Buscar

saude publica exercicos para idosos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
Clique para editar o estilo do título mestre
Exercícios Fisioterapêuticos Para Diabéticos e Idosos
Profª.: Fabiana Dias
*
*
*
Fisioterapia Para Diabéticos
Dentre as complicações clínicas do DM, destacam-se a cegueira, a insuficiência renal, a nefropatia e a neuropatia periférica (GUYTON et al., 2002; KWON et al., 2003). Mais de metade da população portadora de DM tipo II e um terço da população portadora de DM tipo I apresentam pelo menos um sintoma de neuropatia. 
*
*
*
Fisioterapia Para Diabéticos
Com isso, altera-se a propriocepção, que permite a monitoração da progressão de qualquer seqüenciamento de movimento e torna-se capaz de modificar movimentos posteriores (MACHADO, 2000; PERRY et al., 2000). Sacco et al. (2000) relatam que os parâmetros biomecânicos de reação de força e de distribuição plantar se modificam tanto na forma dinâmica quanto na forma estática. Durante a caminhada, os diabéticos aumentam o contato com o solo em algumas áreas e diminuem o contato em áreas opostas da superfície plantar.
*
*
*
Fisioterapia Para Diabéticos
Estudos mostraram relações entre os picos de pressão plantar, diminuição de sensibilidade e desenvolvimento de regiões ulceradas, sendo estes importantes fatores para alteração no comportamento da marcha, principalmente em indivíduos diabéticos (SACCO et al., 2000; KWON et al., 2003).
O protocolo de intervenção pode ter duração de 12 semanas e realizando-se três avaliações para avaliação das condições físicas, de sensibilidade e na plataforma de pressão, sendo a primeira antes do início do protocolo (pré), a segunda após seis semanas de tratamento e a última após o término do protocolo (12 semanas).
*
*
*
Fisioterapia Para Diabéticos
Para avaliação da sensibilidade foram examinados, em ambos pés: percussão do tendão de Aquiles com martelo neurológico; prova da sensibilidade vibratória, com aplicação do diapasão em vibração na ponta do hálux, sobre o maléolo interno, a patela e crista ilíaca ântero-superior; prova do monofilamento de Semmes & Weinstein de 10 g, aplicados por 2 segundos nas polpas digitais do 1º, 3º e 5º pododáctilos e as respectivas projeções plantares das cabeças dos metatarsos, totalizando doze pontos nos dois pés.
*
*
*
Fisioterapia Para Diabéticos
O Protocolo de Cinesioterapia deve consistir de exercícios ativos, treinamento proprioceptivo e treinamento da ritmicidade nas voluntárias, durante uma hora, aproximadamente. Descrito da seguinte forma:
Atividades de alongamento podem ser aplicadas por 15 minutos, seguido de caminhadas ritmadas.
Em seguida, pode-se realizar um treino proprioceptivo (30 minutos), através de um circuito composto por 13 estações, com duração de dois minutos cada, utilizando-se diferentes materiais: espuma, feijões, colchonete, algodão, prancha de equilíbrio, toalha, bolinhas de propriocepção, alpiste, lixa-ferro e bola terapêutica, seguido de exercícios de relaxamento (15 minutos).
*
*
*
Fisioterapia Para Diabéticos
É de suma importância a eleição de exercícios aeróbicos, posto que estes elevam o VO2máx , melhora da capacidade cardiovascular e trocas gasosas, com melhor desempenho das atividades solicitadas.
O aumento da sensibilidade à insulina, é um dos benefícios da cinesioterapia aeróbica.
É necessário a continuidade do treinamento a fim de manter os níveis glicêmicos próximos do normal.
*
*
*
Fisioterapia Para Diabéticos
O treino de cinesioterapia aeróbica pode ser aplicado durante 20- 30 min, gerando uma freqüência cardíaca de 70% acima da máxima, e cerca de 3 a 5 vezes por semana.
*
*
*
Fisioterapia Para Diabéticos
Os resultados deste estudo não afirmam que a realização destes exercícios estabiliza a progressão da doença sistemicamente, apenas estabelece novas formas de pensar sobre o tratamento fisioterapêutico do indivíduo idoso diabético.
*
*
*
Fisioterapia Para Idosos
Com o aumento progressivo da expectativa de vida observado nas últimas décadas, a assistência à saúde do idoso tornou-se prioridade. A população mundial com idade igual ou superior a 60 anos compreende cerca de 11,0% da população geral, com estimado aumento nas próximas décadas. No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de idosos passou de 6,1% em 1980 para 7,3% em 1991, devendo chegar por volta de 10% em 2010 .
