Buscar

RELATÓRIO 1º TEMPO COMUNIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO 1º TEMPO COMUNIDADE
 A vida é uma trajetória de desafios, se você acha que a sua vida não está boa por que você encontra desafios demais, então é melhor você parar de viver, por que é você que precisa mudar a visão sobre os desafios, pois eles estão ai como um presente, por que a partir deles, e da superação dos mesmos é que vamos nos tornar melhor, maior, e até mais visionários.
(Victor Chaves)
 Em cada etapa da vida se aprende algo, este 1º tempo comunidade foi um divisor de águas com relação a minha opinião sobre o outro, ou ao próximo, após realizar este trabalho me sente mais humano, meus velhos conceitos já não se matem intactos, pois logo que iniciei o trabalho me deparei com a situação da pobreza extrema, precariedade absurda, e de precisão de recursos simples extremamente grande. Eis que me vem o seguinte questionamento a mim mesmo onde estive esse tempo todo que ainda não tinha enxergado este lado da minha própria vila…Enfim após o fim das aulas do mês de agosto, dei início a pesquisa com o grupo, a princípio fiz uma sondagem da vila o que me permitiu notar muitas coisa interessante que acabei introduzindo ao trabalho com o meu ponto de vista, sondei ainda os moradores que achei que poderia estar diretamente no trabalho, como eu não serio o único a desenvolver o trabalho seria em grupo, após selecionar cada um deles, fui em sua casa para saber se estariam dispostos a colaborar com o trabalho com a nossa pesquisa . A princípio todos concordaram sem problemas, daí pra frente é que veio a complicação para mim para os colegas Vicente e lenisse, um dos entrevistado da lenisse foi embora por esse motivo ela realizou apenas duas entrevistas, no meu caso fui que uma entrevistado se negou a fazer a entrevista após duas tentativas falhas, a senhora Iracema concordou até marcamos o dia e horário da entrevista, quando cheguei na casa dela não estava fui novamente marcar, marcamos mas na hora de fazer a entrevista ela disse que não ia fazer por que ela “não sabia de nada da vila”, essa foi a frase que ela usou. 
 A minha segunda entrevista que não ocorreu foi com a senhora irene, marcamos o dia e horário que ficaria melhor para nós dois, mas por conta de um problema de saúde de um tio dela que já estava em estado terminal faleceu por via disto ela teve que viajar no dia anterior a nossa entrevista e só voltaria no mês seguinte. Logico que eu não ia ficar “esperando a morte do gato”, tratei logo de pesquisar dois moradores que se encaixasse na pesquisa, acabei chegando a senhora Naiza Portilho e a senhora Antônia Ferreira.Com estas ocorreu tudo muito bem, no caso do colega Vicente o que ocorreu, foi um grande desencontro de horário pois ele não mora na vila por isso sempre que vinha pra marcar comas entrevistadas os dias e horários não as encontrava em casa então fizemos um acordo e eu fiz as entrevistas pra ele para mim foi mais fácil, uma vez que mora aqui a facilidade é bem maior. Após todos terminarem de fazer suas entrevistas com os moradores o próximo passo foi transcrever e digitar suas entrevistas, para que pudéssemos dar início ao trabalho em sí, demos início ao mesmo somente no mês de novembro logo após a orientação, se bem que algumas partes já estavam prontas, foi um trabalho em conjunto o que enriqueceu nossos conceitos e modificou nossas opiniões, além de proporcionar um grande debate de ideias. Pois como nem todo mundo compartilha das mesmas opiniões, ocorreram muitos discursões (no bom sentido), e o consenso destes discursões foi o grande empurrão para definir a forma do nosso trabalho.
 E de todo o esforço o que se obteve foi o nosso trabalho nomeado de 1º tempo comunidade. A orientação que nos deram foi de fato o nosso sol da manhã em se tratando do nosso trabalho, até por que duvidas sempre há, nesta pesquisa não foi diferente a grande dúvida era como dar forma a isso, e essa duvidas que surgiram, não diria todas mas umas grandes parcelas delas foram esclarecidas por nossos orientadores. O que nos resta é a ansiedade de apresentar aos mesmos o produto de sua orientação. Nossas expectativas é que nosso trabalho possa ser uma grande base para futuros discentes desta ou de outra faculdade, que se interesse pela história desta pequena, que em breve já não será tão pequena vila.

Outros materiais