Buscar

FISIOLOGIA ANIMAL 1

Prévia do material em texto

Questões de fisiologia do sistema respiratório
Quais são as vias respiratórias inferiores e superiores?
- Trato respiratório superior: narinas, cavidade nasal, seios paranasais, laringe, faringe, traqueia.
- Trato respiratório inferior: brônquios, bronquíolos, ductos alveolares, alvéolos.
Quais são as funções do sistema respiratório?
- Função primária: levar oxigênio para o organismo e retirar gás carbônico.
- Função secundária: regulação do fluxo e melhoria na qualidade do ar, purificação, umidificação e aquecimento do ar, termorregulação, olfato, fonação e controle de ph.
Como ocorre a hematose?
A hematose acontece quando o oxigênio proveniente da respiração pulmonar chega aos alvéolos pulmonares. Nesse local, o oxigênio difunde-se para o sangue presente nos capilares à sua volta e o gás carbônico presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos (trocas gasosas).
O oxigênio que passa para o sangue entra nas hemácias e liga-se à hemoglobina, ao se ligar à hemoglobina, forma-se a oxi-hemoglobina, que garante o transporte de oxigênio para as células. O sangue, agora oxigenado (sangue arterial), segue em direção ao coração, onde será impulsionado para o corpo.
 Nos nossos tecidos, o oxigênio é utilizado pelas células, transformando-se, na maioria das vezes, em gás carbônico. Esse gás entra para os capilares e pode combinar-se com a hemoglobina, formando carboemoglobina. Ele pode também entrar na hemácia, reagir com a água e transformar-se em ácido carbônico, que dá origem a íons H+ e bicarbonato, que posteriormente vão para o plasma, garantindo a manutenção da acidez do sangue. O sangue rico em gás carbônico é levado novamente para o coração, que o impulsiona para os pulmões. Nesse local, ocorre novamente o processo de hematose, transformando o sangue rico em gás carbônico (sangue venoso) em sangue rico em oxigênio.
Como o sistema respiratório interfere no pH?
- O pH do sangue, modifica a ventilação pulmonar através de estímulos do centro respiratório. Quando o pH do sangue está baixo (acidose), a respiração aumenta e assim agrava a eliminação de CO2. Quando o pH do sangue está elevado (alcalose) a respiração diminui, acumula CO2 no sangue, reduzindo sua eliminação. 
Explique o olfato.
- O nariz serve apenas para a entrada do ar, entra pelas narinas, flui para as cavidades nasais (revestida por mucosa respiratória). O septo nasal divide essas duas cavidades. Após, o ar segue para a laringe. 
O que é reação de Flehmen?
- É uma detecção de cheiro feita pelo órgão vomeronasal. Levantando assim o lábio superior. Na maioria das espécies é especializada para detecção de feromônios. 
Qual é o papel da laringe no Sistema respiratório?
- Para o sistema respiratório serve somente para a comunicação
Por que a traquéia é formada por anéis cartilagenosos e músculo liso?
- Os anéis cartilaginosos proporcionam rigidez ao corte transversal e resistem ao colapso, para ajudar há o músculo liso com grande capacidade móvel que acompanha os movimentos dos pulmões. 
Explique ventilação pulmonar.
- O objetivo é o fornecimento de oxigênio aos tecidos e remoção do dióxido de carbono. É uma renovação contínua do ar presente no interior dos alvéolos. Para isso ocorrer é necessário, que durante o tempo todo, ocorram movimentos que proporcionem insuflação e desinsuflação dos alvéolos, mudando assim a pressão mais negativa ou mais positiva do que aquela presente na atmosfera. 
Como a pressão arterial interfere na função pulmonar?
- Se o coração tem a necessidade de bombear mais sangue, este sangue antes de ir para os tecidos precisa ser oxigenado, e então precisa passar pelo pulmão, os sistemas cardíacos e pulmonares estão intimamente ligados. As reações decorrentes de um, interferem no outro. Também no caso de uma respiração mais ofegante o coração terá de bombear sangue mais rapidamente para que a oxigenação do sangue pelo pulmão seja mais rápida, assim mantendo a homeostasia corporal.
Quais são os músculos inspiratórios e expiratórios?
- Músculos inspiratórios: os principais músculos inspiratórios são os intercostais externos o diafragma, e outros auxiliares como o cleidomastoideo, denteados anteriores e escalenos (músculos acessórios).
- Músculos expiratórios reto abdominal que ‘’puxa’’ para baixo as costelas inferiores e ao mesmo tempo que eles próprios e os demais músculos abdominais empurram o conteúdo abdominal para cima em direção ao diafragma e intercostais internos.
Quais são as etapas da respiração?
- Ventilação pulmonar: renovação cíclica do gás alveolar pelo ar atmosférico.
