Buscar

Faculdade Escritor Osman Lins HANDEBOL DE AREIA

Prévia do material em texto

Faculdade Escritor Osman Lins
Bacharelado em educação Física 2º período 
Handebol
GRAVATÁ 2017
EDINALDO VIEIRA BARBOSA FILHO
JOANNA RICARDINA DE ARRUDA SILVA
ARQUILES MARQUES DOS SANTOS
RAUL MARCOLINO DA CRUZ NETO
LUCAS HENRIQUE MONTEIRO 
RANIERY PITO DA CRUZ
 CÍCERA PÁTRICIA
 BRUNO TORRES
 
Handebol de Areia
 
Orientador: Robson Paiva
GRAVATÁ 2017
Introdução
 O handebol de areia também é conhecido como beach handball, ou simplesmente hand beach. O handebol de areia possui diferenças significativas se comparado ao handebol de quadra. Essa mudança inicia se pelo numero de jogadores em quadra, e a quadra também é substancialmente menor.
 O handebol de areia surgiu em 1992 na Europa particularmente na Itália e Holanda, com algumas alterações das regras oficiais e da maneira de jogar, o chamado Beach Handball na Europa, que tinha como objetivos principais melhorar a qualidade dos jogos de Handebol de quadra, bem como criar um jogo mais dinâmico, com jogadas espetaculares e de curta duração, sendo um atrativo, e sempre com a filosofia do jogo um jogo limpo, sem muito contato. As primeiras competições oficiais de handebol de areia foram organizadas pelos italianos em 1993, na praia de Giulianova. Simultaneamente, holandeses também desenvolveram regras para essa nova modalidade.
História
 
 A modalidade surgiu com algumas modificações do esporte de quadra, exatamente como uma atividade para ser praticada no verão, de maneira recreativa. As primeiras competições oficiais de handebol de areia foram organizadas pelos italianos em 1993, na praia de Giulianova. Simultaneamente, holandeses também desenvolveram regras para essa nova modalidade.
 Após algumas sugestões e trocas de experiências, ambos os países - Itália e Holanda - elaboram as novas regras que logo seriam oficializadas pela IHF (Federação Internacional de Handebol). O handebol de areia é conhecido como jogo limpo, pois possui pouco contato físico.
 Em 1994, o “Congresso da Federação Internacional de Handebol” realizado na cidade de Nordulijk na Holanda uma apresentação para os congressistas, em um telão, uma exibição de Beach Handball. Isto gerou grande interesse nos congressistas entre os quais se encontrava o presidente da Confederação Brasileira de Handebol, Prof. Manoel Luiz Oliveira.
Durante o Congresso, a Federação Holandesa de Handebol realizou o "Campeonato Nacional de Beach Handball", disputada por 30 equipes locais, as quais tornando-se popular nas praias da Holanda.
Histórico do handebol de areia no Brasil
 No Brasil o handball de areia, surgiu na década de 80 essa modalidade era praticado nas praias brasileiras como uma recreação de verão, no entanto por ser um esporte diferente deveria ter suas próprias regras, mas como ainda não tinha se tornado uma competição oficial utilizavam-se as dimensões de uma quadra e as regras do handball de salão.
 Com o passar do tempo essa modalidade começou a crescer em outros continentes e no Brasil também, mas o seu pontapé inicial começou com o professor Manoel Luiz oliveira que participou do congresso internacional de handball realizado em Amsterdam na Holanda, onde ele acabou gostando da modalidade e apresentou ao COB – Comitê olímpico brasileiro e sugeriu sua inclusão no festival olímpico de verão em 1996, onde o Brasil acabou se consagrando campeão em cima da argentina equipe treinada pelos professores Willian Felipe e Leoni nascimento, já no ano seguinte o Brasília acabou ficando em terceiro lugar na competição.
 Outros principais títulos foi o pan-americano masculino de 98-99-04. Em 2001 na cidade de Akita no Japão o Brasil conquistou as primeiras medalhas para o nosso pai no world games de handball tanto a equipe masculina e a feminina conquistarão o bronze para o nosso pai. Em 2005 a seleção feminina entrou para a história com o titulo conquistado no Word games realizado na Alemanha. Em 2006 um feito inédito aconteceu a seleção feminina e masculina acabarão se consagrando campeão mundial do torneio realizado no rio de janeiro, nesse ano tivemos a melhor goleira Jerusa e a melhor defensora Edna e o melhor jogador do campeonato bruno de oliveira. Recentemente a seleção brasileira masculina e feminina conquistará a medalha de ouro no pan-americano realizado em montevidéu no Uruguai em cima dos anfitriões e se classificarão para o mundial de Omã competição realizada no ano de 2012 onde as equipes masculina e feminina acabarão ganhando o mundial.
A quadra
 A quadra do jogo é um retângulo de 27 metros de comprimento e 12 metros de largura, que consiste de uma área de jogo e duas áreas de gol. O solo deverá ser composto de uma camada de areia com uma profundidade mínima de 40 cm. Deverá haver uma zona de segurança de aproximadamente 3 metros de largura ao redor da quadra de jogo. As linhas de delimitações serão marcadas por uma fita ou corda de material elástico e colorido de 8 cm de largura. Os lados maiores da quadra são chamados de linha laterais e os lados menores são chamados de linhas de fundo.
 A baliza (o gol) mede 2 metros de altura e 3 de largura. Em frente a cada baliza, há uma área de gol que é definida por uma linha: uma fita ou corda colocada paralela à linha de fundo a 6 metros de distância. A área de substituições para os jogadores é de 15 metros de comprimento e 3 metros de largura. São localizadas em cada lado da quadra de jogo. Os goleiros devem entrar e sair na linha lateral de sua própria área de gol.
Diferencia entre Handebol de Quadra x Handebol de Areia
	
	QUADRA
	AREIA
	Quadra
	40x20 metros
	27x12 metros
	Saída de bola
	Sorteio
	Tiro de arbitro
	Numero de jogadores
	7 em quadra
	4 em campo
	Tempo de jogo
	2 x 30 minutos
	2 x 10 minutos
	Possibilidade de empate
	Sim
	Não
	Penalidade
	Tiro de 7 metros
	Tiro de 6 metros
	Ataque x Defesa 
	6 x 6
	4 x 3
	Contato físico
	Muito
	Mínimo
	Exclusão temporária 
	2 minutos
	Troca de posse
	Gols
	Sempre de 1 ponto
	1 ou 2 pontos
	Substituição
	Centro da quadra
	Toda área de jogo
Regras do Handebol de Areia
 A regra possui profundas diferenças em relação ao handebol de quadra. As partidas são disputadas com quatro jogadores por equipe, sendo três de linha e um goleiro, em melhor de dois sets, com duração de dez minutos cada. Caso o tempo termine empatado, a decisão será no “Gol de Ouro” em que a equipe que marcar o primeiro gol é declarada vencedora do set.
 Se as equipes vencerem um tempo de jogo cada, o desempate é feito através do “Shoot Out”, ou seja, o jogador contra o goleiro. Os gols criativos ou espetaculares e “aéreos”, além daqueles marcados através do Tiro de 6 metros, valem dois pontos. 
Regra 1 – Local
• A quadra de jogo deve possuir uma largura de 12m com 27m de comprimento.
• A superfície de jogo deve ser composta por areia, pelo menos, 40 centímetros de profundidade.
•Deve haver uma zona de segurança em torno de 3m da quadra de jogo.
• As traves devem ter 2m de altura X 3m largura.
Áreas Substituição
• A área de substituição para os jogadores de quadra é de 15m de comprimento x 3m de largura para cada lado da área de jogo.
• É permitido aos jogadores deixar a área de jogo no caminho mais curto ao longo de toda a linha lateral do lado de sua equipe de área de substituição.
• O goleiro deve entrar na quadra através da zona de entrada do goleiro do lado
da área de substituição de sua equipe.
Regra 2 – início do jogo, tempo de jogo e regras básicas.
•  Um sorteio define o lado da quadra e da área de substituição das duas equipes.
• Para iniciar cada período de uma partida, a saída é dada com um tiro de árbitro (bola ao alto) nocentro da quadra, em ambos os sets.
• Após o final do 1ª período, as equipes trocam de lado, mas não alteram as áreas de substituição.
• A duração de cada período é de 10 minutos com 5 minutos de intervalo.
• Cada resultado do período é contado separadamente, ou seja, não há soma de gols.
• Se no final de um período, a pontuação estiver empatada, o Gol de Ouro é usado para determinar o vencedor.
• O vencedor de cada período é atribuído um ponto.
• A partida é vencida quando uma equipe ganha dois períodos. Se o resultado após o 2º
período é empate (1-1), em seguida, éfeito o shootout.
• Cada equipe tem o direito de pedir tempo de um minuto durante cada período no entanto, apenas quando tiver a posse da bola e levantando um cartão verde.
Regra 3 – Bola e uniforme
• O jogo é jogado com uma bola de borracha antiderrapante (tamanho diferente para homens e mulheres). Para os homens, a bola deve pesar cerca de 360g e medir 17,5cm de diâmetro. Já para as mulheres a bola deve pesar cerca de 290g e medir cerca de 16,5cm de diâmetro
• Pelo menos quatro bolas devem estar disponível para uma partida. Se não houver redes atrás dos gols, mais bolas são necessários para preservar o ritmo do jogo.
• As bolas reservas devem ser mantidos uma atrás de cada gol e uma na mesa.
• O uniforme dos atletas do sexo masculino é composto por blusa e calções. O uniforme das atletas do sexo feminino é composto de tops e sunquini.
• As cores do uniforme do goleiro devem ser contrastante com as dos seus companheiros de equipe e adversários.
• Todos os jogadores jogam com os pés descalços. São permitidas meias de pano ou ataduras médicas.
Regra 4 – Substituições
• São 4 jogadores por equipe (3 jogadores na linha + 1 goleiro) podem competir na quadra de jogo.
• Pelo menos seis jogadores tem de estar presente no início do jogo (Dois na reserva). Se o número de jogadores da equipe para jogar for abaixo de quatro (em um determinado momento do jogo), então o time adversário ganha a partida.
• Durante a partida, cada equipe deve pode ter um goleiro na linha. Esse jogador pode ficar como jogador de campo também em qualquer momento.
• São permitidos quatro pessoas na comissão técnica, mas apenas duas delas podem permanecer na área de substituição.
• Reservas podem entrar no jogo a qualquer momento.
• No caso de uma falta de substituição, o jogador deve ser penalizado com uma suspensão.
Regra 5 – Área do goleiro
• Somente o goleiro é permitido na área de gol. A bola pertence ao goleiro quando ele está na área de gol.
• Quando um jogador de quadra entra na área de gol, deve ocorrer o seguinte:
a) Um tiro de meta, quando o atacante entra na área de gol com a posse da bola ou quando entra na área do gol sem a bola, mas ganha vantagem ao fazê-lo;
b) Um tiro de 6 metros (penalidade de lance), quando o jogador de defesa entra na área de gol e, por causa disso, bloqueia clara oportunidade de um adversário marcar um gol.
• Ao entrar na área de gol não é penalizado quando:
a) Um jogador entra na área de gol depois de jogar a bola em sua posse, desde que esta
não cria uma desvantagem para o adversário;
b) Um jogador entra na área de gol sem a bola e não ganha vantagem fazendo assim;
c) Um jogador de defesa entra na área de gol durante ou depois de uma tentativa de defender, sem causar uma desvantagem para os adversários.
Regra 6 – Bola em jogo
Os jogadores estão autorizados a:
• Mergulhar para a bola quando se está deitado ou rolando na areia;
• Segurar a bola no máximo de três segundos, quando também está colocando na areia. Se a bola permanecer na areia mais de três segundos, qualquer outro jogador pode pegá-la, a não ser o jogador que estava com ela antes;
• É permitido no máximo três passos com a bola em suas mãos.
• Se a equipe em posse de bola não está fazendo qualquer tentativa reconhecível de ataque e tenta marcar este é considerado como jogo passivo e o sinal de advertência é mostrada pelos árbitros (lance livre concedido a a outra equipe).
Regra 7 – Faltas e conduta antidesportiva
É permitido aos jogadores:
• Usar seus braços e mãos para bloquear ou ganhar posse da bola;
• Usar uma mão aberta para tirar a bola do adversário de qualquer direção;
• Usar o seu corpo para obstruir um adversário, mesmo quando o adversário não está em posse de a bola;
• Fazer contato corporal com um adversário, quando de frente para ele, com os braços flexionados e manter este contato de modo a controlar e acompanhar o adversário.
Os jogadores não estão autorizados a:
• arrancar ou bater na bola que está na mão do adversário;
• Bloquear ou empurrar o adversário com braços, mãos ou pernas;
• deter, segurar, empurrar, correr ou saltar para um oponente;
• impedir, obstruir ou colocar em perigo um adversário (com ou sem a bola na sua
posse), em violação das regras.
Regra 8 – Pontuação e resultado final do jogo
• Quando um gol é marcado, um ponto é concedido à equipa de pontuação.
• 2 pontos são concedidos quando um gol é marcado:
– Por 6m de lance (penalidade de lance);
– Pelo goleiro;
– de uma forma criativa ou espetacular.
• Se o resultado ficar empatado até o final de um período, é usado o gol de ouro (quem fizer primeiro ganha). Nesse caso, o jogo continua sem um tempo específico.
Shootout
• Se cada equipe ganhar um período (pontuação 1-1), então o método é o Shootout.
• Um sorteio é usado para decidir qual time tem a escolha de ir primeiro ou segundo no
Shootout.
• Cada equipe tem a oportunidade de converter cinco arremessos feitos por cinco jogadores diferentes.
• Se o goleiro é um dos atiradores, ele é considerado como um jogador de linha para esse lance.
• Se o resultado ainda estiver empatado, o Shoot out continua com cobranças alternadas, até ser decidido o resultado.
Regra 9 – O tiro de 6 metros (pênalti)
• Se um gol é marcado por um tiro de 6 metros, dois pontos são concedidos.
• Um tiro de 6 metros é assinalado quando:
o Uma clara chance de marcar um gol é obstruída em qualquer lugar na quadra por um jogador da equipe adversária;
o Existe um apito não autorizado no momento de uma clara chance de marcar um gol;
o Uma clara oportunidade de marcar um gol é obstruída pela interferência de alguém que não
participar do jogo.
Conclusão
 
 Com isso o handebol de areia é uma modalidade nova, em fase de desenvolvimento e sua filosofia é totalmente diferente do handebol de quadra. A ideia é fazer dele um esporte dinâmico, espetacular e interessante de ser praticado e assistido, juntando ás regras o ambiente naturalmente agradável da praia e ao fair play. A principal característica do Handebol de Areia é o fair play, onde não é permitido o contato físico, acarretando punições ao atleta. O esporte, assim como os estudos, é parte fundamental na formação do caráter de uma pessoa. O Beach Handball, como qualquer esporte, requer alto intelecto, grande preparo físico e também um bom arranjo psicológico. 
Referências Bibliografia:
https://sportsregras.com/handebol-praia-areia-historia-regras/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Andebol_de_praia
https://beachhand.wordpress.com/home/historia/
https://beachhand.wordpress.com/home/como-jogar/

Continue navegando