Buscar

SeguridadeSocial conceitos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Seguridade Social
- conceitos e organização - 
*
Definição pela Lei 8.212/91
Art. 1º. A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinado a assegurar o direito relativo à saúde, à previdência e à assistência social.
*
Conceito de Seguridade Social
conjunto de princípios, de regras e de instituições destinado a estabelecer um sistema de proteção social aos indivíduos contra contingências que os impeçam de prover as suas necessidades pessoais básicas e de suas famílias, integrado por ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, visando assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. (Direito da Seguridade Social, Sérgio Pinto Martins, Atlas Jurídico). 
*
Princípios Constitucionais que norteiam a Seguridade Social 
A ordem social tem como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem-estar e a justiça sociais – princípio da solidariedade, em que as gerações em atividade devem financiar as que estão inativas, e também as camadas sociais com mais capacidade contributiva sustentam um regime no qual existem serviços e benefícios deferidos àqueles que não têm nenhuma condição de contribuir em prol do sistema. 
*
Princípios Constitucionais que norteiam a Seguridade Social
Solidariedade – princípio fundamental da Seguridade Social
Pressupõe que o esforço geral beneficie os mais necessitados
Relaciona-se com a capacidade contributiva
O ato de constituir a Seguridade Social já é um ato de solidariedade – reconhecimento de que a ação individual não é suficiente para atender as necessidades decorrentes das contingências sociais – é necessária a ação da comunidade
*
Princípios Constitucionais que norteiam a Seguridade Social
Por isso o Brasil adota no Regime Geral o sistema de repartição simples e não de capitalização 
A Seguridade é mecanismo de redistribuição de renda. A crise da seguridade não foi provocada pela crise no modelo de financiamento adotado. A crise do sistema social protetivo provém da crise de redistribuição. 
*
universalidade da cobertura e do atendimento;
A Seguridade Social deve ser acessível a todas as pessoas no território nacional e do ponto de vista objetivo, busca atender a todos os riscos sociais a que estão sujeitas as pessoas. (A Seguridade não começou de forma universal)
Universalidade da cobertura: situações de vida que necessitam de proteção (critério material)
Universalidade do atendimento: titulares do direito à proteção social (critério pessoal)
A universalidade se aplica na Saúde e na Assistência Social, porém não na Previdência Social.
Princípios Constitucionais que norteiam a Seguridade Social 
*
Princípios Constitucionais que norteiam a Seguridade Social
Enquanto na saúde a clientela atendida é ilimitada, universal, na Previdência a legislação impõe restrições (todos podem ingressar, MEDIANTE CONTRIBUIÇÃO). A universalidade é praticamente ilimitada na saúde e limitada no seguro social. Somente têm acesso aos benefícios os segurados e dependentes, classificados como tal. 
Princípio discutido com relação à disponibilidade de recursos
*
EMENDA CONSTITUCIONAL 47
§ 12. Lei disporá sobre sistema especial de inclusão previdenciária para atender a trabalhadores de baixa renda e àqueles sem renda própria que se dediquem exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência, desde que pertencentes a famílias de baixa renda, garantindo-lhes acesso a benefícios de valor igual a um salário-mínimo.
§ 13. O sistema especial de inclusão previdenciária de que trata o § 12 deste artigo terá alíquotas e carências inferiores às vigentes para os demais segurados do regime geral de previdência social." (NR)
Tentativas de inclusão previdenciária: MEI e donas de casa
*
uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais:
Antes da CF/88 havia duas “previdências”: uma rural e uma urbana. A Constituição unificou os sistemas. Antes da CF os trabalhadores rurais tinham menos benefícios e menores. 
Uniformidade: eventos cobertos;
Equivalência: igualdade no valor das prestações. 
Decorre do princípio da isonomia
Há diferenças no custeio e nos benefícios
Princípios Constitucionais que norteiam a Seguridade Social 
*
seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços;
É possível cobrir todas as contingências sociais?
Os planos de seguridade têm que eleger um plano básico compatível com as possibilidade econômicas do sistema e com as necessidades reais dos beneficiários (para Tarsis “escolha trágica”). 