- Difusão do oxigênio e do dióxido de carbono entre sangue e alvéolos.
- Transporte do oxigênio e do dióxido de carbono.
- Regulação da respiração
O que é espaço morto anatômico? Qual é a sua finalidade?
- O espaço morto anatômico é a porção superior das vias aéreas, pois entre o sangue e as vias aéreas inferiores ao nível dos bronquíolos respiratórios virtualmente não há difusão dos gases.
Explique ventilação alveolar.
- A ventilação alveolar é a intensidade de renovação do ar nas trocas gasosas que ocorrem nos alvéolos e bronquíolos respiratórios, a ventilação alveolar depende do volume alveolar e da frequência respiratória, ou seja, do número de ciclo respiratório na unidade de tempo, é a quantidade total de ar que chega aos alvéolos a cada minuto.
Para quê serve o surfactante?
- O surfactante é secretado pelos alvéolos por células epiteliais localizadas nas paredes alveolares, essa substância atua como detergente diminuindo de modo acentuado a tensão superficial do líquido que reveste os alvéolos o que impede o colapso pulmonar.
Por que a caixa torácica encontra-se em pressão negativa?
- Porque senão a capacidade expansiva não seria possível, a inspiração é um fenômeno que demanda gasto de energia, e a expiração passiva. A pressão negativa possibilita a inflação dos alvéolos e consequentemente a respiração e oxigenação do sangue.
Como ocorre o controle nervoso da respiração?
- Ocorre no córtex cerebral onde existe centros que capacitam a ‘’voluntariedade limitada’’ da respiração. Já no SNC existem no sistema límbico e hipotálamo centros capazes de 
Diferencie a ação do centro pneumotáxico, apneustico e respiratório bulbar.
- Centro pneumotáxico: atua exercitando a área respiratória.
- Centro Apnêustico: atua ‘’desligando’’ a inspiração pois inibe a área inspiratória. Está ligado ao suspiro.
- Centro respiratório bulbar: está envolvido na inflação induzida dos pulmões no término da respiração. Controle do Bulbo e também reflexo vagal.
Como ocorre a respiração no feto?
- O sangue materno entra no útero pela artéria uterina (carregando oxigênio), e sai pela veia uterina. O embrião e o feto dependem da placenta para suprimento sanguíneo, oxigênio e remoção de dióxido de carbono e outros subprodutos.
A placenta mantém o sangue materno fetal em justaposição em uma grande área de superfície que é provida por uma rede de capilares. O fluxo contra corrente do sangue fetal e materno propicia trocas gasosas mais eficientes e permite o equilíbrio entre tensão gasosa arterial fetal e maternal.
O fluxo simultâneo de sangue materno e fetal permite que os vasos fetais se equilibrem com as tensões gasosas venosas maternas.
Como os diferentes tipos de placenta interferem nas trocas gasosas?
- Pela quantidade de superfície uterinas as quais estão aderidas, também se diferem no número de camadas de células que separam o sangue materno e fetal e a disposição de vasos sanguíneos maternos e fetais nas vilosidades placentárias.
Como ocorre o desenvolvimento do sistema respiratório do feto?
 - 1º estágio pseudoglandular:
 Primeiro terço da gestação; Desenvolvimento inicial das vias respiratórias- broto pulmonar.
- 2º estágio canalicular:
- Segundo terço da gestação; Bronquíolos se desenvolvem; Invasão dos capilares na região bronquioalveolar.
- 3º estágio do saco alveolar:
- Terço final da gestação; Desenvolvimento dos sacos alveolares e alvéolos; Maturação pulmonar.
Comoocorre o amadurecimento pulmonar no período fetal?
O pulmão do feto se desenvolve em 3 estágios de duração equivalente:
Estagio pseudoglandular: primeiro terço da gestação; desenvolvimento inicial das vias respiratórias – broto pulmonar. 
Estagio canalicular: segundo terço da gestação; bronquíolos se desenvolvem; invasão dos capilares na região bronquioalveolar.
Estagio do saco alveolar: terço final da gestação; desenvolvimento dos sacos alveolares e alvéolos; maturação pulmonar. 
Como ocorre a “primeira respirada” após o parto?
Na liberação do feto da pelve, ocorre a dilatação do pulmão, aspiração do ar para dentro das vias aéreas superiores, o diafragma inicia contrações rítmicas levando à pressão intratorácica negativa e aeração do pulmão. A primeira respirada é mais difícil, é necessária maior quantidade de energia para que se consiga encher o pulmão. Em geral ao animais fazem alguma esforço respiratório e ocorre um ingresso forçado de ar nos pulmões e que vão representar o chamado “a residual” no pulmões adultos pelo fato de dilatar os alvéolos que até então se encontrados colabados. 
Explique a tosse.
