áreas de abrangência do vírus, porém ainda não tem a confirmação de infecção dos animais, por enquanto não poderão comercializar nem a carne, nem o leite, deverão ficar em quarentena, até a possibilidade de infecção ser descartada. A ANVISA deixou claro sobre os riscos da comercialização desses produtos e disponibilizou no site as áreas que não tem o risco de contaminação. Com isso, apenas as regiões afastados do foco do vírus estão autorizadas a comercializar a carne e o leite.
Diante deste contexto, o repasse de matéria prima para as indústrias de lacticínios do Brasil, ficou escasso e com o valor do litro do leite altíssimo. Isso fez com que as indústrias diminuíssem a produção de queijo, especificamente, pois não havia matéria prima. Consequentemente, a falta de matéria prima causou a diminuição da oferta deste produto e os queijos encontrados nos supermercados apresentavam um valor de 40% acima do normal.
Podemos perceber com este relato supracitado que houve um deslocamento da curva de oferta para a esquerda, pois houve retração na produtividade de queijo nas indústrias de laticínios devido a escassez da matéria prima e o aumento do preço no que ainda tinha para ofertar no mercado.

Continue navegando