Buscar

Resumo SUS


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

LEI N° 8080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990
Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde. Também dispõe da organização e o funcionamento de serviços, e de outras providencias.
Esta lei regula, em todo território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual e por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público ou privado. 
Disposições Gerais 
A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos. Também consiste no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação. 
O dever do Estado não exclui o dever das pessoas, da família, das empresas e da sociedade. 
A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes: alimentação, moradia, saneamento básico, meio ambiente, trabalho, renda, educação, transporte, lazer e acesso aos bens e serviços essenciais.
 Os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do país. 
Dizem respeito também à saúde as ações que se destinam a garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico, mental e social. 
Do Sistema Único de Saúde – Disposições Preliminares 
O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas (federais, estaduais e municipais) da administração direta e indireta das fundações mantidas pelo poder público constitui o SUS. 
Estão inclusas as instituições publicas de Controle de qualidade, Pesquisa e produção de insumos, medicamentos, equipamentos de saúde. 
Objetivos e Atribuições do SUS
São objetivos do SUS: 
A identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde. 
A formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário as ações e aos serviços para sua promoção, proteção e recuperação. 
A assistência a pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integradas das ações assistenciais e das atividades preventivas. 
Estão incluídas no campo de atuação do SUS:
1) A execução de ações de vigilância sanitária, vigilância epidemiologia, assistência terapêutica integral e saúde do trabalhador. 
A vigilância sanitária é um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens, da prestação de servidos de interesse a saúde, abrangendo: o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendias todas as etapas e processos, da produção de consumo; e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde. 
A vigilância sanitária controla a produção de medicamentos, controla a saúde dos trabalhadores. Tem poder político (pode bater em qualquer lugar). 
A vigilância sanitária federal só vem se a estadual não funcionar, e a estadual só vem se a municipal não funcionar. 
A vigilância epidemiológica é um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes condicionantes de saúde individual ou coletiva com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. 
Ou seja, busca a origem do problema para propor soluções. 
OBS: A vigilância sanitária e vigilância epidemiológica trabalham em conjunto.
Saúde do trabalhador é um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa a recuperação e a reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho, abrangendo: Assistência ao trabalhador vítimas de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho; Participação no âmbito de competência do SUS; Avaliação do impacto que as tecnologias provocam a saúde; Informação do trabalhador e à sua respectiva entidade sindical e às empresas sobre o riscos de acidentes de trabalho, doença profissional e do trabalho, bem como resultados de fiscalizações, avaliações ambientais e exames de saúde, de admissão, periódicos e de demissão, respeitados os preceitos da ética profissional; Revisão periódica da listagem oficial de doenças originadas no processo de trabalho, tendo na sua elaboração a colaboração das entidades sindicais; A garantia ao sindicato dos trabalhadores de requerer ao órgão competente a interdição de máquina, de setor de serviço ou de todo ambiente de trabalho, quando houver exposição a risco iminente para a vida ou saúde dos trabalhadores.
2) A ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde
3) A vigilância nutricional e a orientação alimentar
4) A colaboração na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho
5) O incremento, em sua área de atuação, do desenvolvimento cientifico e tecnológico
Objetivo de melhorar a qualidade de vida 
6) A fiscalização e o controle de serviços, produtos e substancias de interesses para a saúde; a fiscalização e a inspeção de alimentos, agua e bebidas para consumo humano 
7) A formulação e execução da política de sangue e seus derivados; a formulação da política de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos e outros insumos de interesse para a saúde e a participação na sua produção. 
8) A participação na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico; a participação no controle e na fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substancias e produtos psicoativos, tóxicos, radioativos. 
SUBSISTEMA DE ATENÇÃO A SAUDE INDIGENA
O subsistema de atenção à saúde indígena deverá ser, como o SUS: descentralizado, hierarquizado e regionalizado. 
O SUS servirá de retaguarda e referência a esse subsistema. Devendo para isso ocorrer adaptações na estrutura e organização do SUS nas regiões onde residem as populações indígenas, para proporcionar essa integração e o atendimento necessário em todos os níveis, sem discriminações.
As populações indígenas devem ter acesso garantido ao SUS, em âmbito local, regional e de centros especializados, de acordo com suas necessidades, compreendendo a atenção primaria, secundaria e terciaria a saúde. 
SISTEMA DE ATENDIMENTO E INTERNAÇÃO DOMICILIAR
São estabelecidas no âmbito do SUS: o atendimento domiciliar e a internação domiciliar.
Nesta modalidade incluem-se cuidado integral dos pacientes em seu domicilio. 
Só poderão ser realizados por indicação medica e com expressa concordância do paciente e da sua família. 
SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO DURANTE O PARTO E PÓS PARTO
Os servidos de saúde do SUS, de rede própria ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presença de 1 acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. 
LEI 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990
Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS; e as transferências intergovenamentais de recursos financeiros na área da saúde; e dá outras providencias. 
PROGRAMA DE SAUDE DA FAMILIA (PSF)
Atua na prevenção. Atua em campanhas (tuberculose, câncer, hanseníase, HIV etc).
Todos os profissionais estão envolvidos no PSF, menos o farmacêutico.