O envelhecimento compromete a habilidade do sistema nervoso central em realizar o processamento dos sinais vestibulares, visuais e proprioceptivos responsáveis pela manutenção do equilíbrio corporal, bem como diminui a capacidade de modificações dos reflexos adaptativos. Esses processos degenerativos são responsáveis pela ocorrência de vertigem e/ou tontura (presbivertigem) comumente chamado crise de desequilíbrio (presbiataxia) na população geriátrica.
*
*
*
Fisioterapia Para Idosos
A redução da atividade do sistema vestibular na população com idade superior a sessenta anos pode promover incapacidade funcional e, conseqüentemente, diminuição da qualidade de vida. Exercícios como os de Cawthorne e Cooksey permitem novos padrões de estimulação vestibular e esta intervenção seria capaz de promover melhoras nas reações de equilíbrio.
As quedas são as conseqüências mais perigosas do desequilíbrio e da dificuldade de locomoção representando um grande problema de saúde dos idosos.
*
*
*
Fisioterapia Para Idosos
Essas constatações levaram as pesquisas na área e verificaram que a reabilitação vestibular se evidencia por agir fisiologicamente, estimulando o sistema vestibular. Estudos relatam que cerca de 85,0% de idosos com idade superior a 60 anos com desordens vestibulares crônicas apresentaram melhora dos sintomas após dois meses de tratamento, 30,0% obtiveram cura completa e um terço deles revelaram ausência de queixas após o tratamento.
*
*
*
Fisioterapia Para Idosos
Os exercícios de Cawthorne e Cooksey caracterizam-se por um programa de reabilitação vestibular e envolvem movimentos de cabeça, pescoço e olhos, exercícios de controle postural em várias posições (sentado, em apoio bipodal e unipodal, andando), uso de superfície de suporte macia para diminuição do input proprioceptivo e exercícios de olhos fechados para abolição da visão.
O período de aplicação dos exercícios de estimulação vestibular de Cawthone e Cooksey pode ser aplicado por nove semanas, sendo que esse intervalo representa o tempo médio recomendado para a avaliação da evolução de um paciente submetido a reabilitação vestibular.
*
*
*
Fisioterapia Para Idosos
A estabilidade funcional do idoso precisa ser avaliada pela EEB (Escala do Equilíbrio de Berg) com intuito de avaliar o equilíbrio considerando o efeito do ambiente na função. As quedas em idosos ocorrem em situações corriqueiras do dia a dia, especialmente onde as condições ambientais não são favoráveis. Esta escala avalia, por 14 testes, a habilidade do indivíduo de sentar, ficar de pé, alcançar, girar em volta de si mesmo, olhar por cima de seus ombros, ficar sobre apoio unipodal e transpor degraus. A pontuação total é de 56 e índices iguais ou menores a 36 indicam déficit de equilíbrio.
*
*
*
Fisioterapia Para Idosos
*
*
*
Exercícios de Cawthorne e Cooksey
Movimento de olhos e cabeça, sentado- primeiro lentos e depois rápidos:
Olhar para cima e para baixo;
Olhar para a D e para a E;
Aproximar e afastar o dedo olhando para ele;
Mover a cabeça lentamente e depois rapidamente, para a D e para E com os olhos abertos;
Repetir 4 a 5 vezes com os olhos fechados. 
*
*
*
Exercícios de Cawthorne e Cooksey
Movimentos de cabeça e corpo, sentado:
Colocar um objeto no chão. Apanhá-lo e elevá-lo acima da cabeça e colocá-lo no chão novamente (olhando para o objeto o tempo todo);
Encolher os ombros e fazer movimentos circulares com eles;
Inclinar para frente e passar um objeto para trás e para frente dos joelhos.
*
*
*
Exercícios de Cawthorne e Cooksey
Exercícios em Pé:
Repetir A e B2;
Sentar e ficar em pé, Sentar e ficar em pé novamente;
Sentar e ficar em pé, Sentar e ficar em pé novamente de olhos fechados;
Ficar em pé e girar para um dos lados;
Ficar em pé e girar para o lado oposto;
Jogar uma bola pequena de uma mão para outra acima do nível do horizonte;
Jogar uma bola de uma mão para outra embaixo dos joelhos, alternadamente.
*
*
*
Exercícios de Cawthorne e Cooksey
Outras atividades para melhorar o equilíbrio:
Subir e descer escadas;
Enquanto de pé, dar voltas repentinas de 90º, de olhos abertos e depois fechados;
Ficar em um pé só, de olhos abertos e depois fechados;
Andar pé-antepé com olhos abertos e fechados;
Circular ao redor de uma pessoa que está no centro e joga uma bola grande, que deve ser devolvida;
Andar livremente de olhos fechados.
*
*
*
BIBLIOGRAFIA
SANTOS, Angélica Cristina dos, EXERCÍCIOS DE CAWTHORNE E COOKSEY EM IDOSAS: melhora do equilíbrio, Fisioter. Mov. 2008 out/dez;21(4):129-136.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando