Buscar

FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRA 2018 7

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Estrutura social e organização social do território na região metropolitana de salvador
DOCENTE RAFAEL ARANTES
DISCENTES:
Alessandra Santos
Juliana Castro
TANANDA SANTOS
Thalita Santos
● Salvador foi fundada em 1549 como uma espécie de fortificação para controlar e defender o território conquistado pelos portugueses. Edificada no ponto mais alto do continente, na entrada da Baía de Todos os Santos, servia de abrigo aos navios, além de proporcionar abundância de água e terras férteis. Se tornou a capital da colônia e transformou-se num dos principais portos do continente, tendo a produção de açúcar sua principal fonte de riqueza.
Introdução
2
 Em 1950, com a descoberta e exploração do petróleo no Recôncavo Baiano, há um estímulo no crescimento da população de Salvador e região metropolitana. Em 60, a região recebe investimento da SUDENE e, posteriormente, entre 70 e 80, os esforços desenvolvimentistas do próprio governo federal, que levaram a construção do Polo Petroquímico de Camaçari.
O crescimento e modernização da cidade resultam numa reestruturação do centro da cidade e a substituição de suas funções predominantemente residenciais, a população de alta renda se dirige em direção à orla e a de baixa à periferia.
Na década de 80 se consolida um novo centro urbano, impulsionado por grandes empreendimentos públicos e privados realizados na década anterior como, por exemplo, a Avenida Paralela, o Centro Administrativo da Bahia, o Shopping Iguatemi e a Estação Rodoviária.
A realização de investimentos imobiliários e em infraestrutura, resultou num espaço urbano segregado e desigual, onde se configuraram três vetores de expansão bem diferenciados: a orla marítima norte, o miolo e o subúrbio ferroviário.
Os pequenos municípios (Simões Filho, Candeias, Lauro de Freitas, São Francisco do Conde e Camaçari) de base agrícola do entorno de Salvador, passaram a sediar os novos empreendimentos o que alavancou o seu crescimento populacional e urbano ampliando suas relações com Salvador e levando em 1973 a institucionalização da Região Metropolitana de Salvador.
CRISES E TRANSFORMAÇÕES DOS ANOS NOVENTA
ESGOTAMENTO DO PADRÃO DESENVOLVIMENTISTA
REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA
ABANDONO DAS POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL E REGIONAL 
DESACELERAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL INDUSTRIAL
ESTAGNAÇÃO ECONÔMICA
Consequências 
PRECARIEDADE OCUPACIONAL
NÍVEIS DE REMUNERAÇÃO DECRESCERAM
AUMENTO DO DESEMPREGO
PRIVATIZAÇÕES/ TERCEIRIZAÇÕES (INTERROMPEM O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE UMA CLASSE OPERARIA MODERNA E POLITIZADA)
CRESCE O SEGMENTO DOS PEQUENOS EMPREGADORES E O PROLETARIADO DO TERCIÁRIO
EMPOBRECIMENTO E TRANSFERENCIA DE EMPRESAS E ATIVIDADES DE SALVADOR PARA SÃO PAULO
A Região Metropolitana no século XXI
 A Região Metropolitana de Salvador vem experimentando mudanças associadas ao novo padrão de desenvolvimento e à nova conjuntura econômica nacional, cujos impactos atingem a dinâmica econômica e o emprego nessas regiões.
As empresas fogem do centro-sul e dirigem-se ao Nordeste, atraídos pelos incentivos e pelos baixos salários, concentrando-se no interior da Bahia e Região Metropolitana de Salvador, como, por exemplo, a Ford em Camaçari.
Apesar da Região Metropolitana de Salvador está inserida na matriz industrial que supre as necessidades de produtos intermediários às empresas de bens finais instaladas no Sudeste-Sul do país, suas atividades de transformação foram ampliadas com a atração de novos investimentos.
O turismo expandiu e a construção civil e atividades imobiliárias vêm experimentando um extraordinário crescimento, consolidando a capital baiana um papel de centro administrativo, comercial e de serviços.
Apesar de um relativo avanço das atividades industriais, a economia da Região Metropolitana de Salvador continua ancorada nas atividades terciárias, com ênfase na administração pública e nos setores de saúde e educação, no comércio de mercadorias, nas atividades do setor imobiliário, de alojamento e alimentação e nos serviços de caráter pessoal.
Transformações e novas tendências socioespaciais
Mudanças tendências 
Sagrada aliança
Nova ordem urbana no brasil (governança)
Plano diretor e desenvolvimento urbano – PDDU
Planejamento estratégico "salvador capital mundial"
SALVADOR CAPITAL MUNDIAL
História Esquecida - O descaso das Ladeiras de Salvador
O Patrimônio Afetivo: Uma arquitetura dos afetos na Ladeira da Conceição
"O problema da desigualdade social não é a falta de dinheiro para muitos, 
e sim o excesso nas mãos de poucos".
Joao CarLOS
https://www.pensador.com/frases_sobre_desigualdade_social/
https://www.google.com.br/search?biw=1303&bih=678&tbm=isch&sa=1&ei=RNd5Wuj0IcuewAT9r4HwDA&q=barra+salvador+&oq=barra+salvador+&gs_l=psy-ab.3..0l6j0i30k1l2j0i5i30k1l2.13687.16619.0.17613.8.7.0.0.0.0.202.803.0j4j1.5.0....0...1c.1.64.psy-ab..3.3.495...0i67k1.0.Wbau1TaTGbQ#imgrc=gUjdisoXFHKDpM:
REFeReNCIAS
Salvador: transformações na ordem urbana [recurso eletrônico] : metrópoles: território, coesão social e governança democrática. / organização Inaiá Maria Moreira de Carvalho, Gilberto Corso Pereira ; coordenação Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro. - 1. ed. - Rio de Janeiro : Letra Capital : Observatório das Metrópoles, 2014, pg. 109-140.
História Esquecida - O descaso das Ladeiras de Salvador disponível em: HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=ORB3G9YXA6Q, acesso em 05/02/2018
O Patrimônio Afetivo: Uma arquitetura dos afetos na Ladeira da Conceição disponível em :HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=A9NTJ75HLT0 ACESSO em 05/02/2018
Salvador Capital Mundial disponível em https://www.youtube.com/watch?v=1uRBwpRthtQ, acesso em 05/02/2018
Poema: https://www.pensador.com/frases_sobre_desigualdade_social/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais