Buscar

PRÁTICA 03

Prévia do material em texto

PRÁTICA 03
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO E PURIFICAÇÃO
Introdução
A mistura consiste em duas ou mais substâncias fisicamente, misturadas. Dessa forma, apresentam as propriedades físicas não definidas e variáveis. Essas propriedades dependem da quantidade de cada substancia na mistura e da natureza delas. 
As misturas podem ser classificadas como homogenias ou heterogenias.
Homogenias é quando a mistura apresenta apenas uma fase, ou seja, não é possível ver a separação dos componentes, como por exemplo a agua salgada. Já as misturas heterogenias apresentam mais de uma fase e muitas das vezes é possível ver a olho nu essas fases. A água e óleo, o granito, são exemplos dessas misturas.
Um importante processo num laboratório de químicas, seria a separação dos componentes dessas misturas, incluindo a purificação de substâncias impuras. Essa separação pode ser feitas de duas formas basicamente, os processos mecânicos e os físicos. No processo mecânico, não ocorre transformações físicas na separação. Ele é mais comum quando se precisa separar substancias heterogenias. São exemplos de processos mecânicos a catação, a peneiração, a decantação, a centrifugação e a filtração. Já os processos físicos, ocorrem algumas transformações físicas das substancias, como a sublimação, por exemplo. Exemplos: dissolução fracionada, recristalização, fusão fracionada, sublimação, destilação simples e fracionada, etc. 
Objetivo Geral
Realizar separações de misturas, através da filtração simples, filtração a vácuo, purificação por recristalização e purificações por sublimação.
Objetivos Específicos
Experimento 1: Realizar uma filtração simples entre uma mistura de sulfato de cobre e hidróxido de sódio. 
Experimento 2: Realizar uma filtração a vácuo entre a mistura de ácido benzoico/sulfato de cobre/areia e após obter o filtrado, realizar uma purificação por recristalização.
Experimento 3: Realizar uma purificação por sublimação entre o ácido benzoico e a areia presentes em um béquer de 100mL.
Experimento 4: Realizar uma destilação simples da mistura homogenia entre a agua e o sulfato de cobre.
Materiais e Reagentes
3 Béquer de 100mL;
2 tubos de ensaio;
Garrafa lavadeira;
Estante para tubos de ensaio;
Capela de exaustão;
Bomba de vácuo;
Manta de aquecimento;
Suporte para funil;
Tripé de ferro;
Tela de amianto;
Bico de Bunsen;
Vidro de relógio;
Bastão de vidro;
Funil simples;
Kitazato;
Funil de buchner;
Filtro de papel;
Sulfato de cobre;
Hidróxido de sódio;
Areia;
Agua destilada;
Ácido benzoico;
Parte experimental
Experimento 1: transferir as soluções de sulfato de cobre e de hidróxido de sódio para um béquer de 100mL, agitar e esperar alguns instantes. Umedecer o papel de filtro com agua destilada e colocar no funil dobrado. Logo após agitar novamente a solução e realizar a filtração simples. Após a filtração retirar o papel de filtro do funil e deixar secar na bancada. Observar os resultados. 
Experimento 2: Adicionar ao béquer de 100mL, 30mL de água destilada. Adicionar a esse béquer a mistura de ácido benzoico/sulfato de cobre/areia. Colocar a tela de amianto no tripé de ferro e colocar a mistura do béquer sobre a tela de amianto. Aquecer essa mistura com um bico de Bunsen até começar a borbulhar. Pegar um funil de buchner e colocar um filtro de papel, colocar abaixo do funil um kitazato e ligar a bomba de vácuo.
Retirar o bequer do aquecimento e efetuar a filtração à vácuo. Logo após transferir para o filtrado para um béquer e colocar para esfriar. Observar o resultado e realizar uma nova filtração simples.
Experimento 3: Pegar o béquer com a mistura de areia e ácido benzoico levar até a capela, cobrir o béquer com o vidro de relógio. Aquecer em fogo baixo por um tempo, até que sublime um dos componentes e depois deixar esfriar.
Experimento 4: Observar na montagem de destilação simples a separação da mistura homogênea de sulfato de cobre e água. 
Apresentação dos resultados experimentais
Cálculos e discussão dos resultados
Questionário
Conclusão 
Bibliografia
Russell, J. B., Química Geral vol. 1 2ª Edição, Editora PEARSON Makron Books, 2008.

Continue navegando