Seletividade: sistema (político) seleciona as necessidades e beneficiários atendidos
Distributividade: na medida de sua necessidade, também relacionado com distribuição de renda (deve levar isso em consideração)
Princípios Constitucionais que norteiam a Seguridade Social 
*
Princípios Constitucionais que norteiam a Seguridade Social
Os benefícios e serviços tem que ser suficientes para atender às reais necessidades dos indivíduos, bem como ser compatíveis com a saúde econômico-financeira do sistema. De certa forma, esse princípio restringe o princípio da universalidade, quanto à previdência social, ou seja quanto às prestações pagas, porém, isso não ocorre com a saúde, que é um direito universal. 
*
irredutibilidade do valor dos benefícios
Esse princípio possui estreita relação com o Direito do Trabalho, na medida em que os salários são irredutíveis, bem como os vencimentos de magistrados 
O art. 58 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias promoveu uma correção nos valores dos benefícios, que desde a origem (desde a concessão) vinham se defasando. Porém, após a Lei 8.213/91, novamente, não acompanhou mais a inflação, nem tampouco teve ganhos reais. O Supremo Tribunal Federal entendeu que se trata de “irredutibilidade do valor nominal”. 
Princípios Constitucionais que norteiam a Seguridade Social 
*
Princípios Constitucionais que norteiam a Seguridade Social
Vários juristas criticavam a sistemática (ou a falta de adoção de um índice) usada pelo Governo, que “elege índices de atualização que não refletem a inflação e não garantem a manutenção do real valor dos benefícios previdenciários”.
Atualmente o reajuste é pelo INPC (art. 41-A)
Leitura conjunta dos artigos 194, inc. IV e 201, § 4º da CF – princípio da preservação real do valor dos benefícios (poder aquisitivo) – somente após a concessão ou na concessão??? Fator previdenciário não seria uma forma de redução do valor do benefício? 
*
Princípios Constitucionais que norteiam a Seguridade Social
Popularmente se questiona a desvinculação dos benefícios do salário mínimo, porém, a Justiça não tem dado guarida à pretensão de equiparação, ou seja, de manutenção de um número determinado de salários mínimos de benefício 
*
eqüidade na forma de participação no custeio:
O Estado e toda sociedade devem participar de forma direta ou indireta no financiamento do Sistema de Seguridade Social. Esse princípio também justifica que a Assistência Social independe de contribuição, pelo grau de miserabilidade de seus beneficiários. 
O princípio da eqüidade é desdobramento do princípio da igualdade, pois os que estão em igual situação financeira devem contribuir em igualdade de valores, mas os que tem patamares diferenciados, deverão contribuir de forma diversa, uns mais, outros menos.
Princípios Constitucionais que norteiam a Seguridade Social 
*
Princípios Constitucionais que norteiam a Seguridade Social
Significa não poder ser criada fonte de custeio diferenciada para sujeitos passivos iguais e, ao mesmo tempo, dever haver distinção das pessoas segundo a sua capacidade contributiva.
Ex.: alíquotas diferenciadas (tanto para segurados como para empresas – incentivos fiscais – SIMPLES, SUPERSIMPLES...)
Equidade intergeracional – os empréstimos públicos e as despesas governamentais não devem sobrecarregar as gerações
futuras – cabe à geração que delas se beneficia arcar com o ônus respectivo. 
As gerações anteriores financiaram um sistema que não têm hoje e é possível que isso ocorra com a geração atual com relação ao futuro
*
diversidade da base de financiamento:
O esquema de contribuição tríplice revelou-se insuficiente, passando-se a exigir novas fontes de custeio. Nesse sentido há dupla dimensão na diversidade, que pode ser objetiva, quando se trata dos fatos sobre os quais incide contribuição e subjetiva, que se refere aos sujeitos – pessoas naturais ou jurídicas – que verterão contribuições. 
Deve-se buscar diversas fontes de custeio, somando-se, aos recursos orçamentários dos entes públicos, com a tributação destinada a essa finalidade. 
Princípios Constitucionais que norteiam a Seguridade Social 
*
Diversidade objetiva: eventos; subjetiva: contribuintes
Previsão constitucional: art. 195
Leis podem instituir contribuições diversas das já previstas, desde que obedecido o art. 154, I (ou seja, em lei complementar, com base diversa dos já existentes).
COFINS, CSLL, PIS/PASEP. 