A tosse é um mecanismode defesa desencadeado, voluntária ou involuntariamente, por um estímulo nas vias aéreas, traqueias e brônquios. Pode ser devido à temperatura fria, um processo infeccioso, alguma bactéria ou inflamação. Qualquer coisa que cause irritação da mucosa leva esse estímulo ao cérebro e faz a pessoa tossir. Além disso, engasgar com um amendoim ou uma casquinha também é comum. O pulmão auxilia para que o ar entre em contato com o sangue, leve oxigênio e traga gás carbônico. O ar é aquecido e umidificado, para que grude nas paredes por onde passam as partículas que estão flutuando. Porém, alguns resíduos podem alcançar os brônquios e ficar detidos nas paredes de suas bifurcações. O pulmão se preenche de ar e fecha a epiglote. A musculatura se contrai para que o ar aprisionado possa ser liberado.
Explique espirro.
É muito semelhante ao reflexo da tosse. Quando há o estímulo nas vias aéreas superiores por alguma substância estranha ou irritação, as vias aéreas enviam impulsos nervosos para o bulbo, passando pelos nervos vagos. A partir dos eventos nos circuitos neuronais, uma sequência de eventos ocorre. A úvula é deprimida para que grandes quantidades de ar passem para o nariz de forma rápida, para que possa eliminar partículas estranhas limpando o nariz. O espirro normalmente é provocado por substâncias como poeira, grãos de pólen, pelos, entre outras partículas que causam alergias.
Explique soluço.
O soluço é provocado por um espasmo do diafragma, um músculo que separa o tórax do abdômen e está diretamente relacionado com a respiração. Esse espasmo é acompanhado simultaneamente pelo fechamento da glote, o que prejudica a passagem de ar para os pulmões e produz o som típico e característico do soluço.
Diferencie circulação pulmonar e brônquica.
- Circulação pulmonar: leva o sangue do ventrículo direito do coração para os pulmões e de volta ao átrio esquerdo do coração. Transportando o sangue pobre em oxigênio para os pulmões onde libera CO2 e recebe O2. O sangue oxigenado retorna ao coração (lado esquerdo) para ser bombeado para a circulação sistêmica.
- Circulação brônquica: irriga brônquios, traqueia, vias aéreas intrapulmonares, feixes broncovasculares, nervos, linfonodos regionais e a pleura visceral. A circulação brônquica fornece nutrientes aos tecidos da árvore traqueobrônquica e aquece e umidifica o ar inspirado, mas não participa nas trocas gasosas.
O que é feixe bronco-alveolar?
Como ocorrem as trocas gasosas? 
A hematose é o processo de trocas gasosas que ocorre nos capilares sanguíneos dos alvéolos pulmonares através da difusão de gases: oxigênio e dióxido de carbono. Devido a esse processo, mediando o sistema respiratório e o sistema circulatório, o sangue venoso, concentrado em CO2 e convertido em sangue arterial rico em O2, é distribuído aos tecidos do organismo para provimento das reações metabólicas das células. Portanto, a difusão nos alvéolos pulmonares se estabelece por diferenças no gradiente de concentração dos capilares, onde o CO2 difunde-se do sangue venoso em direção ao meio externo, havendo a oxigenação do sangue a partir do mecanismo inverso com as moléculas de oxigênio na cavidade pulmonar. O gás oxigênio em maior concentração externa difunde-se no plasma sanguíneo em direção às hemácias, combinando-se com a hemoglobina (proteína associada a íons de ferro), passando a sangue arterial.
Explique a hemoglobina nas trocas gasosas. 
O gás oxigênio que entra no sangue penetra nas hemácias, combinando-se com a hemoglobina. O transporte de oxigênio só é possível graças à presença dessa proteína, que é capaz de combinar-se com quatro moléculas de oxigênio e formar a oxiemoglobina. Ao chegar nos tecidos, o gás oxigênio desprende-se da oxiemoglobina e é utilizado pelas células no processo de respiração celular. Grande parte do gás oxigênio é transformada, nesse processo, em gás carbônico, que se difunde das células para os capilares. Ele é então levado pelo sangue até os pulmões onde se dirige para o interior dos alvéolos. É importante frisar que apenas parte do gás carbônico é transportada pela hemoglobina (carboemoglobina), sendo que a grande maioria é levada através do plasma na forma de íons bicarbonato.
Explique o controle da ventilação.
A inspiração, que promove a entrada de ar nos pulmões, dá-se pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma abaixa e as costelas elevam-se, promovendo o aumento da caixa torácica, com consequente redução da pressão interna (em relação à externa), forçando o ar a entrar nos pulmões. A expiração, que promove a saída de ar dos pulmões, dá-se pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma eleva-se e as costelas abaixam, o que diminui o volume da caixa torácica, com consequente aumento da pressão interna, forçando o ar a sair dos pulmões.

Continue navegando