Buscar

Resumo sobre o sangue e suas estruturas

Prévia do material em texto

Cite as principais proteínas plasmáticas e sua importância
As principais proteínas plasmáticas são: Albumina, globulinas (alfa, beta e gama), proteínas da coagulação, proteínas do complemento, lipoproteínas do plasma (Lipoproteína de densidade muito baixa (VLDL) e lipoproteína de baixa densidade (LDL).
Albumina: Sua importância é na manutenção da pressão osmótica coloidal e transporte de alguns metabólitos insolúveis, como por exemplo, ácidos graxos.
Globulinas: As alfa- e beta- globulinas possuem função de transporte de íons metálicos, lipídios ligados a proteínas e vitaminas lipossolúveis. Já as gama-globulinas possuem função de servirem de suporte à anticorpos da defesa imunológica.
Proteínas da coagulação: importância na formação de filamentos de fibrina (p.ex., protrombina, fibrinogênio, globulina aceleradora)
Proteínas do complemento: C1 a C9. Importância na destruição de microorganismos e início da inflamação.
Lipoproteínas do plasma: (Quilomícrons). Importância no transporte de triglicerídeos para o fígado. Já as VLDL e LDL, possuem função de transportar triglicerídeos do fígado para as células do corpo.
Diferencie as hemácias de um feto em relação ao tipo de hemoglobina e a importância dessa diferença.
Duas das quatro cadeias da hemoglobina fetal e do adulto (cadeias alfa) são idênticas, mas a hemoglobina no adulto tem duas cadeias beta, enquanto o feto tem duas cadeias gama.
As cadeias gama não se ligam da mesma forma ao difosfoglicerato (composto encontrado no interior da hemácia, função de reduzir afinidade da hemoglobina com oxigênio) igual as cadeias beta normais, e por consequência, têm maior afinidade para com o oxigênio. Essa pequena diferença na afinidade faz com que ocorra a transferência do oxigênio da mãe para o feto. Ocorre um “sequestro” de oxigênio. 
Essa hemoglobina fetal não é prejudicial na infância, e nos humanos, a reposição da hemoglobina fetal pela hemoglobina adulta não se completa antes dos 6 meses de vida.
Quais os constituintes do sangue e suas proporções?
O sangue é constituído pelo plasma, hemácias, leucócitos e plaquetas. 
O plasma sanguíneo é uma solução aquosa, e representa cerca de 55% do volume sanguíneo. As Hemácias, glóbulos vermelhos, correspondem a cerca de 42 a 47% do volume do sangue. Os leucócitos, ou glóbulos brancos, correspondem a 1% do volume do sangue do corpo. As plaquetas correspondem a menos de 1% do volume do sangue.
Quais os tipos de glóbulos sanguíneos?
Temos dois tipos de glóbulos: vermelhos e brancos. 
Nos glóbulos vermelhos incluídos os eritrócitos (hemácias) e plaquetas, sendo que o ultimo é um resultante dos eritrócitos. Os eritrócitos possuem função de transporte de oxigênio, e as plaquetas, participam da coagulação sanguínea.
Já nos glóbulos brancos, ou leucócitos, estão as células de defesa, que são divididas em granulócitos e agranulócitos. Os granulócitos são três, os neutrófilos, eosinófilos e basófilos. Os agranulócitos são dois, linfócitos e monócitos.
Qual a principal função dos linfócitos B?
Produção de anticorpos contra antígenos.

Continue navegando