Deve ser considerado o princípio da preexistência do custeio (art. 195, §5º)
Princípios Constitucionais que norteiam a Seguridade Social 
*
Princípios Constitucionais que norteiam a Seguridade Social
Princípio do caráter democrático e descentralizado da administração 
Tem por fundamento a participação na gestão administrativa daqueles que contribuem para a seguridade social ou dela usufruem;
São componentes desse Sistema, especialmente os Conselhos e as suas composições: Conselhos de Saúde, de Previdência Social, de Assistência Social e ainda da Previdência Complementar 
*
Princípios Constitucionais que norteiam a Seguridade Social
O Ministério da Previdência Social voltou a instituir, através do Decreto nº 4.874/03, os Conselhos Estaduais e por Gerência Executiva, para assessorar o INSS e apontar soluções para os problemas 
A Lei nº 8.213/91 também prevê a composição paritária do Conselho de Recursos da Previdência Social e das Juntas de Recursos. As Câmaras e Turmas de Julgamento têm representação do Governo, dos Trabalhadores e das Empresas. 
O art. 10 da Carta Magna prevê que a gestão administrativa é um dos meios mais diretos de o cidadão fazer valer a sua vontade. 
*
Princípios da Previdência Social
Princípio da contributividade (Previdência tem caráter contributivo)
Princípio da automaticidade da filiação (obrigatória e automática)
Princípio da preservação do equilíbrio financeiro e atuarial: somente se gasta o que foi arrecadado (equilíbrio a curto prazo – natureza financeira x a longo prazo – cálculo atuarial)
Princípio da base de cálculo dos benefícios com base nos salários-de-contribuição
Princípio do valor mínimo – salário mínimo (quando substitui a remuneração do trabalhador)
Previdência complementar facultativa
*
OUTROS PRINCÍPIOS (doutrinários)
Princípio da legalidade (que permeia todo ordenamento jurídico)
Princípio do tríplice custeio
Princípio da continuidade (da filiação, da contribuição, da prestação)
Princípio da essencialidade e da supletividade: a Previdência não se presta a resolver todos os problemas do indivíduo (ex. desemprego, valor limitado)
*
Saúde
A Saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Saúde, segundo a OMS é “completo bem-estar físico e mental do ser humano”. 
*
Saúde – Princípios e Diretrizes
acesso universal e igualitário;
É na Saúde que esse princípio tem aplicação mais ampla. O atendimento á saúde independe de contribuição, filiação, posição social, renda. 
Princípio da reserva do possível: seletividade dos serviços, deve ser compatível com a realidade econômica do país (Marga Inge Barth Tessler). 
atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas
Menos custosas e mais eficazes
*
Saúde nos Tribunais - discussões
Fornecimento de medicamentos
Liberação FGTS para tratamento de saúde – rol do art. 20 da Lei 8,036/90 não é taxativo 
Terapias ou tratamentos alternativos: Estado não estaria obrigado
STJ afastou direito à tutela antecipada ao reajuste da tabela do SUS
*
Assistência Social – princípios constitucionais 
Será alcançada a quem tiver necessidade, independentemente de contribuição
Proteção à família, à maternidade, às crianças, adolescentes, idosos e deficientes
Princípio da universalidade da cobertura e do atendimento
Limitado pela verificação da situação de necessidade
*
Assistência Social – princípios constitucionais
Princípio da seletividade e distributividade de benefícios e serviços: 
A assistência social também é seletiva
Princípio da proteção dos indivíduos em situação de vulnerabilidade ou risco social: 
Considera não somente a questão individual de pobreza, mas a dimensão dinâmica de exclusão social
*
Assistência Social – princípios constitucionais
Princípio da promoção da integração à sociedade e ao mercado de trabalho: 
Relacionado com o princípio da proteção aos indivíduos em situação de vulnerabilidade – busca de emprego
Habilitação e reabilitação das pessoas das pessoas portadoras de deficiência
Percentuais mínimos em concursos e empresas
Princípio da descentralização político-administrativa: 
Coordenação e expedição de normas gerais cabe à esfera federal, coordenação e execução dos respectivos programas às esferas estadual e municipal, bem como a entidades beneficentes e de assistência social que prestem serviços na área, que são de utilidade pública. 
*
Assistência Social 
Garantia de salário mínimo:
	a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei. 
*
Organização do sistema
Ministério da Previdência Social – órgão executor: INSS
Super Receita – Secretaria da Receita Federal. 
Ministério da Saúde – Sistema Único de Saúde – União, Estados e Municípios
Ministério do Desenvolvimento Social – mas a principal política, que envolve recursos (pagamento de benefícios assistenciais) é processada pelo INSS.
Conselhos (colegiados) em todos os sistemas: saúde, previdência e assistência

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais