Buscar

IID-AULA4-MANUSEIO E MOVIMENTAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
EP07
Instalações Industriais
Profa. Rachel de Camargo
MANUSEIO E MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS
Aula 4
IMPORTÂNCIA DO MANUSEIO DE MATERIAIS
Como geralmente a produção não se situa no mesmo lugar onde será consumida, o processo de transporte e armazenagem é decisivo para aproximar os produtos de seus consumidores. Esse fluxo requer o manuseio dos produtos. 
O manuseio torna-se importante uma vez que sua gestão eficiente poderá ser o diferencial para a redução do custo total da movimentação e estocagem da mercadoria.
Isso ocorre porque todo manuseio implica, além de tempo, no aumento do risco ao dano e perda do produto. 
O layout das instalações industriais deve estar preparado para atender também às necessidades de movimentação de material, levando em conta princípios ergonômicos de saúde e segurança do trabalho.
<número>
MANUSEIO DE MATERIAIS (CONCEITO)
O manuseio ou movimentação interna é o transporte de pequenas quantidades de bens, em curtas distâncias, “em depósitos, fábricas, lojas e no transbordo entre modais de transporte”. 
O foco dessa operação é o baixo custo e a rapidez, sem perder de vista a segurança e integridade das pessoas e dos materiais envolvidos. 
<número>
EQUIPAMENTOS PARA O MANUSEIO DE MATERIAIS
Empilhadeiras e tratores: 
<número>
O trabalho concentra-se em empilhar os produtos e torná-los volumes únicos transportáveis de uma só vez (unitização). 
Impactos no layout:
Os equipamentos variam desde pequenas plataformas manuais (paletes) até pequenos tratores, que se adequarão a cada situação, como quantidade e volume de carga, altura máxima de elevação, capacidade de operação em corredores estreitos, operação manual ou motorizada e velocidade.
Eficiente
Flexível
Popular
EQUIPAMENTOS PARA O MANUSEIO DE MATERIAIS
Transportadores e esteiras: utilizados para bens pequenos e pesados, os transportadores são o segundo método mais popular de movimentação interna de produtos. 
Impactos no layout:
O objetivo desse tipo de equipamento é o de transportar grande número de itens em uma mesma rota. Os dois principais são os movidos à gravidade e os mecânicos. 
GRAVIDADE: utiliza rodas, esferas e roletes para deslizar sobre um plano inclinado com superfícies planas. 
MECÂNICO: é motorizado e, devido ao maior custo, é utilizado em pequenas distâncias para mover produtos para cima. Os transportadores de correias ou de rosca servirão melhor para cargas a granel, como grãos e carvão. 
<número>
Seleção
+
Movimentação
EQUIPAMENTOS PARA O MANUSEIO DE MATERIAIS
Guinchos e semelhantes: esse método de manuseio interno não se limita à operação em superfície, mas em área de armazenagem, não necessitando de corredores.
Impactos no layout: grande capacidade para mover cargas extremamente pesadas, com agilidade e segurança. São utilizados, especialmente, para “carga e descarga de navios, manuseio de matérias-primas, como aço e alumínio, e transbordo de carga entre trens e caminhões”.
O transelevador automático, destaque nos armazéns automatizados, projetado para conservar espaço físico e reduzir mão-de-obra, é uma plataforma eletrônica que armazena e pega produtos, geralmente paletizados, em estantes.
<número>
Flexível
+
Grandes volumes

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando