Buscar

DIREITO CONSTITUCIONAL I semana 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CONSTITUCIONAL I - CCJ0019 
Título 
SEMANA 2 
Descrição 
A Constituição de 1988 desenhou em seu texto um Estado de bem-estar social, consagrando princípios próprios do modelo liberal clássico de forma conjugada com outros, típicos do modelo socialista. Esse pluralismo principiológico se faz sentir ao longo de todo o texto constitucional, especialmente no art. 170, CRFB, que adota a livre iniciativa como princípio da ordem econômica, sem desprezar, no entanto, o papel do Estado na regulação do mercado. Considerando tal constatação, responda: 
a) Como o pluralismo principiológico pode favorecer a estabilidade da CRFB/88? 
O pluralismo principiológico ou ideológico garante a estabilidade da CF/88 
a partir de uma ótica de “pesos e contrapesos”, ao mesmo tempo que traz direitos, também prevê o instrumento a ser utilizado caso o direito seja violado.
No momento em que defende à liberdade individual, impõe limites legais para não ocorrer à violação desse direito, exemplo: CF/88, Art. 170 caput, defende a livre-iniciativa, ao passo que, o inciso 7 defende a redução das desigualdades regionais e sociais.
b) Diante de tal característica, como a doutrina classificaria a CRFB/88? 
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1 988 se classifica como: material, formal, dogmática, promulgada, rígida, (o ministro Alexandre de Moraes adota a terminologia de super-rígida), prolixa/analítica, dirigente e programática.
PROFESSORA: Alana Carlech Correia
ALUNO: Anderson Silva Junior
MATRÍCULA: 201607189828

Continue navegando